Iniciação à Prática Profissional em 2º Ciclo do Ensino Básico
Código
01061336Créditos ECTS
3Objetivos
Pretende-se com esta unidade curricular que os estudantes sejam capazes de:
a) Mobilizar conhecimentos sobre teorias e modelos pedagógicos na discussão de práticas observadas nas escolas.
b) Analisar de forma crítica e reflexiva os documentos oficiais que orientam o currículo do 2.º CEB, discutindo possibilidades de apropriação contextual dos mesmos, pelos professores.
c) Conceber projetos de intervenção pedagógica, partindo da problematização de situações observadas, suscetíveis de serem estudadas no âmbito de processos de
investigação desenvolvidos ao longo do curso com envolvimento de várias UC, privilegiando princípios de integração curricular.
d) Intervir em escolas do 2.º CEB, identificando e fundamentando estratégias de intervenção assentes em princípios de integração curricular.
e) Avaliar a intervenção realizada, refletindo criticamente sobre o processo e sobre os resultados alcançados.
Programa
Objetivos:
1. Mobilizar conhecimentos sobre teorias e modelos curriculares na discussão de práticas observadas nas escolas de 2.º CEB;
2. Analisar de forma crítica e reflexiva os documentos oficiais pelos quais se orienta o currículo do 2.º Ciclo do Ensino Básico, discutindo diferentes possibilidades de apropriação dos mesmos por parte dos professores e a sua adequação à diversidade de alunos;
3. Intervir em escolas do 2.º CEB, considerando a reflexão sobre situações observadas;
4. Avaliar a intervenção realizada, refletindo criticamente sobre o processo e sobre os resultados alcançados e construindo uma visão em perspetiva da sua intervenção;
5. Compreender implicações éticas, deontológicas e sociais do exercício da profissão docente, mobilizando conhecimentos sobre as organizações educativas, as normas que as regem e as dinâmicas sociais que as influenciam.
Conteúdos:
1. Teorias e modelos pedagógicos para o Ensino Básico.
2. Políticas curriculares, documentos orientadores e papel do professor na gestão curricular no 2.º CEB.
3. Currículo, diversidade e educação inclusiva no 2.º CEB.
4. A planificação de atividades educativas no 2.º CEB: princípios orientadores, organização e avaliação das atividades educativas.
5. Organização e gestão da intervenção pedagógica. A dimensão reflexiva sobre os processos e produtos da ação educativa.
6. A organização e o funcionamento das organizações educativas. A dimensão ética no relacionamento com a comunidade educativa.
Métodos de Ensino
A UC integra momentos de observação de contextos e de práticas educativas, em articulação com momentos de planificação e intervenção pedagógica supervisionada. O trabalho assim desenvolvido é alvo de análise e reflexão críticas em sessões de prática pedagógica nas instituições de acolhimento e em sessões presenciais na UAc, visando o aprofundamento dos fundamentos curriculares e pedagógicos em presença. A plataforma moodle é usada para suporte à aprendizagem dos estudantes (disponibilização de recursos educativos diversificados; comunicação e esclarecimento de dúvidas), promovendo a personalização e a flexibilidade dos processos de ensino e de aprendizagem. Assim, o modelo de formação adotado é coerente com a Política Pedagógica da UAc, nomeadamente no que respeita às orientações relativas ao ensino centrado na aprendizagem do estudante, ao desenvolvimento integrado de competências especificas e transversais e ao aprofundamento da relação com a realidade e a comunidade.
Bibliografia
Conselho Nacional de Educação (2023). Referencial para a inovação pedagógica nas escolas. CNE.
Fernandes, D. & Gonçalves, C. (Coord). (2025). Estado da Educação 2024. CNE
Martins, et al. (2017). Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória. ME/DGE.
DGE (2018). Aprendizagens Essenciais para o 2.º Ciclo do Ensino Básico. ME.
Martins, E. D., et al. (2024). O uso do portfólio como ferramenta de avaliação no ensino superior. In: Anais do X CONEDU. Realize Editora.
OECD (2023), PISA 2022 Results (Volumes I e II). OECD Publishing.
Roldão, M. do C. (2020). Articulação Curricular e a Relevância como critério do essencial para uma tentativa de clarificação concetual. Revista de Estudos Curriculares, 11(1).
Tomlinson, C. A., & Imbeau, M. B. (2023). Leading and managing a differentiated classroom (2nd ed.). ASCD.
UNESCO (2019). Manual para Garantir Inclusão e Equidade na Educação. UN-UNESCO.
Método de Avaliação
As vertentes diagnóstica e formativa da avaliação ocorrerão de forma sistemática pela interação com os estudantes em aulas/sessões de observação, planificação, intervenção e reflexão, gerando feedback oportuno e relevante. O trabalho desenvolvido é compilado pelos estudantes num Portefólio, que é avaliado e classificado considerando: caraterização e análise de contextos educativos (30%); observação, análise e reflexão sobre práticas educativas (30%); planificação, intervenção e reflexão sobre práticas pedagógicas desenvolvidas (40%). Dada a natureza prática da UC, não se realiza avaliação por exame.
