Marketing Operacional
Código
01061429Créditos ECTS
6Objetivos
1) Compreender as profundas alterações no comportamento do consumidor e em todas as atividades de marketing ocorridas nos últimos anos;
2) Conhecer os conceitos relevantes relacionados com as variáveis do marketing-mix;
3) Dominar o leque de decisões implícitas no planeamento das táticas de marketing;
4) Aplicar ferramentas analíticas de apoio à tomada de decisão e elaborar um plano de marketing;
5) Possuir as competências de pesquisa de mercado, preparação de projetos em grupo e comunicação oral.
Programa
1. Definição da estratégia para o produto
2. Introdução de uma nova oferta no mercado
3. Conceção e gestão do serviço
4. Conceção de estratégias e programas de preço
5. Conceção e gestão de canais de marketing
6. Conceção e gestão da comunicação de marketing
7. Gestão de intermediários e logística
Métodos de Ensino
Para se atingirem os objetivos da cadeira é empregue uma combinação de vários elementos: exposição de conteúdos, apresentação de vídeos, discussão de casos de estudo, projetos em grupo e trabalhos escritos. A ênfase colocada nesta combinação de atividades tem como objetivo a compreensão e aplicação dos conceitos apresentados.
Bibliografia
Kotler, P., Armstrong, G. (2008). Principles of Marketing. Prentice-Hall.
Scott, David Meerman (2008). The New Rules of Marketing and PR: How to Use News Releases, Blogs, Podcasting, Viral Marketing and Online Media to Reach Buyers Directly. John Wiley and Sons.
Lovelock, C. H., Wirtz, J. (2007). Services Marketing. Prentice-Hall.
Método de Avaliação
- Frequência - 60 %
- Projeto(s) - 40 %