História do Império Português
Código
0103040Créditos ECTS
6Objetivos
1.Obter uma visão global e coerente do desenvolvimento da Expansão Portuguesa no Oceano Atlântico e no Índico.
2.Indicar as principais motivações da expansão marítima portuguesa.
3.Caracterizar as várias configurações de poderes do império português.
4.Caracterizar a economia do império ultramarino nos seus vários espaços marítimos e territoriais
5.Perceber o fim do Maré clasum e o aparecimento de novos impérios na Época Moderna. Inferir a interação dos vários Impérios
6.Conhecer a bibliografia especializada e as problemáticas historiográficas de maior relevo no âmbito do período e das temáticas abordadas;
7.Desenvolver a capacidade de exposição oral e escrita dos resultados de investigação, a partir de documentação original, fazendo-o numa perspetiva crítica;
8.Adquirir conhecimentos que habilitem o aluno a aprofundar estudos no domínio da Expansão Portuguesa.
Programa
1.Antecedentes da expansão marítima: A Europa Medieval e as motivações para uma expansão europeia. O início da expansão marítima: porquê Portugal?
2.A formação do Império: Ceuta e Tanger. A dimensão Atlântica do Império: As Ilhas. A costa Ocidental Africana: Política de D. Afonso V; Estratégia ultramarina de D. João II; D. Manuel: A Índia e o Brasil.
3.O fim da hegemonia marítima: A incapacidade para enfrentar Holandeses e Ingleses no mar.
O prolongamento da fronteira brasileira até à foz do Amazonas.
4.Configuração dos Poderes: Praças e feitorias; Capitanias-donatarias; Capitanias Gerais; Concelhos; Estado da Índia; Governo-geral do Brasil.
5.A Economia ultramarina: As primeiras produções: cereais, açúcar, especiarias. Os escravos. Os metais preciosos: o ouro africano e o brasileiro no século XVIII. As novas plantações Brasileiras: algodão e café. Novas rotas e principais agentes.
Métodos de Ensino
Os métodos a adotar, durante as aulas, implicam a conjugação entre a exposição e a explanação dos conteúdos e no comentário e interpretação de documentos / textos —, com o levantamento de questões dirigidas aos alunos ou o esclarecimento das que forem colocadas por estes. Procura-se conjugar o uso das novas tecnologias (PowerPoint) com a intervenção das docentes e a autonomia dos alunos, no sentido de pesquisarem e fazerem leituras que aprofundem e complementem os conteúdos das aulas.
Bibliografia
BETTHENCOURT, F., CHAUDHURI,K. (dir.), História da Expansão Portuguesa,4 vols., Círculo de Leitores, 1998.
Curto, Diogo Ramada e Bettencourt, Francisco, A Expansão Marítima Portuguesa 1400-1800", Ed. 70, 2010.
MARQUES, A. H. de Oliveira (coor.), História dos Portugueses no Extremo Oriente, 2 vols.,Fundação Oriente, 1998-2001.
SERRÃO, J. e Marques, A. H. O. (dir.), Nova História da Expansão Portuguesa, 6 vols, Ed. Estampa, 1991 a 2006.
BOXER, C., O Império Colonial Português (1415-1825), «Lugar da História, 14», Ed. 70, 1981.
GODINHO, V. M., Os Descobrimentos e a Economia Mundial, 4 vols., Ed. Presença, 1982-1983.
MAURO, F., Portugal, o Brasil e o Atlântico, 1570-1670, 2 vols. Ed. Estampa, 1989.
RUSSELL-WOOD, A. J. R., A World on the Move : The Portuguese in Africa, Asia, and America, 1415-18108, Manchester, Fundação Calouste Gulbenkian, 1992
THOMAZ, L. F., De Ceuta a Timor, Difel, 1994.
Método de Avaliação
- Frequência - 60 %
- Pequenos trabalhos, assiduidade e a participação oral nas aulas - 10 %
- Trabalho individual escrito apresentado oralmente pelo aluno - 30 %