Francês II
Código
0103041Créditos ECTS
6Objetivos
No final do semestre, os alunos deverão ter adquirido o nível A2, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência.
1. Compreensão e produção oral: Compreender frases e expressões de uso frequente, relacionadas com aspetos de interesse pessoal e situações concretas e comunicar em situações simples do dia-a-dia;
2. Compreensão e produção escrita:- Perceber textos curtos e simples e escrever um conjunto de frases simples, ligadas por conectores simples;
3. Competência lexical e gramatical:Dominar vocabulário suficiente para satisfazer as necessidades comunicativas elementares e utilizar as estruturas gramaticais básicas para comunicar de forma simples;
4. Competência fonética: Reconhecer, já quase sem incerteza ou erro, os fonemas do francês-padrão e produzir, embora de forma imperfeita, esses mesmos fonemas, e as entoações principais.
Programa
1. Conteúdos gramaticais
1.1 Passé composé, imperfeito, futur simples
1.2 A alternância temporal passé composé / imperfeito
1.3 A expressão da condição
1.4 A subordinação relativa: valor e emprego dos pronomes relativos
1.5 Os pronomes pessoais complementos (primeiras noções)
1.6 A subordinação completiva e circunstancial (tempo, lugar, modo)
1.7 A concordância dos tempos
2. Conteúdos fonéticos
2.1 Os sons do Francês (consolidação)
2.2 O fenómeno da liaison (aprofundamento)
3. Conteúdos temáticos
3.1 Lojas e compras
3.2 O corpo e a saúde
3.3 Os sentimentos
3.4 Candidatar-se a um emprego
Métodos de Ensino
- Exercícios de leitura em voz alta, seguidos de exercícios de compreensão escrita;
- Exercícios de gramática;
- Exercícios de produção escrita;
- Exercícios de compreensão e de produção oral, através de situações simuladas;
- Exercícios de compreensão oral, a partir de documentos audio e audiovisuais.
Bibliografia
Antologia da disciplina, composta por documentos autênticos e didatizados, exercícios de gramática e um compêndio gramatical. Os alunos são aconselhados a consultar as seguintes obras:
Students will work with an anthology of texts, prepared by the teacher, containing authentic documents and didactical exercises and grammar exercises. The following complementary bibliography is advised:
Sylvie Poisson-Quinton, Célyne Huet-Ogle, Roxane Boulet, Anne Vergne-Sirieys, Grammaire Expliquée du Français ; Niveau Débutant, Clé International, 2003.
Josette Rey-Debove et Alain Rey (dir.), Le Nouveau Petit Robert de la Langue Française, Dictionnaire alphabétique et analogique de la langue française, Le Robert, 2009.
Método de Avaliação
- 1.ª Frequência - 50 %
- 2.ª Frequência - 50 %