Oficina da Oralidade e da Escrita
Código
0105790Créditos ECTS
6Objetivos
1. Refletir sobre os princípios reguladores da interação discursiva.
2. Aprofundar o conhecimento de técnicas de comunicação oral e escrita.
3. Consolidar conhecimentos gramaticais.
4. Aperfeiçoar a capacidade comunicativa, a nível oral e escrito.
5. Planificar e produzir, com eficácia e correcção, textos de natureza diversa.
Programa
1. Comunicação oral e escrita.
1.1. O ato comunicativo.
1.2. A expressão oral: a arte de falar em público.
1.3. A expressão escrita: etapas e princípios do processo redacional.
1.4. Técnicas de leitura. Interpretação de textos.
1.5. Performatividade. Assertividade. Empatia.
2. Português técnico e profissional.
2.1. A heterogeneidade composicional dos textos.
2.2. Estilo e discurso.
2.3. Tipologias de trabalhos escritos: carta de apresentação; curriculum vitae; requerimento; ata; recensão; relatório; projeto; etc.
2.4. O texto de carácter científico.
2.5. O texto literário.
3. Tópicos gramaticais.
3.1. Ortografia. Acentuação. Ortoépia.
3.2. Morfossintaxe.
3.3. Semântica e léxico.
3.4. Pontuação.
4. Planificação e produção de enunciados orais e escritos.
4.1. Características fundamentais dos enunciados: clareza, coerência, harmonia, correção.
4.2. Seleção e esquematização da informação.
4.3. Regras de coesão textual (articuladores do discurso). Organização dos períodos e do parágrafo.
Métodos de Ensino
As aulas serão teórico-práticas. A apresentação de novos conteúdos será seguida da resolução de exercícios e da sua aplicação na
produção de enunciados de diversos tipos. Recorrer-se-á à leitura e comentário de diferentes textos, bem como ao visionamento de pequenas peças audiovisuais. Far-se-á o acompanhamento dos alunos através do moodle.
A avaliação será contínua e o cálculo da classificação final respeitará os seguintes indicadores:
- Frequência e participação ativa nas aulas (20%)
- Organização da Celebração do Dia Mundial da Declaração Universal dos Direitos Humanos (40%)
- Participação num Webinar sobre Desenho Universal da Aprendizagem (40%)
Bibliografia
AREAL, A. (dir.) 2004. Curso de Português. Questões de Gramática. Noções de Latim, Porto, Asa.
BERGSTRÖM, M. & NEVES REIS, 2007. Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa, Cruz Quebrada, Casa das Letras.
CINTRA, L. F. Lindley & CUNHA, C. 1998 [1984]. Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, Sá da Costa.
ESTRELA, E. et al. 2003. Saber Escrever, Saber Falar. Um guia completo para usar correctamente a língua portuguesa, Lisboa, Dom
Quixote.
ESTRELA, E., SOARES, M. A. & LEITÃO, M. J., 2008. Saber Escrever uma Tese e Outros Textos, Lisboa, Dom Quixote.
MALACA CASTELEIRO, J. (coord.), 2001. Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, Lisboa, Academia das Ciências e Editorial
Verbo.
MONTENEGRO, H., 2005. Português para todos. A gramática da comunicação, Mirandela, João Azevedo Editor.
PERES, J. & MÓIA, T., 1995. Áreas Críticas da Língua Portuguesa, Lisboa, Caminho.
SERRANO, P., 2004. Redacção e Apresentação de Trabalhos Científicos, Lisboa, Relógio d’Água.
Método de Avaliação
- Frequência e participação ativa nas aulas - 20 %
- Organização da Celebração do Dia Mundial da Declaração Universal dos Direitos Humanos - 40 %
- Participação num Webinar sobre Desenho Universal da Aprendizagem - 40 %