Francês II

Código

0103041

Créditos ECTS

6

Objetivos

No final do semestre, os alunos deverão ter adquirido o nível A2, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência.

1. Compreensão e produção oral: Compreender frases e expressões de uso frequente, relacionadas com aspetos de interesse pessoal e situações concretas e comunicar em situações simples do dia-a-dia;

2. Compreensão e produção escrita:- Perceber textos curtos e simples e escrever um conjunto de frases simples, ligadas por conectores simples;

3. Competência lexical e gramatical:Dominar vocabulário suficiente para satisfazer as necessidades comunicativas elementares e utilizar as estruturas gramaticais básicas para comunicar de forma simples;

4. Competência fonética: Reconhecer, já quase sem incerteza ou erro, os fonemas do francês-padrão e produzir, embora de forma imperfeita, esses mesmos fonemas, e as entoações principais.

Programa

1. Conteúdos gramaticais

    1.1 Passé composé, imperfeito, futur simples

    1.2 A alternância temporal passé composé / imperfeito

    1.3 A expressão da condição

    1.4 A subordinação relativa: valor e emprego dos pronomes relativos

    1.5 Os pronomes pessoais complementos (primeiras noções)

    1.6 A subordinação completiva e circunstancial (tempo, lugar, modo)

    1.7 A concordância dos tempos

2. Conteúdos fonéticos

    2.1 Os sons do Francês (consolidação)

    2.2 O fenómeno da liaison (aprofundamento)

3. Conteúdos temáticos

    3.1 Lojas e compras

    3.2 O corpo e a saúde

    3.3 Os sentimentos

    3.4 Candidatar-se a um emprego

Métodos de Ensino

- Exercícios de leitura em voz alta, seguidos de exercícios de compreensão escrita;

- Exercícios de gramática;

- Exercícios de produção escrita;

- Exercícios de compreensão e de produção oral, através de situações simuladas;

- Exercícios de compreensão oral, a partir de documentos audio e audiovisuais.

Bibliografia

Antologia da disciplina, composta por documentos autênticos e didatizados, exercícios de gramática e um compêndio gramatical. Os alunos são aconselhados a consultar as seguintes obras:
Students will work with an anthology of texts, prepared by the teacher, containing authentic documents and didactical exercises and grammar exercises. The following complementary bibliography is advised:


Sylvie Poisson-Quinton, Célyne Huet-Ogle, Roxane Boulet, Anne Vergne-Sirieys, Grammaire Expliquée du Français ; Niveau Débutant, Clé International, 2003.


Josette Rey-Debove et Alain Rey (dir.), Le Nouveau Petit Robert de la Langue Française, Dictionnaire alphabétique et analogique de la langue française, Le Robert, 2009.

Método de Avaliação

  • 1.ª Frequência - 50 %
  • 2.ª Frequência - 50 %