Marketing Operacional
Código
01061429Créditos ECTS
6Objetivos
1) Compreender as profundas alterações no comportamento do consumidor e em todas as atividades de marketing ocorridas nos últimos anos;
2) Conhecer os conceitos relevantes relacionados com as variáveis do marketing-mix;
3) Dominar o leque de decisões implícitas no planeamento das táticas de marketing;
4) Aplicar ferramentas analíticas de apoio à tomada de decisão e elaborar um plano de marketing;
5) Possuir as competências de pesquisa de mercado, preparação de projetos em grupo e comunicação oral.
Programa
Ao longo desta unidade curricular serão desenvolvidos e aprofundados alguns dos conceitos de Marketing. Os conteúdos serão lecionados com a seguinte estrutura:
- Definição da estratégia para o produto
- Introdução de uma nova oferta no mercado
- Conceção e gestão do serviço
- Conceção de estratégias e programas de preço
- Conceção e gestão de canais de marketing
- Conceção e gestão da comunicação de marketing
- Gestão de intermediários e logística
Métodos de Ensino
Para se atingirem os objetivos da cadeira é empregue uma combinação de vários elementos: exposição de conteúdos, apresentação de vídeos, discussão de casos de estudo, projetos em grupo e trabalhos escritos. A ênfase colocada nesta combinação de atividades tem como objetivo a compreensão e aplicação dos conceitos apresentados.
Bibliografia
Armstrong, G. & Balasubramanian, P. (2026) Marketing: an introduction (16th), Prentice-Hall:New York
Kotler, P.; Keller, K.L.; Goodman, M.; Brady, M, & Hansen, T. (2020). Marketing Management (4th) European Edition. Prentice-Hall
Solomon, M.; Stuart, E. & Carlson, B. (2024) Marketing: Real People, Real Choices (12th), Prentice-Hall:New York
Lovelock, Christopher H. (2023) Essentials of Services Marketing (4th), Prentice-Hall:New York
Método de Avaliação
Regime de Frequência
• Projeto(s):40%
• Prova escrita: 60%.
• Nota mínima na prova escrita 7,5 valores
Regime de Exame
Época Normal| Época de Recurso e Especial | Exame de melhoria
• Exame escrito: 100%.
