Literatura Inglesa: Legado Romântico

Código

0105802

Créditos ECTS

6

Objetivos

A disciplina tem quatro grandes objetivos. O primeiro objetivo (I) é o de dotar os alunos da capacidade para identificar e aplicar as várias aceções da designação "Romantismo" (sobretudo por oposição à designação "Classicismo), bem como para as correlacionar com as manifestações histórico-culturais do "espírito romântico". O segundo objetivo (II) é o de dotar os alunos da capacidade para identificar e caracterizar o entendimento de literatura contra o qual o Romantismo inglês se firmou: o entendimento Neoclássico. O terceiro objetivo (III) é o de dotar os alunos da capacidade para identificar e caracterizar a poesia do chamado "pré-Romantismo" inglês. O quarto objetivo (IV) é o de dotar os alunos da capacidade para identificar e caracterizar as marcas comuns e particulares das mais relevantes produções poéticas do Romantismo inglês, bem como para correlacionar estas últimas com o respetivo contexto histórico-cultural e os manifestos literários que as tornaram possíveis.

Programa

O programa é formado por três núcleos. O núcleo (1) subdivide-se em três alíneas: (i) os conceitos operatórios "Romantismo" e "Classicismo"; (ii) o "romantismo" medievo-cristão e o Romantismo estético-literário-filosófico; (iii) este último como tentativa de revalidação do transcendentismo medievo-cristão e como repúdio do apego da Modernidade ao imanentismo. O núcleo (2) subdivide-se em duas alíneas: (i) o "Essay on Criticism", de A. Pope, como manifesto literário do período neoclássico; (ii) as grandes tendências da poesia pré-romântica. O núcleo (3) subdivide-se em cinco alíneas: (i) os manifestos literários "Lyrical Ballads" e "The Defence of Poetry"; (ii) a persistência da "sensibilidade" medievo-cristã na poesia de Wordsworth, Shelley e Keats; (iii) a defesa da criatividade imaginativa na prosa e poesia de Coloeridge; (iv) "Prometheus Unbound" e o ideário político romântico; (v) "Cain", de Byron, como documento da reinterpretação romântica do ideário religioso medievo-cristão.

Métodos de Ensino

Os conteúdos das alíneas (i), (ii) e (iii) do núcleo programático (1) são lecionados via de exposição oral dos conhecimentos do professor e da leitura, explicitação e correlação de passos de estudos críticos adequados às matérias tratadas e aos objetivos visados. Dada a sua natureza estritamente textual, os conteúdos das alíneas que constituem os núcleos programáticos (2) e (3) são lecionados preponderantemente de modo diferente. São lecionados, em específico, via da leitura e análise detalhada dos passos mais significativos dos textos teóricos e poéticos a que respeitam, bem como via do recurso a sinopses integrais (previamente preparadas) e a excertos de estudos críticos e comentários adequados ao nível dos conhecimentos que a disciplina visa transmitir aos alunos.

Bibliografia

BYRON, Lord Gordon. "Poetical Works" (Oxford University Press, 1970.)

COLERIDGE, S. T. "Poetical Works" (Oxford University Press, 1980).

KEATS, John. "Poetical Works" (Oxford University Press, 1982).

MARTIN, Roger, trad. "Les Préromantiques Anglais". "Collection Bilingue des Classiques Anglais”, Paris, Aubier, 1977.

PEAKE, Charles, ed. "Poetry of the Landscape and the Night". London, Edward Arnold, 1978.

POPE, Alexander. "Poetical Works".(Oxford University Press, 1983).

SHELLEY, P. B. "A Defence of Poetry"(Ed. H. F. B. Brett-Smith, Oxford, Basil Blackwell, 1972) e "Poetical Works"(Oxford University Press, 1986).

ABRAMS, M. H. , ed. "English Romantic Poets". 2. ed., London, Oxford University Press, 1975.

ABRAMS, M. H. "The Mirror and the Lamp: Romantic Theory and the Critical Tradition". London, Oxford University Press, 1981.

BOWRA, Maurice. "The Romantic Imagination". Oxford, Oxford University Press, 1984.

Método de Avaliação

  • 1ª Frequência - 50 %
  • 2ª Frequência - 50 %