Corpo Humano e Saúde
Código
0105792Créditos ECTS
6Objetivos
A unidade curricular (UC) facultará ao aluno a aprendizagem de conceitos básicos sobre o organismo humano, assim como de metodologias que fomentem o saber acerca do estudo das relações saúde/doença. A UC proporciona noções claras sobre os princípios que possibilitam a manutenção da homeostasia, integração das funções dos diferentes sistemas, nervoso, endócrino, cardiovascular, renal, digestivo, respiratório e reprodutor por forma a compreender o funcionamento do organismo humano e os mecanismos que o regulam.
A UC permitirá a aquisição de competências para:
1- mobilizar saberes científicos que permitam identificar, analisar e descrever os processos fisiológicos, ao nível orgânico e sistémico, responsáveis pela manutenção da homeostasia.
2- reconhecer o interesse do conhecimento dos processos fisiológicos por forma a desenvolver uma imagem do próprio organismo que integre hábitos de higiene e vida saudáveis, na defesa da saúde e da qualidade de vida.
Programa
Estudo morfofisiológico do organismo
- Organização funcional
- Homeostasia; compartimentos líquidos
Funções de manutenção
- Biomoléculas/nutrientes, nutrição e necessidades nutricionais
- Aparelho digestivo (função mecânica e química; digestão e contributo das glândulas anexas; absorção, trânsito intestinal e defecação)
- Aparelho cardiovascular (sangue; coagulação, grupos sanguíneos, incompatibilidade a transfusões e maternidade; circulação pulmonar e sistémica, ciclo cardíaco)
- Actividade respiratória (mecânica respiratória, hematose e transporte de gases, saturação da hemoglobina e controlo da respiração)
- Aparelho urinário (formação da urina; micção; balanço hidroelectrolítico)
Relações com o meio exterior
- Sistema nervoso e órgãos dos sentidos
- Regulação hormonal (glândulas endócrinas e funções)
- Locomoção (ossos; organização e funcionamento muscular)
Transmissão da vida
- Determinação genética do sexo (meiose e gametogénese)
- Organização e funcionamento do aparelho reprodutor
Homem e as agressões do meio externo
Métodos de Ensino
As aulas teóricas desenvolver-se-ão com a ajuda de modelos e outros recursos existentes procurando uma relação lógica e sequencial dos conteúdos programáticos. Do aluno espera-se a colaboração activa, colocando questões que estimulem o debate.
Nas teórico-práticas realizar-se-ão actividades práticas/laboratoriais, visualização e análise de filmes, conferências temáticas, apresentação e discussão de trabalhos relacionados com doenças e problemas ligados à vida moderna.
Bibliografia
Carvalho, A., C. Carvalho, F. Ferrand, V. Madeira, A. Nobre & E. Pires. 1984. BiologiaFuncional. Livraria Almedina, Coimbra.
Jones, K. C. & A. J. Gaudin. 1983. Introdução à Biologia. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 865 pp.
Lasnier, F., G. Crouzols & M. Lechaud. 1990. Hygiene et Biologie Humaine. Editions Jacques Lanore, Malakoff.
Vander, A. J., J. H. Sherman & D. S. Luciano. 1981. Fisiologia Humana. McGraw-Hill, Brasil.
Atlas do Corpo Humano, CD-rom.
Textos de apoio elaborados pelo Docente.
Método de Avaliação
- Avaliação contínua - 50 %
- Avaliação individual, participação no debate e apresentação de trabalhos obrigatórios - 25 %
- Frequência - 25 %