Política Externa Portuguesa

Código

0102033

Créditos ECTS

6

Objetivos

O programa equivale à caracterização e à interpretação da Política Externa Portuguesa, do alvorecer da nacionalidade aos nossos dias. Assim, o objetivo principal consiste no entendimento, pelos estudantes, das relações externas portuguesas, primeiro no tempo de limitação do país às fronteiras peninsulares, depois na longa era da expansão do domínio português por mares e por continentes, finalmente no recente retorno luso ao território europeu. Todavia, a tipologia do curso determinará maior incidência nas cronologias modernas e contemporâneas, que melhor ilustram o posicionamento do Portugal de hoje na Europa e no Mundo, permitindo inclusivamente a análise e a crítica das principais opções.

À exposição dos conteúdos, preside um propósito de sistematização do saber, mas também, e sempre, uma atitude de problematização, em benefício da compreensão e do relacionamento de factos e de conjunturas em diferentes tempos e espaços.

Programa

1. Geopolítica de Portugal: enquadramento histórico e as linhas de orientação permanente da política externa portuguesa.

2. Portugal e os grandes conflitos mundiais:

3. Portugal e a ordem internacional pós 1945:

4. Fim do império português:

5. Portugal e a Integração Europeia:

6. Portugal democrático e o atlantismo.

7. Lusofonia:

8. Portugal e Espanha - coabitação peninsular:

9. Portugal democrático e a abertura ao mundo:

10. Outras prioridades da política externa portuguesa:

11. Portugal e a ligação ao Vaticano.

12. Conceito estratégico de Defesa Nacional.

Métodos de Ensino

Numa unidade curricular de carácter geral, como é o caso da Política Externa Portuguesa, a transmissão fiel e sistemática de conteúdos programáticos avulta por essencial, no propósito da compreensão do todo, pela correta adição das suas partes. Todavia, além de transmissor fiel de conteúdos científicos, o docente age também como conselheiro, que alerta para a diversidade de perspetivas, dotando os estudantes de capacidade de problematização, e para o carácter precário do conhecimento histórico, que obriga á revisão constante dos saberes.

A ação letiva comporta, por isso, tempos de exposição de conteúdos, que admitem sempre a intervenção dos estudantes, tendente ao debate e ao esclarecimento dos temas. Além disso, incentiva-se a discussão, através de intervenções mais práticas, decorrentes da análise de textos, também de acontecimentos e de datas, que promovem o entendimento dos conteúdos programáticos.

Bibliografia

ALBUQUERQUE, Luís de (org.), Portugal no Mundo, 6 vols., Lisboa, Publicações Alfa, 1989

BARATA, Manuel Themudo; TEIXEIRA, Nuno Severiano (orgs.), Nova História Militar de Portugal, 5 vols., Lisboa Círculo de Leitores, 2003

CARNEIRO, Roberto; MATOS, Artur Teodoro de (orgs.), Memória de Portugal, o Milénio Português, Lisboa, Círculo de Leitores, 2001.

MACEDO, Jorge Borges de, História Diplomática Portuguesa. Constantes e Linhas de Força – Estudo de Geopolítica, Lisboa, I.D.N., 1987

MAGALHÃES, José Calvet de, Breve História Diplomática de Portugal, Lisboa, Publicações Europa-América, 1990

MARQUES, A.H. de Oliveira; SERRÃO, Joel (dir.), Nova História de Portugal, vols. I-V, VII, IX-XII, Lisboa, Editorial Presença, 1985-2004

MARTINEZ, Pedro Soares, História Diplomática de Portugal, Lisboa, Editorial Verbo, 1986

MATTOSO, J (dir.), História de Portugal, 8 vols., Lisboa, Círculo de Leitores, 1992-94

TELO, AJ, História Contemporânea de Portugal, 2 vols., Lisboa, Editorial Presença, 2007

Método de Avaliação

  • Apresentação oral (1.1), à qual será depois dada forma de “análise de conteúdo” escrita (1.2), sobre capítulo(s) de livro referenciado na bibliografia (ou outro proposto ao docente, e aceite), sobre tema do programa - 50 %
  • Frequência - 50 %