Epistemologia da Psicologia
Código
0103169Créditos ECTS
6Objetivos
A disciplina tem dois grandes objetivos: oferecer uma introdução à epistemologia e discutir problemas epistemológicos específicos da psicologia. Na primeira parte do programa, promove-se uma análise de noções e problemas fundamentais da epistemologia geral. A segunda parte é dedicada a uma apresentação e discussão dos principais debates contemporâneos no domínio da epistemologia da psicologia.
No fim do semestre, o aluno deverá ser capaz de:
1. Compreender os conceitos fundamentais subjacentes à prática científica em geral;
2. Compreender alguns dos conceitos fundamentais do domínio da psicologia;
3. Adotar uma posição crítica sobre os problemas epistemológicos tratados;
4. Aplicar à prática científica os conhecimentos obtidos, evitando obscuridade e incorreções no uso de conceitos fundamentais e adotando procedimentos metodológicos corretos à luz dos debates epistemológicos contemporâneos;
5. Dominar os processos de investigação conducentes à realização de trabalhos.
Programa
Introdução
1-Epistemologia, psicologia e ciência cognitiva
2-O método científico: o indutivismo e os seus críticos; a relação entre obs. e teoria
3-A distinção entre ciência e pseudociência
4-A natureza das leis científicas
5-Modelos e tipos de explicação científica
6-Explicação e compreensão
7-O problema dos valores na ciência
II- Problemas da epistemologia da psicologia
1- Teorias da mente:
1.1- Dualismo
1.2- Materialismo (teoria da identidade e behaviorismo)
1.3- O funcionalismo e a conceção computacional e representacional da mente
1.4- Interpretacionismo; Davidson e Dennett
1.5- Eliminativismo
2- O estatuto e a legitimidade da psicologia de senso comum (folk psychology). O debate entre a “teoria da teoria” e a “teoria da simulação”.
3- Pressuposições de racionalidade e a explicação da ação humana:
4- O problema da possibilidade de leis psicológicas.
5- O problema da relação entre pensamento e linguagem:
6- O problema da cientificidade da psicanálise.
Métodos de Ensino
A lecionação consiste em aulas expositivas complementadas por aulas teórico-práticas, orientadas para a discussão de problemas epistemológicos fundamentais e de textos relevantes.
São privilegiadas as seguintes atividades de aprendizagem:
– discussão da matéria lecionada;
– leitura da bibliografia da disciplina, com ênfase para as publicações mais recentes.
– elaboração de trabalhos de reflexão sobre um dos pontos do programa, sob a orientação do docente.
– acompanhamento pessoal dos alunos no horário de atendimento.
Bibliografia
BEM, S. e JONG, H., Theoretical Issues in Psychology, London, Sage, 2006.
BERMÚDEZ, J., Philosophy of Psychology: A Contemporary Introduction, London, Routledge, 2005.
BOTTERILL, G., e CARRUTHERS, P., A Filosofia da Psicologia, Lisboa, Instituto Piaget, 2004.
GENTNER, D., e GOLDIN-MEADOW, S., Language in Mind: Advances in the Study of Language and Thought, Cambridge, MA, The MIT Press, 2003.
HEIL, J., Philosophy of Mind, London, Routledge, 1998.
KAHNEMAN, D., et al, Judgment Under Uncertainty: Heuristics and Biases, Cambridge, Cambridge University Press, 1982.
KUHN, T., A Estrutura das Revoluções Científicas, São Paulo, Ed. Perspectiva, 1991.
HEIL, J., Philosophy of Mind, London, Routledge, 1998.
POPPER, K., A Lógica da Pesquisa Científica, São Paulo, Cultrix, 1993.
STEIN, E., Without Good Reason: The Rationality Debate in Philosophy and Cognitive Science, Oxford, Clarendon Press, 1996.
Método de Avaliação
- Frequência - 75 %
- Trabalho de reflexão sobre um dos problemas tratados no programa - 25 %