Marketing I
Código
0101999Créditos ECTS
6Objetivos
A presente Unidade Curricular visa proporcionar aos alunos conhecimentos genéricos de Marketing, sensibilizando-os para a crescente importância destes e das suas ferramentas nas organizações. Assim, os objetivos gerais são os seguintes:
-Compreender a importância do Marketing na gestão dos negócios;
-Definir o papel do Marketing nas empresas/organizações e discutir os conceitos chave;
-Perceber as especificidades dos conceitos estratégicos base de Marketing (segmentação, targeting, posicionamento e diferenciação);
Em termos de competências é fundamental dotar os discentes da capacidade de:
• Analisar a realidade de Marketing em termos empresariais e dos consumidores;
• Conhecer as diferentes dimensões estratégicas do Marketing;
• Compreender as diferentes fases de concepção e desenvolvimento de um novo produto;
• Estruturar uma apresentação para o lançamento de um novo produto
• Conhecer e explorar as diferentes ferramentas de marketing.
Programa
Ao longo desta unidade curricular serão abordadas as principais temáticas de Marketing. Os conteúdos serão lecionados com a seguinte estrutura:
I. O marketing e o processo de marketing
II. O meio envolvente
III. O mercado e os consumidores
IV. A segmentação, o targeting, o posicionamento e a diferenciação
V. O Marketing Mix
Métodos de Ensino
Para se atingirem os objetivos da cadeira é empregue uma combinação de vários elementos: exposição de conteúdos, apresentação de vídeos, discussão de casos de estudo, projetos em grupo e trabalhos escritos. A ênfase colocada nesta combinação de atividades tem como objetivo a compreensão e aplicação dos conceitos apresentados.
Bibliografia
• Kotler, P., Armstrong, G. (2008) Principles of Marketing, Prentice-Hall:New York
• Lindon, Denis; Lendrevie, Jacques; Lévy, Julien; Dionísio, Pedro; Rodrigues, Joaquim; (2004); “Mercator XXI – Teoria e prática do marketing”; Dom Quixote
Método de Avaliação
- 1ª Frequência: - 60 %
- Projeto em grupo - 40 %