Psicologia Social
Código
0105071Créditos ECTS
6Objetivos
Pretende-se, com esta disciplina, que os alunos desenvolvam competências a nível cognitivo e a nível das atitudes. Assim, no final da abordagem ao Programa de Psicologia Social considera-se que os estudantes deverão ser capazes de:
1. Conhecer a componente psicológica nas diversas situações de interação social;
2. Compreender a importância da componente psicológica nas relações interpessoais;
3. Desenvolver atitudes de observação, pesquisa, análise e reflexão face a questões do domínio do comportamento social.
Programa
Esta UC organiza-se em quatro unidades temáticas alinhadas com os objetivos estabelecidos. Todas as unidades contribuem para a realização dos objetivos 1), 2) e 3), providenciando contacto com conteúdos teóricos sobre a dimensão individual (2.ª unidade) e as dimensões grupal e intergrupal (3.ª e 4ª unidades 2). A 1.ª unidade visa familiarizar os estudantes com o objeto de estudo, metodologias e evolução da área científica. Visa-se o desenvolvimento de competências teóricas sobre a Psicologia Social, e sobre as temáticas que norteiam esta área da Psicologia e ainda competências de: a) pensamento crítico e comunicação, promovidos em discussões guiadas por questionamento e análise de material multimédia (vídeos); b) trabalho colaborativo, promovido por instrução por pares e em grupo; c) autonomia, competências de investigação e metodológicas, de gestão do tempo e trabalho por objetivos e criatividade promovidas pela realização de pesquisa bibliográfica em repositórios científicos.
Métodos de Ensino
A metodologia a seguir nesta UC foca-se essencialmente no estudante, procurando-se promover o envolvimento com os conteúdos lecionados e aumentar a motivação para o estudo. Numa primeira parte da UC decorrerão aulas teóricas, predominantemente destinadas à exposição de temáticas programáticas por parte da docente da disciplina. Nestas aulas serão aplicadas metodologias de aprendizagem ativa, como aprendizagem guiada por questões, instrução por pares e discussão em grande grupo apoiadas por questões e conteúdos multimédia (vídeos). As aulas encontram-se segmentadas para favorecer a retenção de conteúdos. Na segunda parte da UC, está prevista a realização e apresentação oral, por parte dos alunos, de trabalhos de grupo de pesquisa temática orientada utilizando repositórios científicos, promovendo-se assim o trabalho autónomo e colaborativo. A ferramenta Moodle será utilizada para disponibilização de materiais entrega de trabalhos.
Bibliografia
Álvaro, J. L. & Garrido, A. (2007). Psicologia social. Perspectivas psicológicas e sociológicas. McGraw Hill.
Aronson, E. (1976). The social animal (2nd ed.). Freeman.
Baron, R. A & Branscombe, N. R. (2012). Social psychology (13th ed). Pearson Education, Inc.
Buunk, A. P. & Vugt, M. V. (2008). Applying social psychology. From problems to solutions. Sage.
Gilbert, D. T., Fiske, S. T., Finkel, E. J., & Mendes, W. B. (Eds.) (2025). The handbook of social
psychology (6th ed.). Situational.
Hogg, M. A. & Vaughan, G. M. (2014). Social psychology. (7th ed.). Pearson.
Maio, G. R., & Haddock, G. (2010). The psychology of attitudes and attitude change. Sage.
Myers, David G., & Jean M. Twenge (2016). Social psychology (12th ed). McGraw-Hill.
Neto, F. (1998). Psicologia social, Vols. I e II. Universidade Aberta.
Vala, J., & Monteiro, M. B. (Eds.) (2017). Psicologia social (10ª Ed.). Fundação Calouste Gulbenkian.
Método de Avaliação
A avaliação dos/as estudantes que optarem pelo sistema de avaliação periódica basear-se-á na realização de uma prova escrita (60%) e de um trabalho teórico-prático temático, realizado em grupo (40%). Este trabalho será avaliado pelo desempenho dos estudantes no processo de realização (avaliação contínua do processo de aprendizagem e envolvimento na tarefa), na apresentação oral e no relatório de grupo escrito que dele resultar. Os alunos que optarem pelo sistema de avaliação por exame apenas terão de realizar esta prova no período de exame. O exame final da disciplina consistirá em uma prova escrita.
