Iniciação à Prática profissional em Contextos Diferenciados
Código
0105778Créditos ECTS
3Objetivos
1. Explicitar os princípios pedagógicos subjacentes à organização do trabalho com crianças, jovens e outro público de contextos diferenciados.
2.Caraterizar diversos contextos suscetíveis de intervenção numa perspetiva pedagógica (museu, biblioteca, instituições de acolhimento de pessoas com deficiências, pediatria de hospitais, etc.).
3. Saber orientar a intervenção com os diferentes públicos segundo princípios de respeito pelas minorias, de inclusão e de solidariedade.
4. Planificar formas de intervenção pedagógica possíveis, em negociação com os responsáveis, no/s espaço/s escolhido/s e partindo da problematização de situações observadas, em articulação com processos de investigação desenvolvidos ao longo do curso e com a implicação de várias unidades curriculares.
5. Participar em investigação sobre alguns dos diferentes contextos em análise, por forma a implicar-se na construção de conhecimento científico a partir de situações concretas.
Programa
Os conteúdos a desenvolver irão surgir dos próprios contextos em análise. Não obstante, uma estrutura de princípios e conceitos fundamentais será necessária à sua compreensão, dela devendo constar os seguintes pontos:
1. Contextualização social e histórica do espaço em análise.
2. Finalidades e objetivos sociais e educativos dos diversos contextos.
3. Princípios, valores e conceitos consensuais nas sociedades atuais como referenciais nos contextos de intervenção: solidariedade, respeito pelas minorias, participação, ação cívica.
4.Estrutura organizacional do espaço em questão.
5.Caraterização funcional dos diversos intervenientes.
6.Caraterização social e educativa do público utilizador.
7.Estratégias de intervenção com intencionalidade pedagógica em contextos não escolares.
8. Investigação sobre os diferentes contextos em estudo.
Métodos de Ensino
Esta UC funcionará, de acordo com o “Regulamento da Componente de Iniciação à Prática Profissional da LEB”, com momentos de transmissão de informação e reflexão em grande grupo , que terão lugar em sessões conduzidas na Universidade, e também momentos de observação de práticas e de intervenção em contexto nas instituições sendo alguns desses contextos objecto de uma reflexão mais sistematizada por via do desenvolvimento de processos de investigação em pequena escala. Esta UC centra-se na observação, análise, reflexão e intervenção. A produção dela resultante materializa-se na elaboração de reflexões escritas sobre as observações e intervenções nos variados contextos, e também na participação em debates presenciais e via Moodle. Também existe espaço para investigação, materializada num relatório a apresentar (50% corresponde a reflexões de observação e intervenção; 25% para a participação, frequência e qualidade dos debates e 25% para processos e resultados do trabalho desenvolvido).
Bibliografia
Hohman, M e Posto, J (2004) Educação de bebés em infantários e primeiras aprendizagens. 2da. Edição. Fundação Calouste Gulbenkian
Laspina, Ana Julia (2011) Campo de la prática e ciudad educadora: Nuevos espacios para la formación docente.
Universidad Nacional de Mar del Plata
Portugal, Gabriela (1998) "Crianças, famílias e creches" Porto Editora
Portugal, Gabriela (1998) "Qualidade da creche e organização do espaço físico, materiais e equipamentos –
Cadernos de Educação de Infância Nº 48
Silva Franco Dantas, Maria Augusta da (2011). Cidade, Município e Educação: dinâmicas cuturais e educativas no
Município de Ponte de Lia na perspectiva de Cidade Educadora – Universidade do Minho
Silva, Sílvio Ricardo da, Bretas, Poliana e Drumond Porto Carreiro Caldas, Carolina (2012). Colônia de férias: Uma experiência de formação. Revista Kinesis Nº 2
Método de Avaliação
- Assiduidade e Participação - 25 %
- Frequência - 25 %
- Trabalho de investigação - 50 %