Cultura e Literatura Norte-Americana

Código

0105816

Créditos ECTS

6

Objetivos

Considerando que esta é a única Unidade Curricular dedicada ao estudo da cultura e literatura norte-americana e que a compreensão da produção cultural do presente tem de se estribar no conhecimento da tradição que a fundamenta, o curso irá concentrar-se no espaço de tempo que decorre entre a formação da América como nação e a afirmação da sua independência literária e cultural. Tendo em conta estas condicionantes, o estudo dos textos literários e de intervenção cultural compreenderá não apenas a dimensão literária em si mesma, mas também a respetiva dimensão histórica, cultural e ideológica.

Alguns dos objetivos de aprendizagem: Conhecer as ideias e os mitos fundadores da América como nação. Conhecer os acontecimentos históricos mais determinantes para o futuro dos EUA, desde a Revolução e Independência até à Revolução Industrial Americana. Saber articular a produção literária de cada período com o seu contexto histórico e cultural.

Programa

1. Introdução

O período colonial: ideias e mitos fundadores da América como nação; o papel da religião e sua retórica. A transição para o Iluminismo;

Revolução e Independência.

2. Romantismo e Transcendentalismo

O percurso para a independência cultural: o papel do Transcendentalismo na vida cultural do século XIX; o Transcendentalismo na literatura e a Renascença Americana (American “Nassaince”). As personalidades culturais e literárias mais influentes no período que precede a Guerra Civil de 1861–1865 (Emerson, Thoreau, Hawthorne, Melville, Whitman). O reconhecimento tardio de Poe e Dickinson. O contexto político.

3. O Realismo americano — entre o localismo e o cosmopolitismo

A independência literária: uma dicção “vernácula” em oposição à tradição “genteel”; a importância de Mark Twain para o romance americano e a atividade crítica de William Dean Howells. O cosmopolitismo de Henry James entre a América e a Europa; o Realismo Psicológico.

Métodos de Ensino

As aulas procuram um equilíbrio entre o seu componente teórico e o prático. Os vários núcleos temáticos serão apresentados em sessões expositivas da responsabilidade do professor, que em certos casos serão complementadas com investigação prosseguida pelos alunos e com subsequente apresentação na aula do trabalho efetuado. As aulas práticas concentrar-se-ão na leitura, análise e contextualização histórico-cultural de alguns dos textos literários e de intervenção cultural mais relevantes para o período sob apreciação.

Bibliografia

CHASE, Richard. The American Novel and Its Tradition. The Johns Hopkins U.P.

DEGLER, Carl N. Out of Our Past: The Forces That Shaped Modern America. Harper.

EVANS, J. Martin. America: The View from Europe. W.W. Norton.

HILL, C. P. A History of The United States. Edward Arnold.

JAMES, Henry. Selected Short Stories. Penguin.

JONES, Maldwyn A. The Limits of Liberty: American History 1607–1992. Oxford U.P.

LINSCOTT, Robert N. (ed.). Selected Poems & Letters of Emily Dickinson. Doubleday.

LUEDTKE, Luther S. (ed.). Making America: The Society and Culture of the United States. USIA.

McMICHAEL, George (ed.). Concise Anthology of American Literature. Macmillan.

RAMALHO, Maria Irene (coord.). Literatura Norte-Americana. Universidade Aberta.

RULAND, Richard, e BRADBURY, Malcolm. From Puritanism to Postmodernism: A History of American Literature. Penguin.

TWAIN, Mark. The Adventures of Huckleberry Finn. Penguin.

WHITMAN, Walt. Ther Complete Poems. Penguin.

Método de Avaliação

  • 1ª Frequência - 50 %
  • 2ª Frequência - 50 %