Marketing Operacional

Código

01061429

Créditos ECTS

6

Objetivos

1) Compreender as profundas alterações no comportamento do consumidor e em todas as atividades de marketing ocorridas nos últimos anos;
2) Conhecer os conceitos relevantes relacionados com as variáveis do marketing-mix;
3) Dominar o leque de decisões implícitas no planeamento das táticas de marketing;
4) Aplicar ferramentas analíticas de apoio à tomada de decisão e elaborar um plano de marketing;
5) Possuir as competências de pesquisa de mercado, preparação de projetos em grupo e comunicação oral.

Programa

Ao longo desta unidade curricular serão desenvolvidos e aprofundados alguns dos conceitos de Marketing. Os conteúdos serão lecionados com a seguinte estrutura:

  1. Definição da estratégia para o produto
  2. Introdução de uma nova oferta no mercado
  3. Conceção e gestão do serviço
  4. Conceção de estratégias e programas de preço
  5. Conceção e gestão de canais de marketing
  6. Conceção e gestão da comunicação de marketing
  7. Gestão de intermediários e logística

Métodos de Ensino

Para se atingirem os objetivos da cadeira é empregue uma combinação de vários elementos: exposição de conteúdos, apresentação de vídeos, discussão de casos de estudo, projetos em grupo e trabalhos escritos. A ênfase colocada nesta combinação de atividades tem como objetivo a compreensão e aplicação dos conceitos apresentados.

Bibliografia

Armstrong, G. & Balasubramanian, P. (2026) Marketing: an introduction (16th), Prentice-Hall:New York

Kotler, P.; Keller, K.L.; Goodman, M.; Brady, M, & Hansen, T. (2020). Marketing Management (4th) European Edition. Prentice-Hall

Solomon, M.; Stuart, E. & Carlson, B. (2024) Marketing: Real People, Real Choices (12th), Prentice-Hall:New York

Lovelock, Christopher H. (2023) Essentials of Services Marketing (4th), Prentice-Hall:New York

Método de Avaliação

    Regime de Frequência

    •            Projeto(s):40%

    •            Prova escrita: 60%.

    •            Nota mínima na prova escrita 7,5 valores

     

    Regime de Exame

    Época Normal| Época de Recurso e Especial | Exame de melhoria

    •            Exame escrito: 100%.