Iniciação à Prática Profissional em 1º Ciclo do Ensino Básico

Código

0105752

Créditos ECTS

3

Objetivos

Pretende-se com esta unidade curricular que os estudantes sejam capazes de:
1. Consolidar conhecimentos sobre estruturas pedagógicas relevantes para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, mobilizando-os na compreensão de práticas observadas em escolas;
2. Identificar princípios pedagógico-didáticos que norteiam a prática educativa no 1.º Ciclo do Ensino Básico;
3. Analisar de forma crítica e reflexiva os documentos oficiais pelos quais se orienta o currículo do 1.º Ciclo do Ensino Básico, discutindo diferentes possibilidades de apropriação dos mesmos por parte dos professores e a sua adequação às diferenças existentes entre alunos;
4. Intervir em escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, partindo da problematização de situações observadas − suscetíveis de serem estudadas no âmbito de processos de investigação desenvolvidos ao longo do curso com envolvimento de várias UCs −, delimitando e fundamentando estratégias de intervenção a médio e longo prazo;
5. Avaliar a intervenção realizada, refletindo criticamente sobre o processo e sobre os resultados alcançados e construindo uma visão em perspetiva da sua intervenção.

6. Compreender implicações éticas, deontológicas, sociais e políticas do exercício da profissão docente, mobilizando conhecimentos sobre as organizações educativas, as normas que as regem e as dinâmicas sociais que as afetam.

Programa

1. Teorias e modelos pedagógicos para o ensino básico.
2. Políticas curriculares, documentos orientadores e papel do professor na gestão curricular.
3. Estratégias de atenção à diversidade e educação inclusiva no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
4. Questões de profissionalidade docente no 1.º Ciclo do Ensino Básico;
5. A planificação de atividades educativas no 1.º Ciclo do Ensino Básico - princípios orientadores, organização, componentes fundamentais.
6. Estratégias de planificação, organização, implementação e avaliação das atividades educativas.
7. A organização e o funcionamento das organizações educativas. A dimensão ética no relacionamento com a comunidade educativa.

Métodos de Ensino

Esta UC funcionará, de acordo com o “Regulamento da Componente de IPP da LEB”, em momentos de trabalho de campo (incluindo a observação de práticas de professores) supervisionado por docentes da UAc, e em aulas lecionadas no Campus.

As práticas observadas serão objeto de análise e reflexão pelo estudante, atendendo às suas possíveis implicações em vários domínios: planeamento de atividades educativas, relação entre a escola e as famílias dos alunos, identificação de problemas suscetíveis de investigação, entre outros.

Os estudantes serão agrupados em núcleos de 2, ficando o acompanhamento de cada núcleo a cargo de um docente da UAc, em articulação com professores acompanhantes nas instituições de acolhimento.

Bibliografia

ME/DGE (2017). Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória. homologado pelo Despacho n.º 6478/2017, 26 de julho.

ME/DGE (2016). Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC). ME/DGE.

Lima, A. O. (2003). Fazer escola: A gestão de uma escola piagetiana (construtivista). Editora Vozes.

Morgado, J. C., Viana, I. C. e Pacheco, J. A. (Orgs.) (2019). Currículo, inovação e flexibilização. De Facto Editores.

OECD (2023), PISA 2022 Results (Volumes I e II). OECD Publishing.

Perrenoud, P. (2000). Pedagogia Diferenciada: Das intenções à acção. Artes Médicas do Sul.

Roldão, M. C. & Almeida, S. (2018). Gestão curricular para a autonomia das escolas e professores.  Direção-Geral da Educação.

Roldão, M. C. (2012). Currículo, formação e trabalho docente. In L. Santos & A. Favacho (Orgs.), Políticas e práticas curriculares: Desafios contemporâneo. (pp.65-79).  CRV.

Simões, A., et al. (2023). Educação Inclusiva: Manual de Apoio à Prática. SREAC/DREAE.

Sousa, F. (2010). Diferenciação curricular e deliberação docente. Porto: Porto Editora. Sousa, F., Alonso, L. e Roldão, M. C. (Orgs.) (2013). Investigação para um currículo relevante.  Almedina.

Tomlinsom,C.A. (2008). Diferenciação Pedagógica e Diversidade. Porto Editora.

UNESCO (2020). Inclusão e Educação. GEM. UN; UNESCO. (2019). Manual para Garantir Inclusão e Equidade na Educação. UN.

Método de Avaliação

  • Caraterização e análise de ambientes educativos - 30 %
  • Observação/caracterização e reflexão sobre práticas profissionais - 30 %
  • Planificação, intervenção educativa e reflexão sobre as mesmas - 40 %