Inglês II
Código
0103134Créditos ECTS
6Objetivos
Ao nível intermédio-baixo de competência linguística, o/a aluno/a de Inglês II deve:
Compreensão Oral: Perceber frases simples, vocabulário básico e expressões comuns relacionadas com a área de estudo. Compreender a linguagem bem articulada e participar em diálogos simples e de interesse comum. Competência Oral: Comunicar ideias e opiniões, tendo competência para formular e trocar informação sobre situações quotidianas. Formular perguntas e respostas num contexto definido, com algumas limitações em manter o diálogo.
Leitura: Ler e compreender, de uma forma adequada e competente, textos factuais relacionados com as áreas de interesse e de estudo. Identificar a tese principal de um texto escrito e elaborar um esboço das ideias principais apresentadas.
Escrita: Escrever textos diretos sobre tópicos de conhecimento geral e da área de estudo, elencando ideias numa sequência lógica e linear. Contar experiências e descrever sentimentos e reações num texto simples e coerente.
Programa
CONTEÚDO GRAMATICAL:
- Substantivos contáveis e não contáveis (glass/glasses, work/works, advice, homework)
- Expressões de medida e quantidade (a glass of milk, a carton of milk)
- Uso do artigo indefinido (a hotel, an hour, an effort, a European policy)
- Uso do artigo definido (substantivos contáveis plurais, substantivos abstratos, lugar vs. instituição)
- Formas dos pronomes (sujeito, complemento, reflexivo, demonstrativos, possessivos)
- Adjetivos (comparativo, superlativo, -ed, -ing) + ordem das palavras (wonderful, large double bed)
- Artigo definido e adjectivos (the rich, the homeless, the young, the poor)
- Substantivos utilizados como adjectivos (hotel reservation, street lights)
- Revisão e consolidação dos tempos verbais
- Verbos e expressões seguidas de gerúndio e/ou infinitivo
- Preposições de lugar e tempo (in, on, at, ago, during, for, before, since)
- Phrasal verbs
CONTEÚDO FUNCIONAL/NOCIONAL:
- Ser amigável e útil, lidar com pedidos de informação e interagir com os outros
- Descrever a realidade local, tradições e alimentos dentro de uma perspetiva global
- Utilização de modos de comunicação e explicação de aspetos dentro do campo de estudo
- Dar informações, confirmar acordos e escrever mensagens
- Ajudar as pessoas, pedir informações, oferecer ajuda e dar conselhos
- Lidar com queixas, conflitos e colegas/clientes difíceis
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos da unidade curricular:
Dando continuidade ao estudo prévio da língua, a disciplina de Inglês II reforça as competências linguísticas dos/as estudantes ao nível B1.1-B1.2 do Proficiency Level definido pelo Common European Framework of Reference for Language. Focando os parâmetros dos vários cursos, a disciplina baseia-se na Gramática do Inglês apresentada em relação às várias áreas de estudo: Relações Públicas, Comunicação Social, Estudos Europeus, etc. Ao reforçar as competências em Inglês ao nível intermédio-baixo, a disciplina de Inglês II trata as seguintes questões: lidar com clientes, ser cordial e responder a dúvidas e reclamações; organizar eventos, confirmar planos e escrever mensagens eletrónicas e cartas; comunicar por telefone, receber mensagens e apresentar informação e notícias; descrever os costumes, as tradições e as comidas dos Açores; considerar aspetos da realidade europeia no passado e no presente; e analisar a realidade dos Açores e de Portugal no contexto da Europa de hoje.
Métodos de Ensino
Uma seleção de clips de vídeo e áudio, artigos noticiosos, ensaios e outros textos será utilizada para estimular a discussão e/ou para introduzir os diferentes tópicos. Haverá uma abordagem integrada das quatro competências (ouvir, falar, ler e escrever), que será complementada pelo estudo intensivo de tópicos gramaticais e/ou do uso do inglês. Será dada ampla oportunidade aos estudantes de praticarem competências linguísticas, individualmente e em pares ou grupos.
Bibliografia
AZAR, B. S. (1990). Understanding and Using English Grammar, Textbook and Workbooks A and B. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice Hall.
BLAND, S. et al. (2012). Grammar Sense 3. Oxford: University Press.
BRYSON, B. (2000). The Mother Tongue: English and How It Got That Way. London & New York: Harper Collins.
CELCE-MURCIA, M. & LARSEN-FREEMAN, D. (1998). The Grammar Book: An ESL/EFL Teacher’s Course. Boston: Heinle & Heinle.
COE, N. et al. (2019). Oxford Practice Grammar: Basic. Oxford: University Press.
EASTWOOD, J. (2019). Oxford Practice Grammar: Intermediate. Oxford: University Press.
FUCHS, M. (2006). Focus on Grammar 3: An Integrated Skills Approach. New York: Pearson Longman.
MURPHY, R. (2004). English Grammar in Use. Cambridge: University Press.
NAYLOR, H. (2007). Essential Grammar in Supplementary Exercises. Cambridge: University Press.
PAVLIK, C. (2012). Grammar Sense 2. Oxford: University Press.
SWAN, M. & WALTER, C. (2011). Oxford English Grammar Course: Intermediate. Oxford: University Press.