Didática das Expressões Artísticas e da Educação Físico-Motora
Código
01061319Créditos ECTS
6Objetivos
1. Analisar a importância da área das expressões no desenvolvimento das crianças.
2. Compreender a vertente pedagógico-didática do ensino das expressões à luz dos modelos pedagógicos atuais.
3. Conhecer os vários níveis de objetivos e competências propostos (Orientações Curriculares e Programa do 1.º Ciclo do Ensino Básico), para o desenvolvimento das expressões (Artísticas e EFM) na Educação Básica (EB).
4. Dominar algumas das "competências de ensino" a desenvolver nas diferentes áreas/ blocos de atividades previstas (Orientações Curriculares /Programa do 1.ºCEB), nas suas etapas fundamentais de planificação, condução e reflexão.
5. Pesquisar e recolher documentos, ou testemunhos, que consolidem saberes favoráveis ao trabalho das expressões em atividades lúdicas, na prática pedagógica, em atividades curriculares e extracurriculares.
Programa
Objetivos de Aprendizagem:
1. Observar a importância da área das expressões (EA - artísticas e EF - educação física), utilizada em contextos educacionais variados, no desenvolvimento da criança.
2. Conhecer os referenciais de educação/ ensino atuais para a área das expressões (EA e EF)(Orientações Pedagógicas de Creche (OPC), Orientações Curriculares de Educação Pré-Escolar (OCEPE) e Programa/Metas de Aprendizagem (A)/ Ap. Essenciais do 1.º Ciclo (Pr1.ºCEB)).
3. Experienciar algumas "competências de ensino" para criar às crianças oportunidades significativas de aprendizagem.
4. Analisar o potencial pedagógico-didáctico do brincar e jogar, nas várias áreas de expressões, para a promoção da motricidade, imaginação, criatividade, expressão e comunicação.
5. Revisitar o impacto das Educação pelas/das expressões em algumas temáticas da atualidade (p.e., "educação para o Bem-estar"; "educação para a cidadania"; “educação criativa” ;“sustentabilidade”; “(multi)culturalidade”).
Conteúdos:
I. O papel da EA e EF na alfabetização motora, expressividade e comunicabilidade, sensibilidade estética e cidadania.
II. As características de desenvolvimento da criança - identificação das etapas que caracterizam os modos de apropriação, expressão, criação e socialização e sua relação com as diferentes áreas de atividade a implementar (EA, EF).
IV. As orientações pedagógicas, curriculares e programáticas das EA e EF.
V. A planificação nas Expressões (EA; EF) – do trabalho de projeto ao plano de aula.
VI. Os recursos didáctico-pedagógicos no ensino das expressões (EA, EF).
VII. O contexto (não)curricular, os modelos pedagógicos e a organização significativa das atividades nas diferentes áreas de expressões (EA, EF).
Métodos de Ensino
Esta UC integra sessões teórico-práticas, organizadas em módulos para as diferentes áreas.
Para o ano em curso prevê-se a lecionação:
1.º módulo de EA: Dança e EFM - 7 semanas ( 4 h por semana);
2.º módulos de EA : Musical + Plástica/ Dramática - 7 semanas ( 2 h por semana cada área );
Nestes módulos privilegiar-se-á o trabalho a pares e em grupo, para
- a. a análise documental e o trabalho de pesquisa;
- b. a preparação de atividades de ensino-aprendizagem e reflexão.
Dar-se-á relevância ao trabalho de pesquisa autónomo e potenciar-se-á a trocas de experiência e a cooperação entre os estudantes.
Bibliografia
⋅ Beja, F., Topa, J.M. & Madureira, C. (2018). Jogos e Projetos de Expressão Dramática. Jardins-de-infância, ATL e Escolas do 1.º CEB. Porto Editora.
⋅ Correia, V., Pereira, E., Carvalho, J. & Minhalma (2023) Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XV. UAlg_ESEC
- DGE (2018). Aprendizagens Essenciais do 1º Ciclo do Ensino Básico. Ministério da Educação.
⋅ DGEBS (2004). Organização Curricular e Programa do 1º Ciclo. 4.ª Ed. Editorial Min. Educação.
⋅ Gordon, E. (2008). Teoria da Aprendizagem Musical para Recém-Nascidos e Crianças em Idade Pré-Escolar. 3.ª Ed. Fundação Calouste Gulbenkian.
⋅ Lopes da Silva, I., Marques, L., Mota, L. E Rosa, M. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Ed. ME/ DGE.
⋅ Marques, A., Azevedo, A., Marques, L., Folque, M.A., Araújo, S.B. (2024). Orientações Pedagógica para a Creche. Ed. ME/DGE.
⋅ Padovan, M. (2016). Dançar na Escola: perspetivas de aproveitamento didático em contexto de sala de aula. Ed. Fundação Calouste Gulbenkian.
Método de Avaliação
A avaliação desta UC é contínua e formativa. Serão realizados dois grandes momentos de
avaliação de aquisição de conhecimento, privilegiando-se a realização de:
I. trabalhos teórico-práticos efetuados nos diferentes módulos, realizados em par/ pequeno grupo, sobre a planificação do ensino-aprendizagem e/ou preparação de recursos pedagógico didáticos (75% NF)
II. trabalho de pesquisa individual, essencialmente teórico, efetuado sobre conteúdos relevantes (25% NF).
