Oficina da Oralidade e da Escrita

Código

0105790

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Refletir sobre os princípios reguladores da interação discursiva.

2. Aprofundar o conhecimento de técnicas de comunicação oral e escrita.

3. Consolidar conhecimentos gramaticais.

4. Aperfeiçoar a capacidade comunicativa, a nível oral e escrito.

5. Planificar e produzir, com eficácia e correcção, textos de natureza diversa.

Programa

1. Comunicação oral e escrita.

1.1. O ato comunicativo.

1.2. A expressão oral: a arte de falar em público.

1.3. A expressão escrita: etapas e princípios do processo redacional.

1.4. Técnicas de leitura. Interpretação de textos.

1.5. Performatividade. Assertividade. Empatia.

 

2. Português técnico e profissional.

2.1. A heterogeneidade composicional dos textos.

2.2. Estilo e discurso.

2.3. Tipologias de trabalhos escritos: carta de apresentação; curriculum vitae; requerimento; ata; recensão; relatório; projeto; etc.

2.4. O texto de carácter científico.

2.5. O texto literário.

 

3. Tópicos gramaticais.

3.1. Ortografia. Acentuação. Ortoépia.

3.2. Morfossintaxe.

3.3. Semântica e léxico.

3.4. Pontuação.

 

4. Planificação e produção de enunciados orais e escritos.

4.1. Características fundamentais dos enunciados: clareza, coerência, harmonia, correção.

4.2. Seleção e esquematização da informação.

4.3. Regras de coesão textual (articuladores do discurso). Organização dos períodos e do parágrafo.

Métodos de Ensino

As aulas serão teórico-práticas. A apresentação de novos conteúdos será seguida da resolução de exercícios e da sua aplicação na

produção de enunciados de diversos tipos. Recorrer-se-á à leitura e comentário de diferentes textos, bem como ao visionamento de pequenas peças audiovisuais. Far-se-á o acompanhamento dos alunos através do moodle.

A avaliação será contínua e o cálculo da classificação final respeitará os seguintes indicadores:

- Frequência e participação ativa nas aulas (20%)

- Organização da Celebração do Dia Mundial da Declaração Universal dos Direitos Humanos (40%)  

- Participação num Webinar sobre Desenho Universal da Aprendizagem (40%)

Bibliografia

AREAL, A. (dir.) 2004. Curso de Português. Questões de Gramática. Noções de Latim, Porto, Asa.

BERGSTRÖM, M. & NEVES REIS, 2007. Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa, Cruz Quebrada, Casa das Letras.

CINTRA, L. F. Lindley & CUNHA, C. 1998 [1984]. Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, Sá da Costa.

ESTRELA, E. et al. 2003. Saber Escrever, Saber Falar. Um guia completo para usar correctamente a língua portuguesa, Lisboa, Dom

Quixote.

ESTRELA, E., SOARES, M. A. & LEITÃO, M. J., 2008. Saber Escrever uma Tese e Outros Textos, Lisboa, Dom Quixote.

MALACA CASTELEIRO, J. (coord.), 2001. Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, Lisboa, Academia das Ciências e Editorial

Verbo.

MONTENEGRO, H., 2005. Português para todos. A gramática da comunicação, Mirandela, João Azevedo Editor.

PERES, J. & MÓIA, T., 1995. Áreas Críticas da Língua Portuguesa, Lisboa, Caminho.

SERRANO, P., 2004. Redacção e Apresentação de Trabalhos Científicos, Lisboa, Relógio d’Água.

Método de Avaliação

  • Frequência e participação ativa nas aulas - 20 %
  • Organização da Celebração do Dia Mundial da Declaração Universal dos Direitos Humanos - 40 %
  • Participação num Webinar sobre Desenho Universal da Aprendizagem - 40 %