História Contemporânea

Código

0103165

Créditos ECTS

6

Objetivos

1.Conhecer os principais acontecimentos que marcaram a contemporaneidade.
2. Identificar as fontes e a bibliografia essenciais para o estudo da época contemporânea;
3. Capacidade de compreender e relacionar factos históricos;
4. Aprender a seleccionar informação, pensar e agir cientificamente através da formulação de hipóteses de trabalho e da apresentação de conclusões;
5. Adquirir os conhecimentos essenciais para a realização de trabalhos de investigação sobre as temáticas analisadas na unidade curricular;
6. Desenvolver capacidade de expor oralmente e de redigir recorrendo a um vocabulário assertivo e rigoroso;
7. Capacidade de analisar, compreender e sintetizar os conhecimentos adquiridos. 

Programa

  1. Introdução à História Contemporânea 

1.1.O conceito de História Contemporânea   

2. Revoluções e Transformações

2.1.A Revolução Industrial: origem e impactos

2.2.A Revolução Francesa e os Ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade

2.3.O surgimento dos nacionalismos e a consolidação dos Estados-Nação

2.4.A formação e o desenvolvimento do movimento operário até à I Guerra Mundial

2.5.A Rússia e o imobilismo dos impérios multi-étnicos

 

3. África e Ásia para além da “Era do Império”  

3.1.A China e o Japão no século XIX

3.2.O impacto do colonialismo europeu – a partilha de África e as transformações sociais e económicas 

3.3.Resistir: Líderes e Movimentos de Oposição ao Colonialismo

3.4.Descolonizar – Os desafios dos processos de independência

3.5.África e Ásia no sistema internacional contemporâneo

 

4. Guerras e Transformações globais no Século XX

4.1.A I e II Guerras Mundiais

4.2.A Guerra Fria

4.3.A consolidação de um Mundo multipolar no final do século XX

 

5. América Latina na Contemporaneidade

5.1.Independências: rupturas e continuidades

5.2.Revoluções Sociais e Políticas

5.3.As ditaduras e o neoliberalismo no século XX 

5.4.Desafios Contemporâneos

6. Globalização e desafios contemporâneos

6.1.Globalização Económica e cultural

6.2.Crises ambientais

6.3.A revolução tecnológica

6.4.Direitos Humanos e Movimentos Sociais Globais

Métodos de Ensino

A apresentação teórica estará a cargo do docente que fará um enquadramento e contextualização das matérias lecionadas. Nas sessões teórico-práticas será igualmente realizada uma breve exposição que contará com a intervenção dos alunos que serão solicitados a analisar textos, músicas ou filmes relacionados com a matéria lecionada.    

Bibliografia

Bibliografia essencial

BAILY, C.A., The Birth of the Modern World 1780-1914. Global Connections and Comparisons, Malden, Blackwell Publishing, 2004.

BAILY, C.A., Remaking the Modern World 1900-2015, Medford, Wiley Blackwell, 2018.

FRIEDMAN, Thomas, O Mundo é plano. Uma história breve do século XXI,Lisboa, Actual Editora, 2006. 

HOBSBAWM, Eric, A Era das Revoluções: 1789-1848, Lisboa, Editorial Presença, 1985.

HOBSBAWM, Eric, A Era do Império, 1875-1914, Lisboa, Editorial Presença, 1990.

HOBSBAWM, Eric, A Era dos Extremos. História Breve do Século XX, 1914-1991, Lisboa, Editorial Presença, 1994.

JUDT, Tony, Pós-Guerra.História da Europa desde 1945, Lisboa, Edições 70, 2014.  

KISSINGER, Henri, Diplomacia,Lisboa, Gradiva, 1996. 

MAZOWER, Mark, Dark Continent. Europe’s Twentieth Century, New York, Penguin Books, 1998.

MONTEFIORE, Simon Sebag, O Mundo. Uma História da Humanidade, Lisboa, Crítica, 2022.

PAREDES, Javier (Dir.) Historia Universal Contemporanea, Barcelona, Ariel, 2020.

STROMBERG, Roland, Historia Intelectual Europea desde 1789, Madrid, Debate pensamiento,1995.

WESTAD, Odd Arne, A Guerra Fria. Uma História do Mundo,Lisboa, Temas e Debates, 2018.

Método de Avaliação