Laboratório de Psicologia do Desenvolvimento

Código

0105725

Créditos ECTS

6

Objetivos

1)     Identificar os principais paradigmas da investigação do domínio do desenvolvimento infantil e juvenil;

2)     Compreender a delimitação de uma problemática de investigação em face do estado do conhecimento e do estado da situação;

3)     Planear pequenos processos de investigação no âmbito de temáticas inerentes ao estudo do desenvolvimento conceptual na infância, enunciando questões, delimitando objetos de estudos, definindo objetivos e selecionando metodologias adequadas;

4)     Realizar pesquisas eletrónicas de bibliografia da especialidade;

5)     Realizar sínteses de estudos empíricos, comparando e integrando abordagens, procedimentos e resultados;

6)     Produzir, analisar e interpretar dados de investigação;

7)     Elaborar um relatório de natureza científica, construindo e interpretando dispositivos de síntese e sistematização de dados;

8)     Divulgar, pelas metodologias de comunicação científica convencionais, processos e resultados sobre a problemática estudada.   

Programa

1)     Abordagens à investigação e intervenção em desenvolvimento humano.

2)     Estudar a criança e o desenvolvimento: domínios de investigação com agendas distintas;

3)     Questões éticas associadas aos processos de investigação e de intervenção em desenvolvimento humano.

4)     Delineamento e avaliação de programas de estimulação do desenvolvimento e de intervenção precoce.

5)     Adaptações dos métodos de recolha de dados ao estudo da criança.

6)     Dispositivos de síntese e sistematização de dados científicos.

7)     Discussão e interpretação da informação científica.

8)     Competências essenciais aos formatos clássicos de divulgação científica.

A ênfase na metodologia de investigação e de intervenção presente nesta unidade curricular comporta a abertura a diversos objetos concretos de pesquisa pelos estudantes, convocando conceitos e teorias da Psicologia do Desenvolvimento da criança, do adolescente, do adulto e do idoso. 

Métodos de Ensino

São contempladas aulas de grande grupo e tutoriais. As primeiras, inicialmente mais centradas na exposição dialogada de conteúdos e na discussão dirigida em seminários pela docente, passam progressivamente a constituir um espaço para os estudantes darem conta da evolução dos seus trabalhos de pesquisa e problematizarem as tomadas de decisão inerentes às etapas subsequentes. As aulas de carácter tutorial visam o acompanhamento e supervisão de cada pesquisa em curso, desenvolvida através de uma metodologia próxima à do trabalho de projeto.

A par do trabalho realizado nas aulas, os alunos desenvolvem atividades de pesquisa bibliográfica, de recensão crítica e de planeamento, recolha e análise de dados, ensaiando a aplicação de ferramentas.

A disponibilização de materiais, a participação em fóruns e a entrega de trabalhos, bem como o esclarecimento de dúvidas, são efetuados através do Moodle.

Bibliografia

Informação disponível em breve.

Método de Avaliação

  • Comunicação científica - 20 %
  • Comunicação científica - 20 %
  • Trabalho de investigação - 40 %
  • Trabalho de síntese - 20 %