Pragmática do Português
Código
0105812Créditos ECTS
6Objetivos
1. Analisar a linguagem em situações concretas de comunicação.
2. Tomar consciência dos diferentes níveis de significado de um enunciado.
3. Entender que a comunicação se faz em grande parte para além do que é dito.
4. Estar ciente do quanto é possível realizar através da linguagem.
5. Ter uma melhor compreensão da comunicação humana.
Programa
1. Introdução ao estudo da pragmática: conceitos preliminares.
2. Os princípios pragmáticos.
3. As implicaturas.
4. As pressuposições.
5. A referência dependente.
6. Os atos de fala.
Métodos de Ensino
A disciplina tem uma componente teórica e uma componente teórico-prática: a apresentação de conceitos e teorias novas é sempre seguida da realização em aula e em casa de exercícios diversificados. Os estudantes são avaliados em cada aula com base na sua participação e no trabalho realizado em casa. São também avaliados em momentos especificamente marcados para o efeito (provas escritas e trabalhos). Outros trabalhos mais pequenos realizados em casa e na aula poderão subir a nota final do estudante.
Bibliografia
CRUSE, Alan, 2000, Meaning in Language. 2.ª edição, 2004, Nova Iorque e Oxford: Oxford University Press.
DAVIS, Steven (ed.), 1991, Pragmatics: A reader. Nova Iorque e Oxford: Oxford University Press.
HUANG, Yan, 2006 Pragmatics. New York: Oxford University Press.
LEVINSON, Stephen, 1983, Pragmatics. Cambridge: Cambridge University Press.
MEY, Jacob L., 1993, Pragmatics: an introduction. 2.ª ed., 2001, Oxford: Blackwell Publishers.
Dicionário de Termos Linguísticos – Associação Portuguesa de Linguística http://www.ait.pt/recursos/dic_term_ling/index2.htm
Dicionário de Termos Linguísticos – APL e ILTEC*
http://www.portaldalinguaportuguesa.org/index.php?action=terminology
(*Versão online de XAVIER, M. F. e M. H. Mateus (org.) (1990). Dicionário de Termos Linguísticos, APL e ILTEC, Vol. I, Lisboa: Ed. Cosmos e de XAVIER, M. F. e M. H. Mateus (org.) (1992). Dicionário de Termos Linguísticos, APL e ILTEC, Vol. II, Lisboa: Ed. Cosmos).
Método de Avaliação
- 1ª Frequência - 35 %
- 2ª Frequência - 35 %
- Assiduidade e intervenção oral formal nas aulas e apresentação oral de um trabalho sobre tema a definir entre os alunos e a docente - 30 %