História Moderna
Código
0103084Créditos ECTS
6Objetivos
a) Conhecer os principais quadros de pensamento e organização da sociedade europeia no período moderno, nas suas múltiplas valências;
b) Articular as diversas áreas de conhecimento do período moderno, compreendendo os contextos e as práticas políticas, sociais, económicas e culturais;
c) Compreender as principais alterações da Modernidade relativamente ao período medieval
d) Identificar os principais contributos da Idade Moderna para o nascimento e consolidação da Época Contemporânea
e) Aperfeiçoar competências instrumentais específicas do domínio histórico (como identificar, analisar, sintetizar e comparar
Programa
1. O contexto cultural: Renascimento, Humanismo e Ciência numa Europa em transição
2. O contexto político: modelos de Estado Moderno (Absolutismos, Impérios e Parlamentarismos)
3. O contexto religioso: Reformas protestante e católica, guerras religiosas
4. O contexto económico: setores primário, secundário e terciário em época de globalização
5. O contexto social: demografia, estrutura social e vida privada
6. O fim de uma Época: a crise do Antigo Regime
Métodos de Ensino
As aulas são de natureza teórica (T) e teórico-prática (TP).
O docente procederá à exposição sistemática dos conteúdos programáticos, articulando-a com a análise de textos historiográficos e de fontes históricas, bem como com o recurso a suportes visuais. Os estudantes serão incentivados a intervir de forma ativa, através de questões e comentários críticos, promovendo a discussão orientada em sala de aula. O trabalho desenvolvido visa o contacto direto com a historiografia da Época Moderna e com fontes selecionadas, de modo a aprofundar os temas do programa, desenvolver competências de leitura crítica e estimular a reflexão histórica.
Complementarmente, serão propostas tarefas a desenvolver de forma assíncrona, que poderão incluir a leitura orientada de textos, o visionamento de vídeos ou a audição de podcasts, com o objetivo de consolidar conteúdos, preparar a discussão em aula e promover a autonomia dos estudantes no processo de aprendizagem.
Bibliografia
ARAÚJO, André de Melo et al. (eds.). A Época Moderna. Petrópolis, RJ: Vozes, 2024.
BRAUDEL, Fernand, Civilização material, economia e capitalismo, 3 vols., Lisboa, Teorema. 1992-1993.
CAMERON, Euan (ed.), História da Europa Oxford: O século XVI, Porto, Fio da Palavra Editores, 2009.
CARPENTIER, Jean; LEBRUN, François, História da Europa, 3ª edição, Lisboa, Estampa, 2002.
CHAUNU, P. A civilização da Europa das luzes. Lisboa: Estampa, 1985 (2 vols).
COOK, C., & BROADHEAD, P. The Routledge Companion to Early Modern Europe, 1453-1763 (1st ed.). Routledge. 2006.
DELUMEAU, Jean, A civilização do renascimento, Lisboa, Estampa, 1989 (2 vols).
ELIAS, Nobert. A Sociedade de Corte. 2.ª ed. Lisboa: Editorial Estampa, 1995.
GREEN, V.H.H., Renascimento e Reforma (a Europa entre 1450 e 1660), Lisboa, Dom Quixote, 1991.
GREENGRASS, Mark, Christendom Destroyed. Europe, 1517-1648, Londres, Penguin Books, 2015.
HENRY, John, The Scientific Revolution and the Origins of Modern Science, 2ª ed., Nova York, Palgrave, 2002.
HALE, John, A Civilização Europeia no Renascimento, Lisboa, Presença, 2000.
HOF, Ulrich Im, A Europa no século das Luzes, Lisboa, Presença, 1995.
KOENIGSBERGER, H.G. Early Modern Europe 1500-1789 (1st ed.). Routledge. 2000.
KÜMIN, Beat. (Ed.), The European World 1500–1800: An Introduction to Early Modern History (4th ed.), Routledge, 2022.
MISKIMIN, Harry A. A economia do Renascimento Europeu, 1300-1600. Lisboa: Editorial Estampa, 1998.
WIESNER-HANKS, Merry E., Early Modern Europe, 1450-1789. Cambridge: Cambridge University Press, 2013.
Método de Avaliação
A avaliação é composta por três elementos:
1. Assiduidade, participação nas aulas, execução de tarefas (30%)
2. Prova escrita individual (35%)
3. Trabalho de grupo (apresentação sobre um tema à escolha a partir de uma lista a fornecer pelo docente e respetivo relatório reflexivo) (35%)
