Sociologia Geral
Código
0102026Créditos ECTS
6Objetivos
Pretende-se com esta disciplina o estudo dos conceitos e propostas teóricas fundamentais da Sociologia, assim como a obtenção de competências ao nível da prática científica. Pretende-se que os alunos adquiram competências acerca da estrutura do conhecimento sociológico e respetiva construção, através de um conjunto abrangente de temas acerca dos processos sociais da modernidade.
Programa
1. Objectivos na óptica dos estudantes:
1. Compreender e identificar os conceitos e as teorias expostas nos conteúdos.
2. Compreender as principais problemáticas envolvidas nos conteúdos.
3. Adquirir competências compreensivas de articulação entre teorias, conceitos e dimensões.
4. Adquirir sentido crítico e analítico no estudo dos conteúdos de Sociologia Geral.
2. Conteúdos programáticos:
1. Instituições e Processos Sociais
1.1. Instituições e funções sociais
1.2. Família e mudanças familiares
1.3. Escola e educação
1.4. Mudança social e desenvolvimento
2. Estruturas e Acção
2.1. Estruturas sociais
2.2. Sistemas sociais e acção social
3. Classes Sociais e Estratificação Social
3.1. Desigualdades sociais e classes sociais
3.2. Classes sociais: perspectivas clássicas e contemporâneas
3.3. Estrutura de classes e mobilidade de classe
3.4. Género, etnicidade e pobreza
4. Prática Profissional da Sociologia
4.1. Investigação e pesquisa
4.2. Técnicas e instrumentos de pesquisa
4.3. Sociologia: ciência e profissão
Métodos de Ensino
3. Metodologia de ensino e estudo:
3.1. A metodologia de ensino segue as orientações pedagógicas, designadamente, a Circular n.º 3/2024 que define a Política Pedagógica Institucional.
3.2. Deste modo, a unidade curricular (u.c.) adopta como vectores o ensino centrado na aprendizagem do estudante (1); o desenvolvimento de competências específicas e transversais, com recurso a métodos diversificados (2); o uso de recursos digitais como ferramentas promotoras da aprendizagem (3); o uso de recursos digitais como ferramentas de gestão da comunicação e de flexibilização da aprendizagem (4); a adopção de práticas de avaliação autoreguladora das aprendizagens dos estudantes (5); o aprofundamento da relação com a realidade e a comunidade (6) e a articulação entre o ensino e a investigação e internacionalização das experiências formativas (7).
3.3. De modo a consubstanciar o, anteriormente, exposto, as aulas revestem-se das modalidades teórico-práticas e laboratoriais.
1.4. As aulas teórico-práticas serão de carácter expositivo, com espaço para a colocação de dúvidas e de debate sobre os conteúdos, assim como trabalho prático.
3.5. As aulas laboratoriais consistem em trabalho prático, integrado nos conteúdos programáticos, apoiado em bibliografia e pesquisa previamente indicadas.
3.6. A exposição dos conteúdos recorre à apresentação de estudos empíricos, assim como de elementos de ordenação, de classificação e de análise científica.
3.7. A exposição recorre ainda à ilustração, apoiada em elementos visuais, de modo a suscitar a reflexão e o debate.
3.8. O estudo deverá ser feito em ordem a completar a informação recebida nas aulas, não devendo ser inferior ao tempo lectivo semanal da u.c.
3.9. Por forma a orientar o estudo, a u.c. possui um Guião de Estudo, especialmente, preparado que será publicado no Moodle, devendo ser levado para todas as aulas.
4. Competências a desenvolver:
4.1. Empreender metodologia de estudo a partir dos elementos fornecidos pela docência, centrado na aprendizagem autónoma e na capacidade de gestão dessa aprendizagem.
4.2. Adquirir conhecimentos dos conteúdos programáticos, saber interpretar e reproduzir os esquemas analíticos das teorias e dos conceitos apresentados.
4.3. Ordenar, classificar e analisar o material de estudo em ordem a estabelecer uma compreensão dos conteúdos científicos.
4.4. Compreender e analisar de forma autónoma os estudos que expressam o conhecimento da u.c.
4.5. Criar capacidade analítica autónoma apoiada no exercício reflexivo por escrito e oral.
4.6. Desenvolver capacidades de trabalho, de debate e de reflexão em conjunto e de trabalho laboratorial.
Bibliografia
1) Almeida, João Ferreira de (1994). Introdução à Sociologia. Lisboa. Universidade Aberta.
2) Ferreira, J. M. Carvalho; Peixoto, João; Marques, Rafael; Raposo, Rita; Graça, João Carlos; Carvalho, Anabela Soriano (1995). Sociologia. Lisboa. McGraw-Hill.
3) Giddens, Anthony (1996). La estructura de clases en las sociedades avanzadas. Madrid. Alianza Editorial.
4) Giddens, Anthony (1997). Sociologia. Lisboa. Fundação Calouste Gulbenkian.
5) Gíner, Salvador (1997). Sociología. Barcelona. Ed. Península.
6) Pinto, Conceição Alves (1995). Sociologia da Escola. Lisboa. McGraw,Hill.
7) Quivy, Raymond; Campenhoudt, Luc Van (1992). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa. Gradiva.
8) Rocher, Guy (1989). Sociologia Geral. Mudança social e acção histórica. Vol. III. Lisboa. Ed. Presença.
9) Segalen, Martine (1999). Sociologia da Família. Lisboa. Terramar.
10) Sztompka, Piotr (1995). Sociología del cambio social. Madrid. Alianza Editorial.