Diplomacia e Negociação Internacional
Código
0102023Créditos ECTS
6Objetivos
Os principais objetivos são os seguintes: dar a conhecer aos alunos os principais conceitos no âmbito da Diplomacia e da Negociação Internacional, assim como as técnicas diplomáticas e de negociação. Neste contexto, é também dado relevo à política externa portuguesa assim como ao Acordo de Cooperação e Defesa entre Portugal e os Estados Unidos da América.
Programa
1. O poder do Estado: o interesse nacional. As ações políticas: a influência cultural; a utilização de medidas económicas; a utilização não violenta do poder militar.
2. A Diplomacia: a estratégia diplomática e a tática. A manobra diplomática; a negociação diplomática. As capacidades diplomáticas e de negociação. As funções da diplomacia: o diálogo diplomático e a razão de Estado.
3. O Acordo de Cooperação e Defesa entre Portugal e os Estados Unidos da América.
Métodos de Ensino
Em primeiro lugar, o docente faz, em cada aula, uma intervenção inicial, por forma a fazer o enquadramento geral. Depois, os alunos fazem as suas intervenções com base nas leituras que lhes são pedidas na aula anterior, por forma a se estabelecer um diálogo entre o docente e os alunos.
Bibliografia
ANDRADE,Luís, Os Açores e os Desafios da Política Internacional, Assembleia Legislativa Regional dos Açores, Ponta Delgada, 2002.
BENNIS, Phyllis, U.S. Foreign Policy and the September 11 th Crisis,Olive Branch Press, New York, 2003.
BINNENDIJK, Hans, National Negotiating Styles, Center for the Study of Foreign Affairs, Foreign Service Institute, Department of State, Washington D.C., 1987.
EBAN, Abba, Diplomacy for the Next Century, Yale University Press, New Haven and London, 1998.
FREEMAN Jr., Chas W., Arts of Power – Statecraft and Diplomacy, United States Institute of Peace Press, Washington D.C., 1997.
NYE, Joseph S., Soft Power – The Means to Success in World Politics, Public Affairs, New York, 2004.
POTÊNCIAS Emergentes e Relações Transatlânticas, (Coord. Mário Mesquita e Paula Vicente), FLAD, Lisboa, 2012.
Método de Avaliação
- Frequência - 50 %
- Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50 %