Política Internacional Contemporânea
Código
0102024Créditos ECTS
6Objetivos
Objetivos:
1. Definir os conceitos básicos inerentes à disciplina.
2. Compreender a importância das alterações geopolíticas ocorridas no decurso do século XIX.
3. Salientar as implicações dos nacionalismos e da corrida imperialista no sistema internacional de inícios do século XX.
4. Justificar o impacte das Guerras Mundiais a nível institucional e político.
5. Identificar as grandes questões da política internacional no período entre as Guerras.
6. Analisar o período da Guerra Fria e as suas consequências.
7. Explicar o sistema e os desafios das superpotências.
8. Justificar a nova ordem mundial emergente nos anos 70 e 80 do século XX.
Competências:
1.Domínio de vocabulário e de conceitos essenciais ao estudo da política internacional.
2.Capacidade de análise, de síntese e de problematização.
3.Capacidade de raciocínio argumentativo na discussão e debate de temas e questões essenciais.
4. Reconhecimento de regimes e de poderes políticos dominantes nos séculos XIX e XX.
Programa
INTRODUÇÃO
Conceitos básicos e problemáticas da política internacional
O SÉC. XIX – NAÇÕES E IMPERIALISMOS
O Congresso de Viena e a Restauração
Os nacionalismos
O nascimento da potência americana
A partilha de África e o imperialismo colonial
O SÉC. XX E A POLÍTICA INTERNACIONAL
A I Guerra Mundial
Origens e fases do conflito
Negociações de paz e alterações geopolíticas
A SDN
O período entre Guerras
Da revolução Russa ao Estalinismo
A crise de 1929
A afirmação dos regimes autoritários
A II Guerra Mundial
Causas, extensão e intervenientes
Negociações de paz e seus resultados
A ONU
O tempo da Guerra Fria
Causas do rompimento e o sistema das superpotências
Generalização da guerra fria e descolonização
O agravamento nos anos 60
Os desafios das superpotências: a Revolução Cultural; a Guerra do Vietname e o conflito israelo-árabe
A emergência de uma nova ordem mundial
Os EUA e a URSS
Das revoluções de 1989 ao colapso da URSS
Métodos de Ensino
As aulas baseiam-se na exposição e explanação dos conteúdos programáticos com recurso, por vezes, a PowerPoint. Prevê-se a participação dos discentes, quer espontânea, quer solicitada e, neste caso, através de pesquisas pré-orientadas e da leitura e interpretação de textos ou documentos que integram uma Antologia compilada pela docente. O debate em torno de temas-chave faz parte também, em algumas aulas, das metodologias de ensino/aprendizagem.
Bibliografia
ARMSTRONG, D., LLOYD, L. and REDMOND, J., From Versailles to Maastricht: international organisation in the 20h century
BAYCROFT, T., O Nacionalismo na Europa, 1789-1945
BRUNET, J.P. e LAUNAY, M., Entre as duas Guerras. 1914-1945
FERRO, M., História das colonizações. Das conquistas às independência
Idem, A Grande Guerra, 1914-1918, 2ª ed.
Idem, A Revolução Russa de 1917, 2ª ed.
FURET, F.; NOLTE, E., Fascismo e Comunismo
GADDIS, J. L., A Guerra Fria
GILBERT, M., The Second World War : a complete history.
JENNINGS, F., The Creation of America: trought revolution to empire
MILZA, P., As Relações Internacionais de 1871 a 1914
Idem, As Relações Internacionais de 1918 a 1939
PARKER, R.A.C., História da Segunda Guerra Mundial, 3ª ed..
REMOND, R., Introdução à História do Nosso Tempo: do Antigo Regime aos nossos dias
TODD, A., The European Dictatorships: Hitler, Stalin, Mussolini,
Método de Avaliação
- Apresentação oral, (1.1) à qual será depois dada forma de “análise de conteúdo” escrita (1.2), sobre capítulo(s) de livro referenciado na bibliografia (ou outro proposto ao docente, e aceite), sobre tema do programa - 50 %
- Frequência - 50 %