Introdução à Estatística
Código
0102018Créditos ECTS
6Objetivos
Pretende-se que os alunos adquiram:
i) competências no domínio da Estatística Descritiva e Teoria das Probabilidades, inclusivamente a nível da utilização de software apropriado (v.g., SPSS), para que sejam reunidas as condições para o posterior domínio da inferência estatística.
ii) conhecimentos que lhes permitam fazer a análise e a interpretação da informação, sempre com uma visão crítica acerca da qualidade dessa informação.
Programa
1. Estatística Descritiva: Distribuição de frequências. Medidas de: localização; dispersão; assimetria; achatamento ou curtose. Representação gráfica. Coeficiente de correlação de Pearson.
2. Teoria Elementar da Probabilidade e Variáveis Aleatórias: Teoria elementar da probabilidade. Função de probabilidade e função de distribuição. Valor esperado e variância de uma variável aleatória discreta.
3. Algumas Distribuições Teóricas: Referência às principais distribuições discretas (Bernoulli; Binomial; Hipergeométrica; Poisson). Distribuições contínuas: Normal; t de Student; Qui-Quadrado; F de Snedecor.
4. Distribuições por Amostragem.
5. Estimação de Parâmetros: Estimação pontual. Estimação por intervalos.
6. Testes de Hipóteses Paraméricos: Testes paramétricos para um parâmetro populacional (média, proporção e variância). Testes de hipóteses para: a diferença entre duas médias populacionais; o quociente entre variâncias populacionais; a diferença entre duas proporções populacionais. Análise de variância simples (um fator).
7. Medidas de associação não paramétrica e testes de significância: Coeficiente de correlação ordinal de Spearman; Coeficiente V de Cramer e coeficiente phi.
Métodos de Ensino
Aplicam-se metodologias baseadas na exposição do professor, recorrendo-se algumas vezes ao auxílio de aplicações informáticas. Nas aulas teóricas todos os conteúdos lecionados são imediatamente seguidos de exemplos de aplicação, para uma melhor compreensão desses conteúdos. O docente acompanha os alunos na resolução de problemas, fomentando-se a discussão das metodologias e dos resultados obtidos.
Nas aulas práticas o docente acompanha os alunos na resolução de problemas, fomentando-se a discussão das metodologias e dos resultados obtidos, proporcionando-se assim a possibilidade de uma reflexão sobre a escolha apropriada das técnicas de análise exploratória de dados e dos testes de hipóteses estudados. São utilizadas, por vezes, aplicações informáticas, tais como o IBM SPSS Statistics ou o MS. Excel no decurso da análise de dados.
Bibliografia
Guimarães, Rui C.; Cabral, José A. S. (1997). Estatística. McGraw-Hill, Lisboa.
Larson, Harold J. (1982). Introduction to Probability Theory and Statistical Inference, John Wiley&Sons, Nova Iorque.
Maroco, João; Bispo Regina (2005). Estatística Aplicada às Ciências Sociais e Humanas, 3ª edição, Ed. Climepsi, Lisboa.
Murteira, Bento; Ribeiro, Carlos; Silva, João; Pimenta, Carlos (2008). Introdução à Estatística, 2ª edição, McGraw-Hill, Lisboa.
Siegel, S., & Castellan, N. J. (1988). NonParametric Statistics for the Behavioral Sciences, McGraw-Hill, Nova Iorque.
Silva, Cecília M. S. (1999). Estatística Aplicada à Psicologia e Ciências Sócias, McGraw-Hill, Lisboa.
Método de Avaliação
- 1.ª Frequência - 40 %
- 2.ª Frequência - 40 %
- Trabalho Individual e/ou de Grupo - 20 %