Filosofia Social e Política

Código

0103060

Créditos ECTS

6

Objetivos

A disciplina incide sobre a natureza da filosofia social e política e o seu valor para as sociedades contemporâneas, procurando fornecer aos alunos um conhecimento sólido dos principais temas e momentos por que passa no Ocidente.

Apresenta dois objetivos essenciais e integrados. Por um lado, visa apetrechar os alunos com um conhecimento fundamentado, quer das formas do político adotadas no Ocidente ao longo da história (desde o ideal grego da polis, até à crise que, desde meados do último século se abate sobre a ideia moderno de Estado soberano), quer das fórmulas desenvolvidas para a organização e a legitimação do poder político (centrando a atenção na democracia, enquanto ideal e enquanto prática concreta, na cidadania e nas grandes ideologias acuais, liberalismo, libertarianismo, comunitarismo e socialismo, em particular). Por outro lado, procura fornecer aos alunos competências que lhes permitam exercer uma cidadania crítica e ativa.

Programa

Caracterização do político e da filosofia política. Filosofia política: análise e utopia. As formas do político do Ocidente: Polis, Respublica Christiana, Estado, União Europeia e cosmopolitismo. Política, poder e legitimidade. Condição humana, o político como essência. Contrato social e direitos. A ideia de direitos do homem. Formas do político e formas de governo. As principais ideologias do nosso tempo. Liberalismo, libertarianismo, socialismo e comunitarismo; direita e esquerda. As esferas do público e do privado e a secularização do político no Ocidente. Filosofia política e os grandes desafios da contemporaneidade: formas do político, crise do Estado, regionalismo e integração europeia. Formas de governo, confiança, tolerância, cidadania, representação democrática. Cidadania e comunidade política. Da cidadania unitária estatal à cidadania múltipla. Democracia: ideal e prática concreta. Valores da democracia.

Métodos de Ensino

As atividades letivas da unidade curricular estão organizadas em três registos: aulas teóricas, de exposição de conteúdos, conceitos, argumentos e teorias; teórico-práticas, de questionamento, análise, exploração e comentário de textos e dos respetivos conteúdos nucleares, e tutorias de acompanhamento e de orientação do trabalho, individual e de grupo, dos estudantes. Metodologia interativa, centrada nos alunos. Construção de esquemas explicativos das problemáticas abordadas.

Bibliografia

Acílio Rocha "A política como representação e vontade", in Homenagem a Lúcio Craveiro da Silva, Braga, Universidade do Minho, 1994

Aquino, São Tomás, Tratado de la ley, tratado de la justicia, opúsculo sobre el gobierno los principes, 2º Edição, México, Porrúa, 1981

Aristóteles, Política, Lisboa, Vega, 1998

Bobbio, Norberto, O futuro da democracia, Lisboa, Dom Quixote, 1988

Fernando Savater, Política para um Jovem, Lisboa, Presença, 1993

Hobbes, Thomas, Leviatan, Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1999

Locke, John, Segundo tratado do governo, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2007

Maquiavel, Nicolau, O príncipe, Lisboa, Cosmos, 1985

Marx, Karl e Friedrich Engels, Manifesto do Partido Comunista, Lisboa, Hugin, 1998

Rawls, John, Uma teoria da justiça, Lisboa, Editorial Presença, 1996

Rousseau, Jean-Jacques, O contrato social, Lisboa, Europa-América, 1989

Sandel, Michael, O liberalismo e os limites da justiça, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2005.

Método de Avaliação

  • 1ª Frequência: - 65 %
  • Participação dos alunos nas atividades letivas - 20 %
  • Pequeno trabalho - 15 %