Epistemologia da Psicologia

Código

0103169

Créditos ECTS

6

Objetivos

A disciplina tem dois grandes objetivos: oferecer uma introdução à epistemologia e discutir problemas epistemológicos específicos da psicologia. Na primeira parte do programa, promove-se uma análise de noções e problemas fundamentais da epistemologia geral. A segunda parte é dedicada a uma apresentação e discussão dos principais debates contemporâneos no domínio da epistemologia da psicologia.

No fim do semestre, o aluno deverá ser capaz de:

1. Compreender os conceitos fundamentais subjacentes à prática científica em geral;

2. Compreender alguns dos conceitos fundamentais do domínio da psicologia;

3. Adotar uma posição crítica sobre os problemas epistemológicos tratados;

4. Aplicar à prática científica os conhecimentos obtidos, evitando obscuridade e incorreções no uso de conceitos fundamentais e adotando procedimentos metodológicos corretos à luz dos debates epistemológicos contemporâneos;

5. Dominar os processos de investigação conducentes à realização de trabalhos.

Programa

Introdução

1-Epistemologia, psicologia e ciência cognitiva

2-O método científico: o indutivismo e os seus críticos; a relação entre obs. e teoria

3-A distinção entre ciência e pseudociência

4-A natureza das leis científicas

5-Modelos e tipos de explicação científica

6-Explicação e compreensão

7-O problema dos valores na ciência

II- Problemas da epistemologia da psicologia

1- Teorias da mente:

1.1- Dualismo

1.2- Materialismo (teoria da identidade e behaviorismo)

1.3- O funcionalismo e a conceção computacional e representacional da mente

1.4- Interpretacionismo; Davidson e Dennett

1.5- Eliminativismo

2- O estatuto e a legitimidade da psicologia de senso comum (folk psychology). O debate entre a “teoria da teoria” e a “teoria da simulação”.

3- Pressuposições de racionalidade e a explicação da ação humana:

4- O problema da possibilidade de leis psicológicas.

5- O problema da relação entre pensamento e linguagem:

6- O problema da cientificidade da psicanálise.

Métodos de Ensino

A lecionação consiste em aulas expositivas complementadas por aulas teórico-práticas, orientadas para a discussão de problemas epistemológicos fundamentais e de textos relevantes.

São privilegiadas as seguintes atividades de aprendizagem:

– discussão da matéria lecionada;

– leitura da bibliografia da disciplina, com ênfase para as publicações mais recentes.

– elaboração de trabalhos de reflexão sobre um dos pontos do programa, sob a orientação do docente.

– acompanhamento pessoal dos alunos no horário de atendimento.

Bibliografia

BEM, S. e JONG, H., Theoretical Issues in Psychology, London, Sage, 2006.

BERMÚDEZ, J., Philosophy of Psychology: A Contemporary Introduction, London, Routledge, 2005.

BOTTERILL, G., e CARRUTHERS, P., A Filosofia da Psicologia, Lisboa, Instituto Piaget, 2004.

GENTNER, D., e GOLDIN-MEADOW, S., Language in Mind: Advances in the Study of Language and Thought, Cambridge, MA, The MIT Press, 2003.

HEIL, J., Philosophy of Mind, London, Routledge, 1998.

KAHNEMAN, D., et al, Judgment Under Uncertainty: Heuristics and Biases, Cambridge, Cambridge University Press, 1982.

KUHN, T., A Estrutura das Revoluções Científicas, São Paulo, Ed. Perspectiva, 1991.

HEIL, J., Philosophy of Mind, London, Routledge, 1998.

POPPER, K., A Lógica da Pesquisa Científica, São Paulo, Cultrix, 1993.

STEIN, E., Without Good Reason: The Rationality Debate in Philosophy and Cognitive Science, Oxford, Clarendon Press, 1996.

Método de Avaliação

  • Frequência - 75 %
  • Trabalho de reflexão sobre um dos problemas tratados no programa - 25 %