Ciências da Natureza

Código

0105786

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Obter conhecimentos, aptidões e competências da história da Terra e da evolução da vida, que levem os alunos a compreender melhor o meio ambiente e a intervir com responsabilidade na sociedade;

2. Conhecer conceitos e procedimentos básicos das Ciências da Natureza;

3. Refletir sobre conceitos unificadores da Biologia;

4. Reconhecer a Biologia como ciência neutra em pleno progresso e desenvolvimento, que se baseia na observação e experimentação

5. Tomar consciência do impacto social e ético da Biologia moderna.

Programa

1. Conceitos básicos de Física e Química

2. O Sistema Solar e a Terra

3. A Geodinâmica interna

4. A Geodinâmica externa

5. Os mecanismos inerentes à manutenção da vida

6. Sistemática e Taxonomia

7. Classificação e diversidade dos seres vivos

8. O património natural do planeta e o caso dos Açores:

Métodos de Ensino

Nas aulas aplica-se o método expositivo, apoiado em apresentações multimédia e em linguagem pictográfica. Também são adotados os métodos interativo, interrogativo e demonstrativo, com o fim incentivar a participação dos alunos. A ferramenta Moodle é usada para fornecer aos alunos recursos didáticos, bem como para potenciar a interatividade entre os alunos e entre estes e os docentes. Na sala de aula os alunos efetuam diversos tipos de atividades e relatórios devidamente suportados por orientação tutorial, com vista ao aperfeiçoamento das competências e aptidões que irão sendo adquiridas pelos estudantes e objeto da avaliação formativa. 

Bibliografia

AZEVEDO, C., 1994, Biologia Celular, Ledel Lda. Lisboa.

CARVALHO, A., CARVALHO, C., FERRAND, F., MADEIRA, V., NOBRE, A., & E. PIRES., 1984, Biologia Funcional, Livraria Almedina,

Coimbra.

JONES, A., REED, R. & J. WEYERS, 2003, Practical Skills in Biology, Pearson, Harlow

JONES, K. C. & A. J. GAUDIN, 1977, Introdução à Biologia, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.

OLIVEIRA, E., PEDROSA, C. & R. PIRES, 1999, Ciências da Terra e da Vida do Big-Bang à Célula, Texto Editora, Lisboa.

ROGERS, N., BLAKE, S. & K. BURTON, 2008, An Introduction to Our Dynamic Planet, Cambridge University Press, Milton Keynes.

RUSSEL, S., FINNEN, M. & S. LAWTON, 1993, General biology lab manual: investigation into life´s phenomena, For Worth: Saunders

College Publ., New York.

REBOIRAS, M.D., 2005, Química: La ciencia básica”. Thomson. Madrid

SCJMID, G.H., 1988, Química Biológica: Las bases químicas de la vida, McGraw-Hill Interamericana, México.

TIPLER, P. A., 1992, Física, Vols 1 y 2. Ed. Reverté, Barcelona.

SMITH, WILLIAM F., 1998, Princípios de Ciência e Engenharia de Materiais, McGraw-Hill de Portugal Lda, Lisboa.

Método de Avaliação

  • Atividades práticas (virtuais, presenciais de laboratório e de campo - respostas a questões orais, debates acerca dos conteúdos lecionados e realização de exercícios - 40 %
  • Três provas escritas (frequências ou relatórios - 60 %