Média, Jornalismo e Assessoria
Código
01061446Créditos ECTS
6Objetivos
- Refletir sobre o poder e a influência dos media na sociedade contemporânea.
- Conhecer a evolução do jornalismo e a sua relação com a história dos media.
- Adquirir conceitos teóricos que permitam um exercício crítico e esclarecido do jornalismo.
- Diferenciar as práticas jornalísticas da imprensa, da rádio, da televisão e da web.
- Reconhecer as especificidades das origens e do desenvolvimento do jornalismo português.
- Conhecer o atual panorama dos media em Portugal e fazer sobre ele uma reflexão crítica.
- Analisar a prática jornalística de acordo com o Código Deontológico da profissão e a responsabilidade social dos media.
- Desenvolver competências na área da assessoria de imprensa e da relação com os media.
Programa
1. Media e sociedade.
1.1 A cultura de massas: a pressão das audiências, do poder político e da publicidade
1.2 A responsabilidade social dos media. A formação da opinião pública
1.3 A concentração empresarial. O caso português
2. Traços definidores do jornalismo: a produção e a transmissão de notícias
2.1 O conceito de «noticiabilidade». Os valores-notícia. O gatekeeper
2.2 A estrutura narrativa. Título, lead e corpo da notícia. A pirâmide invertida
2.3 Os órgãos reguladores dos media: origens e funções
2.4 Fontes de informação
3. Imprensa
3.1 Evolução da imprensa
3.2 Industrialização e democratização
3.3 A imprensa em Portugal
4. Rádio
4.1 O desenvolvimento da rádio
4.2 Especificidades do jornalismo radiofónico
4.3 A rádio em Portugal
5. Televisão
5.1 O desenvolvimento da televisão: o modelo norte-americano e o modelo europeu. A noção de serviço público
5.2 Características específicas do jornalismo televisivo
5.3 A televisão em Portugal. Do monopólio do Estado à privatização
6. Webjornalismo
6.1 Jornalismo na web: Definição, origem e evolução
6.2 Jornalismo e redes sociais
6.3 Jornalismo e dispositivos móveis
6.4 Fake-news e desinformação
7. Assessoria de imprensa e comunicação com os media.
Métodos de Ensino
Na disciplina de Media, Jornalismo e Assessoria procura-se estimular a reflexão sobre o papel dos media na sociedade contemporânea. Os estudantes contactam com conceitos específicos na área do jornalismo e da assessoria, que são depois aplicados na prática, em análise de conteúdos informativos de diferentes meios de comunicação social. As aulas são teórico-práticas, tendo uma componente mais expositiva e uma parte prática em que se incentiva a realização de exercícios e o debate.
Bibliografia
Baptista, C. (2018). "Das boas notícias às notícias falsas". In revista Electra, nº 4, pp. 23-32.
Cardoso, G., Espanha, R., Araújo, V. (Orgs.) (2009). Da Comunicação de Massa à Comunicação em Rede, Porto: Porto Editora.
Canavilhas, J., Rodrigues, C., Morais, R., Giacomelli, F. (2022). Mobilidade e inteligência artificial: os novos caminhos do jornalismo. Covilhã/UBI: Livros Labcom.
Canavilhas, J. (2014). Webjornalismo: 7 caraterísticas que marcam a diferença. Covilhã/UBI: Livros Labcom.
Gradim, A. (2000). Manual de Jornalismo. Covilhã/UBI: Livros LabCom.
Granado, A., Malheiros, J. V. (2001). Como falar com jornalistas sem ficar à beira de um ataque de nervos. Guia para investigadores e profissionais de comunicação. Lisboa: Gradiva.
Lipovetsky, G., Serroy, J. (2010). O ecrã global. Lisboa: Edições 70.
Kovach, B. & Rosenstiel, T. (2005). Os elementos do Jornalismo. Porto: Porto Editora.
Mateus, S. (2022). Manual Prático de Assessoria de Imprensa. Covilhã/UBI: Livros LabCom.
Matos, J.N., Subtil, F., Baptista, C. (Org., 2021). Os Três D dos Media: Desigualdade, desprofissionalização e desinformação. Lisboa: Outro Modo.
Ricardo, D. (2003). Ainda bem que me pergunta. Editorial Notícias.
Traquina, N. (2002). Jornalismo. Lisboa: Quimera.
Método de Avaliação
- Frequência - 50 %
- Trabalho de grupo - 40 %
- Trabalho individual - 10 %