Contextos de Aplicação da Psicologia Clínica e da Saúde
Código
0105701Créditos ECTS
6Objetivos
Esta u.c. visa a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos em disciplinas prévias, quer da área da psicologia clínica, quer da psicologia da saúde, a contextos específicos de intervenção psicológica nestes domínios do saber. Assim são objetivos desta u.c.:
1- A identificação e operacionalização do papel do psicólogo em quadros clínicos específicos (físicos e psicológicos).
2- A compreensão do papel do técnico de psicologia em equipas multidisciplinares da área clínica e da saúde.
3- O desenvolvimento de planos e estratégias de prevenção e remediação em psicologia clínica e da saúde, com o ensaio dos mesmos nos respetivos contextos.
4- A elaboração de planos de intervenção psico-educativos em problemáticas especificas da psicologia da saúde e da clínica, testando a sua aplicabilidade a grupos específicos.
5. A objetivação dos objetivos supra à intervenção psicológica em contextos de pandemia
Programa
Sendo a u.c. de Contextos de Aplicação em Psicologia Clínica e da Saúde uma disciplina de cariz iminentemente prático, onde se pretende que os alunos mobilizem os conhecimentos previamente adquiridos para a intervenção em situações especificas da área da psicologia clínica e da saúde, os seus conteúdos encontram-se dependentes dos quadros clínicos e de saúde escolhidos pelos estudantes para a realização dos seus trabalhos. Nestes trabalhos, pretende-se que os alunos, sob a orientação e supervisão da docente da disciplina: aprofundem os seus conhecimentos teóricos acerca do tema que escolheram trabalhar; enquadrem estes conhecimentos no contexto especifico da instituição de acolhimento; elaborem e testem um plano de intervenção semibreve para o grupo escolhido e, finalmente, avaliem os resultados obtidos com a sua intervenção, nomeadamente, nos quadros clínicos e da saúde proeminentes em situação pandémica.
Métodos de Ensino
Informação disponível em breve.
Bibliografia
1. Bénony, H.; Chahraoui, K., (2002). A Entrevista Clínica. Lisboa: Climepsi.
2. Ciccone, A., (2000). Observação clínica. Lisboa: Climepsi.
3. Cyssau, C., (Ed.) (2003). A Entrevista Clínica. Lisboa: Climepsi.
4. Kazdin A., Bellack A., (Eds.), (1998). The Clinical Psychology Handbook. New York: Pergamon Press.
5. Friedberg, G.; MacClure, J.; Garcia, J. (2009). Cognitive Therapy Techniques for children and Adolescents. New York. Guilford Press.
6. Gonçalves, O. (1993). Terapias Cognitivas: teorias e práticas . Porto: Edições Afrontamento
7. Gonçalves, O. (1999). Introdução às psicoterapias comportamentais. Coimbra: Quarteto Editora.
8. Trindade, I. & Carvalho Teixeira, J. (2000). Psicologia nos Cuidados de Saúde Primários. Lisboa: Climepsi Editores.
Método de Avaliação
- Conjunto de trabalhos realizado durante as aulas - 30 %
- Trabalho Individual e/ou de Grupo - 70 %