História Contemporânea
Código
0103165Créditos ECTS
6Objetivos
1.Conhecer os principais acontecimentos que marcaram a contemporaneidade.
2. Identificar as fontes e a bibliografia essenciais para o estudo da época contemporânea;
3. Capacidade de compreender e relacionar factos históricos;
4. Aprender a seleccionar informação, pensar e agir cientificamente através da formulação de hipóteses de trabalho e da apresentação de conclusões;
5. Adquirir os conhecimentos essenciais para a realização de trabalhos de investigação sobre as temáticas analisadas na unidade curricular;
6. Desenvolver capacidade de expor oralmente e de redigir recorrendo a um vocabulário assertivo e rigoroso;
7. Capacidade de analisar, compreender e sintetizar os conhecimentos adquiridos.
Programa
- Introdução à História Contemporânea
1.1.O conceito de História Contemporânea
2. Revoluções e Transformações
2.1.A Revolução Industrial: origem e impactos
2.2.A Revolução Francesa e os Ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade
2.3.O surgimento dos nacionalismos e a consolidação dos Estados-Nação
2.4.A formação e o desenvolvimento do movimento operário até à I Guerra Mundial
2.5.A Rússia e o imobilismo dos impérios multi-étnicos
3. África e Ásia para além da “Era do Império”
3.1.A China e o Japão no século XIX
3.2.O impacto do colonialismo europeu – a partilha de África e as transformações sociais e económicas
3.3.Resistir: Líderes e Movimentos de Oposição ao Colonialismo
3.4.Descolonizar – Os desafios dos processos de independência
3.5.África e Ásia no sistema internacional contemporâneo
4. Guerras e Transformações globais no Século XX
4.1.A I e II Guerras Mundiais
4.2.A Guerra Fria
4.3.A consolidação de um Mundo multipolar no final do século XX
5. América Latina na Contemporaneidade
5.1.Independências: rupturas e continuidades
5.2.Revoluções Sociais e Políticas
5.3.As ditaduras e o neoliberalismo no século XX
5.4.Desafios Contemporâneos
6. Globalização e desafios contemporâneos
6.1.Globalização Económica e cultural
6.2.Crises ambientais
6.3.A revolução tecnológica
6.4.Direitos Humanos e Movimentos Sociais Globais
Métodos de Ensino
A apresentação teórica estará a cargo do docente que fará um enquadramento e contextualização das matérias lecionadas. Nas sessões teórico-práticas será igualmente realizada uma breve exposição que contará com a intervenção dos alunos que serão solicitados a analisar textos, músicas ou filmes relacionados com a matéria lecionada.
Bibliografia
Bibliografia essencial
BAILY, C.A., The Birth of the Modern World 1780-1914. Global Connections and Comparisons, Malden, Blackwell Publishing, 2004.
BAILY, C.A., Remaking the Modern World 1900-2015, Medford, Wiley Blackwell, 2018.
FRIEDMAN, Thomas, O Mundo é plano. Uma história breve do século XXI,Lisboa, Actual Editora, 2006.
HOBSBAWM, Eric, A Era das Revoluções: 1789-1848, Lisboa, Editorial Presença, 1985.
HOBSBAWM, Eric, A Era do Império, 1875-1914, Lisboa, Editorial Presença, 1990.
HOBSBAWM, Eric, A Era dos Extremos. História Breve do Século XX, 1914-1991, Lisboa, Editorial Presença, 1994.
JUDT, Tony, Pós-Guerra.História da Europa desde 1945, Lisboa, Edições 70, 2014.
KISSINGER, Henri, Diplomacia,Lisboa, Gradiva, 1996.
MAZOWER, Mark, Dark Continent. Europe’s Twentieth Century, New York, Penguin Books, 1998.
MONTEFIORE, Simon Sebag, O Mundo. Uma História da Humanidade, Lisboa, Crítica, 2022.
PAREDES, Javier (Dir.) Historia Universal Contemporanea, Barcelona, Ariel, 2020.
STROMBERG, Roland, Historia Intelectual Europea desde 1789, Madrid, Debate pensamiento,1995.
WESTAD, Odd Arne, A Guerra Fria. Uma História do Mundo,Lisboa, Temas e Debates, 2018.