Didática das Expressões Artísticas e da Educação Físico-Motora

Código

01061319

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Analisar a importância da área das expressões no desenvolvimento das crianças.
2. Compreender a vertente pedagógico-didática do ensino das expressões à luz dos modelos pedagógicos atuais.
3. Conhecer os vários níveis de objetivos e competências propostos (Orientações Curriculares e Programa do 1.º Ciclo do Ensino Básico), para o desenvolvimento das expressões (Artísticas e EFM) na Educação Básica (EB).
4. Dominar algumas das "competências de ensino" a desenvolver nas diferentes áreas/ blocos de atividades previstas (Orientações Curriculares /Programa do 1.ºCEB), nas suas etapas fundamentais de planificação, condução e reflexão.
5. Pesquisar e recolher documentos, ou testemunhos, que consolidem saberes favoráveis ao trabalho das expressões em atividades lúdicas, na prática pedagógica, em atividades curriculares e extracurriculares.

Programa

1. Alfabetizar para a expressividade, a comunicabilidade e a sensibilidade estética.
2. A análise das características desenvolvimento da criança. Identificação de etapas que caracterizam os modos de apropriação de capacidades e competências, em contextos formais e não formais, nas várias áreas de expressão artística (EA) e educação físico-motora (EFM).
3. A evolução da capacidade da criança para se exprimir, criar e socializar e a sua relação com as áreas de atividade a implementar (EA; EFM).
4. Análise das orientações curriculares e programáticas, das metas aos objetivos de aprendizagem.
5. A planificação nas Expressões (EA; EFM).
6. Os recursos didático-pedagógicos nas expressões (EA, EFM).
7. Os modelos pedagógicos (High Scope, Reggio Emilia e Movimento da Escola Moderna; Pedagogia Ativa) e a organização de atividades.

Métodos de Ensino

Esta UC integra sessões teórico-práticas, privilegiando-se: a análise documental; a preparação e reflexão de atividades de ensino-aprendizagem, e ainda, a elaboração de relatórios escritos. Dar-se-á relevância ao trabalho de investigação em contexto e potenciar-se-á a troca de experiências e a cooperação entre os estudantes.

Para os vários momentos de avaliação de conhecimento dos estudantes conta-se com uma avaliação contínua (formativa) e periódica. O primeiro momento, será operacionalizado a partir da produção de dois trabalhos de Seminário (trabalho de grupo) sobre temas relevantes para o ensino-aprendizagem das expressões -  EA e EFM em Contexto Curricular e Extracurricular na Educação Infantil (47,5%). O segundo momento, de planificação/ intervenção de aula EA e EFM será desenvolvido em pequeno grupo/ pares e será implementado na prática (47,5%). O terceiro momento, de avaliação contínua contempla trabalhos práticos e envolvimento dos estudantes (5 %). 

Bibliografia

CONDESSA, M.I.C. (2015). Boas Práticas: da Educação Física ao Desporto. In Nascimento, J., Souza, E., Ramos, V. & Rocha, J. (2015). Educação Física e Esporte: convergindo para novos caminhos… Col.Temas em Movimento, V. 7, pp: 427-450, Florianópolis: UDESC.

CONDESSA, I. (2006). Os Ambientes Facilitadores de Aprendizagem na Educação Física Infantil. Revista Cinergis.  7 (1), 9-28. Brasil:  EDUNISC

DGEBS (1990). Ensino Básico. Programa do 1º Ciclo. Lisboa: Editorial Ministério da Educação.

HOHMANN, M. & WEIKART, D. (1997). Educar a Criança . Lisboa: FCG.

MARROT, G. (2001).  Didactique de  la education physique et sportive. Paris:  Éditions Vigot.

MARTINS, A. (2002). Didáctica das Expressões. Lisboa: Universidade Aberta.

PADOVAN, M. (2010). Dançar na Escola. Lisboa: Edições Fundação Calouste Gulbenkian.

SILVA,L.I., MARQUES,L., MATA, L. & ROSA, M. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. – Ensino Básico. Lisboa: DGE-ME.

SOUSA, A. (2003). Educação pela Arte e Artes na Educação. 1º, 2.º e 3.º Vol. Col. Horizontes Pedagógicos. Lisboa: Instituto Piaget.

Método de Avaliação

    Conforme método de ensino - 100 %