Inglês II
Código
0103134Créditos ECTS
6Objetivos
Ao nível intermédio-baixo de competência linguística, o/a aluno/a de Inglês II deve:
Compreensão Oral: Perceber frases simples, vocabulário básico e expressões comuns relacionadas com a área de estudo. Compreender a linguagem bem articulada e participar em diálogos simples e de interesse comum. Competência Oral: Comunicar ideias e opiniões, tendo competência para formular e trocar informação sobre situações quotidianas. Formular perguntas e respostas num contexto definido, com algumas limitações em manter o diálogo.
Leitura: Ler e compreender, de uma forma adequada e competente, textos factuais relacionados com as áreas de interesse e de estudo. Identificar a tese principal de um texto escrito e elaborar um esboço das ideias principais apresentadas.
Escrita: Escrever textos diretos sobre tópicos de conhecimento geral e da área de estudo, elencando ideias numa sequência lógica e linear. Contar experiências e descrever sentimentos e reações num texto simples e coerente.
Programa
Ao nível intermédio-baixo de competência linguística, o/a aluno/a de Inglês II deve: Compreensão Oral: Perceber frases simples, vocabulário básico e expressões comuns relacionadas com a área de estudo. Compreender a linguagem bem articulada e participar em diálogos simples e de interesse comum. Competência Oral: Comunicar ideias e opiniões, tendo competência para formular e trocar informação sobre situações quotidianas. Formular perguntas e respostas num contexto definido, com algumas limitações em manter o diálogo. Leitura: Ler e compreender, de uma forma adequada e competente, textos factuais relacionados com as áreas de interesse e de estudo. Identificar a tese principal de um texto escrito e elaborar um esboço das ideias principais apresentadas. Escrita: Escrever textos diretos sobre tópicos de conhecimento geral e da área de estudo, elencando ideias numa sequência lógica e linear. Contar experiências e descrever sentimentos e reações num texto simples e coerente.
Métodos de Ensino
Seguindo metodologias do ensino de línguas estrangeiras, as aulas contam com uma apresentação dos aspetos linguísticos pela professora e a prática dos mesmos pelos/as estudantes num contexto controlado, culminando na prática livre entre os/as estudantes. Para reduzir a interferência da língua materna, atenção é dada à análise contrastiva e de erros mais comuns entre os falantes de português. As sessões incluem explanação dos aspetos gramaticais, prática de exercícios variados (completar, coordenar, substituir, reorganizar), e atividades feitas em pares ou grupos (diálogos, improvisações, sketches, atuações, jogos, discussões, debates, entrevistas e apresentações). Os/as estudantes devem participar ativamente nas aulas; os alunos/as sem o estatuto de trabalhador-estudante têm de assistir a pelo menos 75% das aulas. A nota final é baseada na participação nas aulas e no resultado de duas frequências ou nos exames escrito e oral realizados na Época de Exames.
Bibliografia
AZAR, B. S. (1990). Understanding and Using English Grammar, Textbook and Workbooks A and B. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice Hall.
BLAND, S. et al. (2012). Grammar Sense 3. Oxford: University Press.
BRYSON, B. (2000). The Mother Tongue: English and How It Got That Way. London & New York: Harper Collins.
CELCE-MURCIA, M. & LARSEN-FREEMAN, D. (1998). The Grammar Book: An ESL/EFL Teacher’s Course. Boston: Heinle & Heinle.
COE, N. et al. (2019). Oxford Practice Grammar: Basic. Oxford: University Press.
EASTWOOD, J. (2019). Oxford Practice Grammar: Intermediate. Oxford: University Press.
FUCHS, M. (2006). Focus on Grammar 3: An Integrated Skills Approach. New York: Pearson Longman.
MURPHY, R. (2004). English Grammar in Use. Cambridge: University Press.
NAYLOR, H. (2007). Essential Grammar in Supplementary Exercises. Cambridge: University Press.
PAVLIK, C. (2012). Grammar Sense 2. Oxford: University Press.
SWAN, M. & WALTER, C. (2011). Oxford English Grammar Course: Intermediate. Oxford: University Press.