Filosofia da Educação

Código

0105740

Créditos ECTS

3

Objetivos

Problematizar concepções de filosofia da educação.
Caracterizar a educação e os processos educativos.
Explicitar o/s sentido/s de conceitos utilizados no universo educativo.
Refletir sobre correntes epistemológicas, antropológicas, ontológicas, axiológicas no horizonte educacional.
Compreender a atitude da educação filosófica e o filosofar das crianças
Problematizar a relação entre educação, cultura/s e cidadania.
Relacionar, de modo reflexivo, saberes interdisciplinares.
Concetualizar uma Filosofia da Escola
Configurar os elementos fundamentais para uma Filosofia do Currículo.
Refletir sobre figuras, temas e problemas da educação do mundo contemporâneo
Tematizar a educação filosófica no sentido de educação ao longo da vida.
Refletir, expressando de diversos modos (sobre) questões e paradoxos no mundo atual que implicam as várias gerações.
Analisar a relação e conexão desejáveis entre Filosofia da Educação, metodologias de ensino e didáticas.

Programa

Filosofia da Educação: Pressupostos, Funções, Métodos, Estatuto
A Filosofia da Educação na Formação de Educadores e Professores
Filosofia da Educação e Construção do Conhecimento educacional
Educação ao Longo da Vida e Antropologia
Conceções e Dimensões de Educação
A Educação como lugar de Antinomias
Educação e Autonomia: perspetivas filosófico-pedagógicas
A atitude educação filosófica em todas as idades da vida das pessoas
Dos saberes de vivências e experiências aos conhecimentos escolares: que relação e conexões?
Da semântica e da gramática filosófico-educacional: letras, leituras, escritas, textos e significações
O filosofar das crianças em múltiplas formas da sua expressão
Pessoas, espaços, tempos e idades: como estamos a ser, a crescer e a co-existir?
Ontologia Educacional e Linguagem
Intersubjetividade, ação comunicacional e construção do humano

Métodos de Ensino

A sala de aula é, em grande parte, um espaço de análise, de reflexão, de investigação, de partilha e (re)construção crítica dos conhecimentos. Promove-se uma diversidade de metodologias, com particular ênfase para os processos de análise despertando um questionamento pessoal e intersubjetivo. Adotamos metodologias que estejam em sintonia com as conceções contemporâneas de educação de adultos e, de modo conexo, sobre o que significa uma verdadeira pedagogia universitária, isto é, fazer com que cada aluno seja um sujeito epistémico, de iniciativa e investigação.
A avaliação operacionaliza-se numa frequência e apresentação de um trabalho individual, de grupo e participação na aula. Na sala de aula – e conjugando com o trabalho realizado fora da sala de aula – procura-se que o estudante possa fazer prova das suas capacidades de problematização e organização reflexiva dos saberes, entre outras.
Frequência (60%) Trabalhos individuais e/ou de Grupo/Apresentação Oral (40%)

Bibliografia

CABANAS, J. M. Q. (1995) Teoria da Educação: Concepção antinómica da educação. Porto: Edições ASA.
CARVALHO, Adalberto Dias de (2006) [Coordenador] Dicionário de Filosofia da Educação. Porto: Porto Editora.
DIAS, José Ribeiro (2009). Educação. O Caminho da Nova Humanidade: das Coisas às Pessoas e aos valores. Porto: Papiro Editora.
FULLAT, Octavi (1978). Filosofías de la Educación, Barcelona: Ceac.
MEDEIROS, Emanuel Oliveira (2005) A Filosofia como Centro do Currículo na Educação ao Longo da Vida. Lisboa: Instituto Piaget.
FREIRE, Paulo (1997). Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra.
HABERMAS, Jürgen (1987). Teoría de la Accíon Comunicativa: Complementos y Estudios Previos. Madrid: Catedra.
MORIN, Edgar (1999). Os sete saberes para a educação do futuro. Lisboa: Instituto Piaget.
PATRÍCIO, Manuel Ferreira (2002) [Org.] Globalização e Diversidade. A Escola Cultural, Uma Resposta. Porto: Porto Editora.

Método de Avaliação

  • Frequência - 60 %
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40 %