Didática da Matemática
Código
01061308Créditos ECTS
3Objetivos
1. Compreender o papel da Didática da Matemática na formação de educadores de infância e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
2. Analisar as orientações curriculares para a aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
3. Aprofundar conceitos e procedimentos associados à educação matemática.
4. Mobilizar, no contexto de atividades de aprendizagem planeadas, os diferentes processos matemáticos: a) resolução de problemas; b) conexões; c) representação; d) comunicação, e) e raciocínio matemático.
5. Analisar, conceber e/ou reformular materiais didáticos/jogos estruturados e não estruturados, incluindo o uso de tecnologias digitais, como forma de promover a aprendizagem matemática.
6. Explorar a resolução de problemas como elemento integrador de diferentes aprendizagens e uma forma de aprendizagem ativa e crítica da Matemática.
7. Utilizar contextos do dia-a-dia como ponto de partida para a compreensão de situações matemáticas.
8. Enquadrar a aprendizagem da Matemática num contexto em que esta se possa traduzir numa experiência de participação ativa e de desenvolvimento de competências comunicações orais e escritas.
Programa
a. Didática geral e didática da Matemática
b. Orientações curriculares para a aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
c. Perspetivas sobre a aprendizagem matemática
d. Estratégias de aprendizagem da Matemática: projetos, jogos, desafios, rotinas, guiões e ficheiros
e. A didática dos números e operações
f. A didática da geometria e das medidas
g. Os problemas: fechados, abertos e de investigação
h. Resolução de problemas e comunicação matemática
i. A didática da estatística
j. Pensamento algébrico
Métodos de Ensino
Ao longo da UC combinar-se-ão momentos de exposição dialogada com discussão, planificação e orientação tutorial centrados na concretização dos objetivos da mesma. Pretende-se uma participação ativa dos estudantes na análise na conceção/reformulação e análise de atividades e recursos didáticos focados na construção, controle e implementação de raciocínios matemáticos articulados e estruturados adequados aos níveis da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Sempre que a ocasião surgir, poderão ser criadas pontes com o ensino da Matemática no 2.º Ciclo do Ensino Básico.
Bibliografia
Barros, M., & Palhares, P. (1997). Emergência da Matemática no jardim-de-infância. Porto: Porto Editora.
Brocardo, J.; Serrazina, M. L. & Rocha, I. (2008). O sentido do número. Reflexões que entrecruzam teoria e prática. Lisboa: Escolar Editora.
De Walle, J. et al. (2010). Elementary & Middle School Mathematics' Teaching Development. Pearson International Edition.
Ministério de Educação e Ciência. (2018). Aprendizagens Essenciais (1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico). Lisboa: Ministério de Educação e Ciência.
Ministério de Educação e Ciência. (2013). Programa e metas curriculares de Matemática do Ensino Básico. Lisboa: Ministério de Educação e Ciência.
National Council of Teachers of Mathematics. (2000). Princípios e Normas para a Matemática Escolar. Lisboa: Associação de Professores de Matemática.
Planas, N., & Alsina À. (Eds.) (2009). Educación matemática y buenas prácticas. Barcelona: Editorial GRAÓ.
Ponte, J., & Serrazina, M. L. (2000). Didática da Matemática do 1.º ciclo. Lisboa: Universidade Aberta.
Silva, I. L.; Marques, L.; Mata, L., & Rosa, M. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação.
Método de Avaliação
- Dois mini-testes individuais - 40 %
- Trabalho Individual e/ou de Grupo - 60 %