Recursos Humanos
Código
0102066Créditos ECTS
6Objetivos
1) Entender o contexto histórico e conceptual em que funciona a gestão de recursos humanos;
2) Perspetivar as principais tendências evolutivas da gestão de recursos humanos;
3) Evidenciar a importância dos recursos humanos como fator estratégico;
4) Estar ciente dos principais processos organizacionais relevantes para a gestão de recursos humanos;
5) Compreender as principais práticas que sustentam a gestão de recursos humanos;
6) Adquirir uma atitude crítica sobre os principais desafios e tendências que se colocam à gestão de recursos humanos.
Programa
1. Evolução do Conceito Gestão de Recursos Humanos, Perspetivas e Novos Desafios
1.1. As mudanças e transformações na área de RH
1.2. Como ter Sucesso em Contexto de Mudança?
2. A Gestão de Recursos Humanos
2.1. Contexto da GRH
2.2. Os processos da GRH
2.3. Impacto da GRH
2.4. Avaliação da função GRH
3. Planeamento Estratégico de Recursos Humanos
3.1. Focar a estratégia
3.2. Planeamento estratégico de RH
4. Análise e Descrição de funções
4.1. Análise de funções
4.2. Descrição de funções
4.3. Objetivos da ADF
4.4. O processo de analisar e descrever funções
5. Recrutamento e Seleção
5.1. Planear o recrutamento
5.2. Tipos e fontes de recrutamento
5.3. Técnicas de seleção
6. Formação e Desenvolvimento de Competências
6.1. O processo de formação
6.2. Métodos de formação
7. Sistemas de Recompensas
7.1. Tipos de Sistemas de Recompensas
7.2. Reconhecer as contribuições dos RH
8. Avaliação de Desempenho
8.1. Processo e objetivos da AD
8.2. Métodos de AD
9. Gestão de Carreiras e Fidelização
9.1. Sistemas de Gestão de Carreiras
9.2. Gestão do Turnover
Métodos de Ensino
A disciplina está dividida em aulas teóricas e práticas, pelo que as metodologias usadas serão apresentadas de acordo com a natureza da aula.
Nas aulas teóricas as metodologias privilegiadas são a exposição, a explicação, os audiovisuais e a interrogação/diálogo. Após apresentadas e discutidas as temáticas em estudo, as aulas práticas são construídas de forma a possibilitar a consolidação de conhecimentos e a permitir a aplicação dos mesmos através da análise de textos, estudos de casos, role-play e simulação, variando as metodologias de acordo com a sua aplicabilidade à temática em estudo.
Bibliografia
- Armstrong, M. and Baron, A. Gestão do Capital Humano. Instituto Piaget – Sociedade e Organizações, Lisboa, 2009.
- Chiavenato, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Editora Campus, Rio de Janeiro, 1999.
- Costa, Ricardo. Persona – Manual Prático de Gestão das Pessoas. Bertrand Editora, Lisboa, 2003.
- Cunha, M.P. et al. Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano. Edições Sílabo, 2ª Edição, Lisboa, 2010.
- Dessler, Gary. Human Resource Management. Pearson Education, Upper Saddle River, 2008.
- Noe, R. et al. fundamentals of human Resource Management. First Edition, The McGraw-Hill Companies, New York, 2004.
Método de Avaliação
- 1.ª Frequência - 40 %
- 2.ª Frequência - 35 %
- Trabalho Individual e/ou de Grupo - 25 %