Língua Portuguesa II
Código
0103151Créditos ECTS
6Objetivos
1. Ler e interpretar melhor.
2. Conhecer os princípios inerentes à organização do parágrafo e do texto.
3. Identificar diferentes tipos de textos.
4. Dominar técnicas de redação de tipos de texto específicos.
5. Refletir sobre aspetos específicos do funcionamento da língua.
Programa
1. Os parágrafos e os textos:
1.1. Qualidades do parágrafo.
1.2. Formas de desenvolvimento do parágrafo.
1.3. A organização do texto.
2. A produção e interpretação de textos:
2.1. Tipos de texto:
2.1.1. Texto descritivo – função e marcas linguísticas.
2.1.2. Texto narrativo – função e marcas linguísticas.
2.1.3. Texto argumentativo – função e marcas linguísticas.
2.1.4. Resumo.
2.1.5. Texto instrumental – ata, relatório, requerimento, carta, mensagem eletrónica, currículo, etc.
2.2. Processos de citação no texto.
3. Áreas problemáticas da língua portuguesa:
3.1. A diferença entre porque e por que.
3.2. Concordância morfológica entre constituintes.
3.3. Constituintes pronominalizáveis com cujo.
Métodos de Ensino
A disciplina de Língua Portuguesa II é teórico-prática. Tem uma importante componente teórica – que inclui a apresentação dos principais conceitos teóricos – e uma forte componente prática na qual os estudantes leem e escrevem textos diversificados e resolvem múltiplos exercícios. Os estudantes são avaliados com base na realização das leituras e dos trabalhos escritos obrigatórios e com base nos resultados obtidos em dois testes escritos.
Bibliografia
ÁLVAREZ, Miriam, 1993, Tipos de escrito I: Narración y descripción, Madrid: Arco Libros.
ÁLVAREZ, Miriam, 1993, Tipos de escrito II: Exposición y argumentación, Madrid: Arco Libros.
ÁLVAREZ, Miriam, 1997, Tipos de escrito IV: Escritos comerciales, Madrid: Arco Libros.
CUNHA, Celso e L. F. Lindley Cintra, 1984, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: Edições João Sá da Costa.
PERES, João e Telmo Móia, 1995, Áreas Críticas da Língua Portuguesa, Lisboa: Editorial Caminho.
Método de Avaliação
- 1ª Frequência - 40 %
- 2ª Frequência - 40 %
- Assiduidade, intervenção oral formal nas aulas e ficha formativa - 20 %