Francês III

Código

0103036

Créditos ECTS

6

Objetivos

No final do semestre, os alunos deverão ter adquirido o nível B1.1, de acordo com o QECR. 

1. Compreensão oral: compreender um enunciado oral de dificuldade média e resumi-lo sem o reproduzir;

2. Produção oral: participar numa conversa, exprimir a sua opinião e comentar situações ou acontecimentos de complexidade relativa;

3. Compreensão escrita: compreender um texto complexo e comentá-lo ou resumi-lo, sem o reproduzir;

4. Produção escrita: manifestar autonomia de expressão.

Programa

• Gramática :
Pronomes relativos simples.
Pronome demonstrativo e relativo.
Os pronomes pessoais complemento directo e indirecto.
A frase comparativa.
Os valores dos tempos verbais do passado (passé composé, imparfait de l’indicatif e plus-que-parfait) e a
concordância dos mesmos.
Futuro simples e futuro próximo.
Condicional e frase hipotética.
As formas perifrásticas e os seus valores.
A frase nominal e a nominalização.
Situar-se no espaço e no tempo: advérbios, preposições e conjunções.
A fonética francesa nas suas dificuldades.
Homonímia e ortografia.
• Campos lexicais:
O mundo doméstico.
O universo do trabalho.
O meio ambiente.
O espaço europeu. Países e nacionalidades.
O dinheiro, a economia e a sociedade de consumo.
Actividades culturais.
Lazeres.
A imprensa, a rádio, a televisão e a internet.
Um pouco de civilização francesa.

Métodos de Ensino

Apesar das aulas se classificarem de teórico-práticas, a parte prática é dominante e os meios de ensino-aprendizagem são muito variados. De acordo com as dificuldades de cada problema da língua, procura-se uma tarefa que solucione a questão. Mas como o aperfeiçoamento fonético tem de ser constante, a leitura está sempre presente, a compreensão pela tradução na língua materna é constante e os exercícios de gramática são um ritual pedagógico em cada aula. Há também pequenos apontamentos de civilização francesa e a comparação das duas culturas em presença: a portuguesa e a francesa.

Bibliografia

Callamand, M. Grammaire vivante du français, Paris, CLE International, 1989.

Caquineau-Gündüz, M-P, Delatour, Yvonne, Jennepin, Dominique, Lesage-Langot, Françoise. Les 500 Exercices de Grammaire B1 - Livre + corrigés intégrés. Paris, Hachette, 2005.

Grégoire Maïa et Odile Thiévenaz. Grammaire progressive du français : niveau intermédiaire. Paris, CLE International, 2003.

Leroy-Miquel Claire et Goliot-Lété. Vocabulaire progressif du français : niveau intermédiaire. Paris, CLE International, 1997.

Miquel, C. Communication progressive du français : niveau intermédiaire. Paris, CLE International, 2003.

Steele, R. Civilisation progressive du français : niveau intermédiaire. Paris :CLE International, 2002.

Petit Robert (le), Dictionnaire alphabétique et analogique de la langue française, rédaction dirigée par Alain Rey et Josette Rey-Debove. Paris, Dictionnaires Le Robert, 1985.

www.lepointdufle.net

Método de Avaliação

  • 1.ª Frequência - 50 %
  • 2.ª Frequência - 50 %