Psicossociologia

Código

0104950

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Identificar e justificar corretamente os princípios metodológicos inerentes à abordagem psicossociológica dos fenómenos interpessoais, grupais e intergrupais

2. Argumentar fundamentadamente a respeito dos prós e contras das diferentes abordagens de investigação e intervenção nesta área de conhecimento

3. Aplicar conceitos centrais e métodos da Psicossociologia, de forma analítica, a experiências de vida concretas

Programa

1. A Psicossociologia enquanto disciplina científica

2. O estudo da interacção social: evolução de um campo de conhecimento

3. A análise de redes sociais: conceitos fundamentais

4. O capital social

5. Equilíbrio e transitividade nas redes de relações sociais

6. Grupos, subgrupos e grupos de referência

7. A recolha de dados sobre as interações sociais

8. A análise das interações sociais: principais instrumentos e estratégias

9. Redes de interação e dinâmicas interpessoais: alguns campos de aplicação

Métodos de Ensino

No âmbito da unidade curricular, são utilizadas diversas metodologias complementares: realização de pesquisas online por parte dos alunos; apresentação e discussão de conteúdos por parte do professor, em diálogo crítico com a turma; sessões de debate, com discussão de textos-chave previamente trabalhados pelos estudantes; exercícios de análise de dados com suporte informático; apresentações orais, individuais e/ou em grupo, dinamizadas pelos alunos, com discussão de trabalhos sobre temáticas da unidade curricular.

Bibliografia

Borgatti, S. P., Mehra, A., Brass, D. J., & Labianca, G. (2009). Network analysis in the social sciences. Science, 323, 892-895.

Christakis, N., & Fowler, J. (2009). Connected: the surprising power of our social networks and how they shape our lives. New York: Little, Brown and Company.

Ferreira, J. M., Neves, J., & Caetano, A. (Orgs.) (2001). Manual de psicossociologia das organizações. Lisboa: McGraw-Hill.

Fletcher, G., & Clark, M. (Eds.) (2000). Blackwell handbook of social psychology: Interpersonal processes. Londres: WileyBlackwell.

Lima, J. Á. (2010). Studies of networks in education: Methods for collecting and managing high-quality data. In A. J. Daly (Ed.), Social network theory and educational change (pp. 243-258). Cambridge, MA: Harvard Education Press.

Varanda, M. (2000). Análise de redes sociais e sua aplicação ao estudo das organizações: uma introdução. Organizações e Trabalho, 23, 87-106.

Método de Avaliação

  • Apresentação oral de trabalhos, com entrega de um trabalho escrito - 30 %
  • Frequência - 60 %
  • Participação, empenhamento e assiduidade - 10 %