Inglês I

Código

0102004

Créditos ECTS

6

Objetivos

Ao nível elementar de competência linguística, o/a aluno/a de Inglês I deve:

Compreensão Oral: Perceber frases simples, vocabulário básico e expressões comuns relacionadas com a área de estudo. Compreender a linguagem bem articulada e participar em diálogos simples e de interesse comum. Competência Oral: Comunicar ideias e opiniões no contexto de situações quotidianas, tendo competência para formular e trocar informação básica. Formular perguntas e respostas num contexto definido, com algumas limitações em manter o diálogo.

Leitura: Ler e compreender, de uma forma adequada e competente, textos factuais relacionados com as áreas de interesse e de estudo. Identificar a tese principal de um texto escrito e elaborar um esboço das ideias principais apresentadas.

Escrita: Escrever textos diretos sobre tópicos de conhecimento geral e da área de estudo, elencando ideias numa sequência lógica e linear. Contar experiências e descrever sentimentos e reações num texto simples e coerente.

Programa

CONTEÚDO GRAMATICAL:

1. Presente Simples

2. Presente Contínuo

3. Frases negativas

4. Perguntas cm resposta sim-não (verbos auxiliares e ordem das palavras em todos os tempos verbais)

5. Perguntas a solicitar informação

6. Passado Simples e Contínuo

7. Presente Perfeito Simples e Contínuo

8. Falar sobre o futuro (“going to”, futuro simples, presente contínuo e presente simples)

9. Revisão dos verbos modais mais comuns

10. Phrasal verbs (sintagmas verbais com preposições e advérbios)

11. Orientações gerais sobre a pronúncia: sons consonantais e vogais; elisão; acentuação das palavras; entoação.

 

CONTEÚDO FUNCIONAL/NOCIONAL:

1. Pedir e fornecer informações gerais e pessoais

2. Descrever pessoas, lugares e situações

3. Falar de interesses, passatempos e experiências passadas

4. Exprimir e trocar opiniões sobre questões atuais

5. O futuro: planos, ambições e previsões

6. Escrever e responder a mensagens informais e semi-formais

 

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos da unidade curricular:

Dando continuidade ao estudo prévio da língua, a disciplina de Inglês I reforça as competências linguísticas dos/as estudantes ao nível A2.2-B1.1 do Proficiency Level definido pelo Common European Framework of Reference for Language. Focando os parâmetros dos vários cursos, a disciplina baseia-se em duas dimensões basilares: a Gramática do Inglês apresentada em relação às várias áreas de estudo. Como tal, as aulas combinam o estudo de dimensões essenciais da língua com a prática de aspetos fundamentais de Relações Públicas, Comunicação Social, Estudos Europeus, etc. Ao reforçar as competências em Inglês ao nível elementar, no contexto das profissões, a disciplina de Inglês I trata as seguintes questões: formular ideias e perguntas sobre amigos, familiares e pessoas conhecidas; descrever relações de amizade e na família e relatar histórias de relacionamentos; auxiliar pessoas e lidar com situações de stress e conflito; expor ideias acerca de passatempos, interesses e experiências no passado; transmitir informação e avaliar notícias apresentadas na comunicação social; e considerar aspetos da realidade europeia no passado e no presente.

Métodos de Ensino

Uma seleção de clips de vídeo e áudio, artigos noticiosos, ensaios e outros textos será utilizada para estimular a discussão e/ou para introduzir os diferentes tópicos. Haverá uma abordagem integrada das quatro competências (ouvir, falar, ler e escrever), que será complementada pelo estudo intensivo de tópicos gramaticais e/ou do uso do inglês. Será dada ampla oportunidade aos estudantes de praticarem competências linguísticas, individualmente e em pares ou grupos.

Bibliografia

AZAR, B. S. (1990). Understanding and Using English Grammar, Textbook and Workbooks A and B. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice Hall.

BLAND, S. et al. (2012). Grammar Sense 3. Oxford: University Press.

BRYSON, B. (2000). The Mother Tongue: English and How It Got That Way. London & New York: Harper Collins.

CELCE-MURCIA, M. & LARSEN-FREEMAN, D. (1998). The Grammar Book: An ESL/EFL Teacher’s Course. Boston: Heinle & Heinle.

COE, N. et al. (2019). Oxford Practice Grammar: Basic. Oxford: University Press.

EASTWOOD, J. (2019). Oxford Practice Grammar: Intermediate. Oxford: University Press.

FUCHS, M. (2006). Focus on Grammar 3: An Integrated Skills Approach. New York: Pearson Longman.

MURPHY, R. (2004). English Grammar in Use. Cambridge: University Press.

NAYLOR, H. (2007). Essential Grammar in Supplementary Exercises. Cambridge: University Press.

PAVLIK, C. (2012). Grammar Sense 2. Oxford: University Press.

SWAN, M. & WALTER, C. (2011). Oxford English Grammar Course: Basic & Intermediate. Oxford: University Press.

Método de Avaliação