Língua Portuguesa II
Código
0103151Créditos ECTS
6Objetivos
1. Ler e interpretar melhor.
2. Conhecer os princípios inerentes à organização do parágrafo e do texto.
3. Identificar diferentes tipos de textos.
4. Dominar técnicas de redação de tipos de texto específicos.
5. Refletir sobre aspetos específicos do funcionamento da língua.
Programa
- Técnicas do discurso oral.
1.1. O discurso oral: discurso informal vs. discurso formal.
- A escrita – o parágrafo e o texto.
2.1. Formas de desenvolvimento do parágrafo.
- A produção e interpretação de textos.
3.1 Tipos de texto.
3.1.1. Texto descritivo – processos linguísticos do texto descritivo.
3.1.2. Texto narrativo – tempo e ação.
3.1.3. Texto argumentativo – princípios caracterizadores do texto argumentativo.
3.1.4. Resumo.
3.1.5. Texto instrumental – exemplo: ata, relatório, requerimento, ofício, carta de apresentação.
3.2. Processos de citação no texto.
4. Áreas problemáticas da língua portuguesa.
4.1. Concordância morfossintática entre constituintes da frase.
4.2. Preposições argumentais (supressão, adição e troca).
4.3. Constituintes pronominalizáveis com cujo.
4.4. O uso dos conetores porque e por que.
Métodos de Ensino
A disciplina tem um total de 60 horas de contato, 30 das quais são teóricas (T), sendo as restantes 30 teórico-práticas (TP). Em conformidade com o tipo de aulas, haverá aulas mais expositivas (com uma descrição teórica dos conteúdos que integram o programa) e outras incluirão, além disso, atividades práticas. À introdução de novos conteúdos, seguir-se-á a aplicação de exercícios formais. A fim de proporcionar um contato o mais diversificado possível com a língua materna, os conteúdos sobre o funcionamento da língua serão trabalhados com base em textos de diferentes tipologias. A prática da escrita e da oralidade formal será também incentivada.
Atividades práticas:
- Fichas de trabalho sobre as questões respeitantes ao funcionamento da língua.
- Exercícios de produção do discurso oral.
- Análise da estrutura de textos prototípicos.
- Produção de textos segundo estruturas previamente analisadas.
- Promoção do debate sobre temas respeitantes ao discurso formal quer oral, quer escrito.
Bibliografia
AA.VV. (2009). Dicionário da Língua Portuguesa 2013. Porto: Porto Editora.
BERGSTRÖM, Magnus e NEVES REIS (2004). Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa. Lisboa: Editorial Notícias. 47.ª ed..
CUNHA, Celso e CINTRA, L. F. Lindley (1984). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Edições João Sá da Costa.
MONTENEGRO, Helena Mateus (2005). Português para todos. A gramática na comunicação. Mirandela: João Azevedo Editor.
NOGUEIRA, Rodrigo de Sá (1982). Dicionário de Verbos Conjugados, Lisboa: Livraria Clássica Editora. 7.ª ed..
PERES, João e MÓIA, Telmo (1995). Áreas Críticas da Língua Portuguesa. Lisboa: Editorial Caminho.