Geometria e Medida
Código
0105739Créditos ECTS
6Objetivos
1) Explorar propriedades das figuras geométricas planas e espaciais.
2) Construir sólidos geométricos, partindo da sua planificação prévia.
3) Descrever a posição de figuras geométricas no plano e no espaço.
4) Ordenar comprimentos, áreas e volumes.
5) Resolver problemas mobilizando os conhecimentos adquiridos sobre comprimentos, áreas e volumes.
6) Desenvolver a capacidade de pesquisa, criatividade, espírito crítico e rigor na resolução de tarefas práticas.
Programa
1) Geometria no plano: definições e propriedades.
2) Triângulos, quadriláteros, polígonos em geral – definições e propriedades. Critérios de congruência e semelhança. Circunferência – Posição relativa entre: circunferências e reta. Relação entre polígonos e circunferência.
3) Geometria analítica no plano – Sistemas de coordenadas no plano; Vetores; Equações da reta no plano.
4) Geometria no espaço – posições relativas entre: planos e retas.
5) Sólidos geométricos: Propriedades, classificação e planificação.
6) Geometria analítica no espaço – Sistemas de coordenadas no espaço; equações da reta e do plano.
7) Medição de grandezas geométricas e não geométricas – SIU: comprimento, área, volume e tempo.
Métodos de Ensino
Os temas desta unidade curricular são apresentados em aulas teórico-práticas, com recurso a meios informáticos sempre que se justificar. A metodologia adoptada estimula e privilegia a participação ativa dos alunos. Os temas são apresentados, discutidos e desenvolvidos mediante a colocação de problemas e situações reais. No sentido de consolidar a aprendizagem dos conceitos é facultada aos alunos fichas de trabalho com exercícios sobre cada tópico do programa, bem como todo o material de apoio às aulas.
A unidade curricular beneficiará da utilização da plataforma Moodle de gestão de aprendizagem disponível na Universidade dos Açores, assim se potenciando a realização de atividades assíncronas.
A avaliação assenta na média ponderada das provas escritas de frequência (85%); fichas práticas de exercícios, trabalhos individuais ou em grupo, sobre os tópicos contemplados na unidade curricular (15%). Em alternativa, os estudantes poderão optar por realizar um exame final.
Bibliografia
Pedro Palhares (Coord.), Complementos de Matemática para Professores do Ensino Básico, Lidel – Edições Técnicas, 2011.
Pedro Palhares (Coord.), Elementos de Matemática para professores do Ensino Básico, Lidel, 2004.
Eduardo Veloso, Geometria: temas actuais, Lisboa, 1998.
Paulo Araújo, Curso de Geometria, Lisboa, Gradiva 1998.
Franco de Oliveira, Geometria Euclidiana, Lisboa, Universidade Aberta, 1995.
Helena Melo e Maria do Carmo Martins, Introdução à Geometria Euclidiana, (preprint)
Método de Avaliação
- Frequência - 85 %
- Mini Testes - 15 %