Genética e Evolução

Código

0105117

Créditos ECTS

6

Objetivos

Conhecimentos:

  1. Reconhecer a Genética como uma área científica prioritária com interesse multidisciplinar;
  2. Reconhecer a sua importância para a Psicologia;
  3. Compreender as funções do DNA e RNA e sua importância;
  4. Conhecer os tipos de mutações que podem ocorrer e suas consequências;
  5. Compreender a importância da mitose e da meiose, em termos hereditários e evolutivos;
  6. Reconhecer o cariótipo humano normal e identificar mutações cromossómicas significativas;
  7. Compreender o conceito de Evolução e os principais mecanismos evolutivos;
  8. Compreender os mecanismos da hereditariedade Mendeliana e Não Mendeliana;
  9. Compreender a importância da hereditariedade complexa;
  10. Compreender a origem genética de algumas patologias humanas;
  11. Compreender os princípios da Genética de Populações e sua importância em termos evolutivos.

Aptidões e competências:

  1. Análise crítica de conteúdos incluindo aspetos éticos;
  2. Resolução de problemas;
  3. Trabalho em grupo;
  4. Comunicação científica;
  5. Construir conhecimento de modo autónomo, a partir de fontes de informação disponíveis.

Programa

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecimentos: a) Reconhecer a Genética como uma área científica prioritária com interesse multidisciplinar; b) Reconhecer a sua importância para a Psicologia; c) Compreender as funções do DNA e RNA e sua importância; d) Conhecer os tipos de mutações que podem ocorrer e suas consequências; e) Compreender a importância da mitose e da meiose, em termos hereditários e evolutivos; f) Reconhecer o cariótipo humano normal e identificar mutações cromossómicas significativas; g) Compreender o conceito de Evolução e os principais mecanismos evolutivos; h) Compreender os mecanismos da hereditariedade Mendeliana e Não Mendeliana; i) Compreender a importância da hereditariedade complexa; j) Compreender a origem genética de algumas patologias humanas; k) Compreender os princípios da Genética de Populações e sua importância em termos evolutivos.

Aptidões e competências: l) Análise crítica de conteúdos incluindo aspetos éticos; m) Resolução de problemas; n) Trabalho em grupo; o) Comunicação científica; p) Construir conhecimento de modo autónomo, a partir de fontes de informação disponíveis.

 

Conteúdos programáticos

  1. Introdução
  2. Bases celulares e moleculares da hereditariedade (do DNA e RNA às proteínas)
  3. Cromossomas e divisão celular (mitose e meiose)
  4. Mutações e polimorfismos
  5. Evolução e fatores evolutivos
  6. Tipos de hereditariedade (Mendeliana e Não Mendeliana) e patologias associadas
  7. Genética de populações

Métodos de Ensino

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos da unidade curricular

Os conteúdos selecionados para esta unidade curricular permitem uma abordagem integrada às bases da genética. O programa desenvolve-se em torno dos tópicos considerados fundamentais no domínio da Genética. Assim, a componente inicial aborda, de um modo atual e incorporando desenvolvimentos recentes nesta área, as bases celulares e moleculares da hereditariedade. A teoria cromossómica é, seguidamente, explorada e integrada. Mutações e o conceito de polimorfismo servem de plano de fundo para que os alunos melhor compreendam o conceito de Evolução e os fatores evolutivos. Os vários padrões de hereditariedade são abordados e dão-se exemplos de patologias. Os conteúdos terminam com a componente de genética de populações.

 

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Sabendo-se que as metodologias de aprendizagem ativa, centradas no aluno, promovem de forma reconhecidamente mais eficiente a aquisição de aptidões e competências pelos alunos, e melhoram o seu aproveitamento no geral, ir-se-ão aplicar estas estratégias, durante as aulas teórico-práticas, ao longo da disciplina. Dentro destas estratégias, a análise de estudos de caso, no âmbito da “aprendizagem pela descoberta”, é extremamente útil pois o aluno é confrontado com a realidade da investigação e da publicação científica, permitindo que obtenham autonomia na elaboração do “estado da arte”, relativo neste caso, a patologias selecionadas. As atividades de resolução de problemas serão desenvolvidas exclusivamente em presença do professor, que prestará orientação sempre que se verifique necessário. A lecionação da componente teórico-prática prevê-se que decorra numa sala equipada com acesso à Internet e tecnologia de projeção de vídeo. A utilização criteriosa de bases de dados de artigos científicos como o Google Académico, de consulta livre, e a Web of Knowledge, acessível através do portal dos Serviços de Documentação da Universidade dos Açores, será incentivada. As tarefas propostas serão realizadas sempre de forma colaborativa, em grupos de 2-3 alunos, embora seja exigido que, dentro do grupo, sejam definidas tarefas específicas para cada membro. Não se pretende que as estratégias de ensino centradas no aluno substituam totalmente a transmissão direta de conteúdos teóricos, pois o ensino centrado no professor, particularmente a este nível de aprendizagem, em que é necessária a aquisição de conceitos complexos, é imprescindível para atingir objetivos conceptuais. É reconhecida a importância da transmissão direta de conteúdos teóricos através de palestras efetuadas pelo professor e complementadas por apresentações multimédia. Esta estratégia centrada no professor é particularmente vantajosa no caso de disciplinas em que é necessário que os alunos adquiram, a priori, um conjunto de conceitos basilares a partir dos quais atividades de enriquecimento e consolidação, centradas no aluno, podem seguidamente ser propostas.

Bibliografia

Bibliografia principal

Carey, G., 2003. Human Genetics for the Social Sciences. Sage Publications, United Kingdom.

Darwin C., 1873. The origin of species by means of natural selection: or, the preservation of favoured races in the struggle for life. 6th Edition. John Murray, London. John Murray, London.

Futuyma D.J., 2013. Evolution. Sinauer Associates.

Nettle D., 2009. Evolution and Genetics for Psychology. Oxford University Press.

Nussbaum, R. L., McInnes, R. R., & Willard, H. F., 2015. Thompson & Thompson Genetics in Medicine e-Book. Elsevier Health Sciences.

Método de Avaliação