Ética e Deontologia da Comunicação

Código

0103007

Créditos ECTS

6

Objetivos

No fim do semestre, os alunos deverão ser capazes de:

1. Compreender os conceitos fundamentais da ética;

2. Justificar moralmente uma posição (à luz das principais correntes éticas);

3. Formar um juízo bem fundamentado sobre os principais problemas éticos que se levantam na prática profissional do jornalismo;

4. Avaliar a responsabilidade social dos jornalistas.

Programa

Conteúdos programáticos

1. Noções fundamentais de ética

1.1. Ética, moral, deontologia e direito. A ética da comunicação social como ética aplicada.

1.2. Conceitos fundamentais da reflexão ética.

1.3. A natureza da justificação moral.

2. Questões da ética da comunicação social

2.1. Objetividade e imparcialidade.

2.2. A liberdade de informação e de expressão.

2.3. A noção de interesse público e a defesa da vida privada.

2.4. A relação entre o jornalista e as suas fontes.

2.5. Problemas da representação de grupos e minorias.

2.6. Valores da investigação jornalística.

3. Códigos deontológicos

3.1. A autorregulação dos media.

3.2. Códigos deontológicos internacionais.

3.3. A deontologia dos jornalistas portugueses.

4. O jornalismo como um poder entre outros poderes

4.1. A responsabilidade social dos media.

4.2. O poder político e os media.

4.3. O poder económico e os media.

Métodos de Ensino

1. Aulas expositivas complementadas por aulas teórico-práticas dedicadas à discussão de casos práticos com relevância para a ética e deontologia do jornalismo.

2. Aulas-debate com um jornalista convidado.

3. Leitura da bibliografia da área, com ênfase para as publicações mais recentes.

Bibliografia

Arons de Carvalho, A., Cardoso, A. e Figueiredo, J., Direito da Comunicação Social, Cruz Quebrada, Casa das Letras/Editorial Notícias, 2005.

Aznar, H., Comunicação Responsável: A auto-regulação dos media, Porto, Porto Editora, 2005.

Christians, C., e Wilkins, L. (eds.), The Handbook of Mass Media Ethics, London, Routledge, 2009.

Esteves, J., A Ética da Comunicação e os Media Modernos, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2007.

Keeble, R., Ethics for Journalists, London, Routledge, 2009.

Kieran, M. (ed.), Media Ethics, London, Routledge, 1998.

Meyers, C. (ed.), Journalism Ethics, Oxford, Oxford University Press, 2010.

Plaisance, P., Media Ethics: Key Principles for Responsible Practice, Los Angeles/London, Sage Publications, 2003.

Pina, S., A Deontologia dos Jornalistas Portugueses, Coimbra, Minerva, 2000.

Sanders, K., Ethics and Journalism, Los Angeles/London, Sage Publications, 2003.

Warburton, N., Free Speech, Oxford, Oxford University Press, 2009.

Método de Avaliação

  • Apresentação de um portefólio de notícias (incluindo um comentário de carácter deontológico) - 25 %
  • Frequência - 75 %