Corpo Humano e Saúde

Código

0105792

Créditos ECTS

6

Objetivos

A unidade curricular (UC) facultará ao aluno a aprendizagem de conceitos básicos sobre o organismo humano, assim como de metodologias que fomentem o saber acerca do estudo das relações saúde/doença. A UC proporciona noções claras sobre os princípios que possibilitam a manutenção da homeostasia, integração das funções dos diferentes sistemas, nervoso, endócrino, cardiovascular, renal, digestivo, respiratório e reprodutor por forma a compreender o funcionamento do organismo humano e os mecanismos que o regulam.
A UC permitirá a aquisição de competências para:
1- mobilizar saberes científicos que permitam identificar, analisar e descrever os processos fisiológicos, ao nível orgânico e sistémico, responsáveis pela manutenção da homeostasia.
2- reconhecer o interesse do conhecimento dos processos fisiológicos por forma a desenvolver uma imagem do próprio organismo que integre hábitos de higiene e vida saudáveis, na defesa da saúde e da qualidade de vida.

Programa

Estudo morfofisiológico do organismo

  • Organização funcional
  • Homeostasia; compartimentos líquidos

Funções de manutenção

  • Biomoléculas/nutrientes, nutrição e necessidades nutricionais
  • Aparelho digestivo (função mecânica e química; digestão e contributo das glândulas anexas; absorção, trânsito intestinal e defecação)
  • Aparelho cardiovascular (sangue; coagulação, grupos sanguíneos, incompatibilidade a transfusões e maternidade; circulação pulmonar e sistémica, ciclo cardíaco)
  • Actividade respiratória (mecânica respiratória, hematose e transporte de gases, saturação da hemoglobina e controlo da respiração)
  • Aparelho urinário (formação da urina; micção; balanço hidroelectrolítico)

Relações com o meio exterior

  • Sistema nervoso e órgãos dos sentidos
  • Regulação hormonal (glândulas endócrinas e funções)
  • Locomoção (ossos; organização e funcionamento muscular)

Transmissão da vida

  • Determinação genética do sexo (meiose e gametogénese)
  • Organização e funcionamento do aparelho reprodutor

Homem e as agressões do meio externo

Métodos de Ensino

As aulas teóricas desenvolver-se-ão com a ajuda de modelos e outros recursos existentes procurando uma relação lógica e sequencial dos conteúdos programáticos. Do aluno espera-se a colaboração activa, colocando questões que estimulem o debate.

Nas teórico-práticas realizar-se-ão actividades práticas/laboratoriais, visualização e análise de filmes, conferências temáticas, apresentação e discussão de trabalhos relacionados com doenças e problemas ligados à vida moderna.

Bibliografia

Carvalho, A., C. Carvalho, F. Ferrand, V. Madeira, A. Nobre & E. Pires. 1984. BiologiaFuncional. Livraria Almedina, Coimbra.

Jones, K. C. & A. J. Gaudin. 1983. Introdução à Biologia. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 865 pp.

Lasnier, F., G. Crouzols & M. Lechaud.  1990.  Hygiene et Biologie Humaine. Editions Jacques Lanore, Malakoff.

Vander, A. J., J. H. Sherman & D. S. Luciano. 1981. Fisiologia Humana. McGraw-Hill, Brasil.

Atlas do Corpo Humano, CD-rom.

Textos de apoio elaborados pelo Docente.

Método de Avaliação

  • Avaliação contínua - 50 %
  • Avaliação individual, participação no debate e apresentação de trabalhos obrigatórios - 25 %
  • Frequência - 25 %