Marketing I

Código

0101999

Créditos ECTS

6

Objetivos

A presente Unidade Curricular visa proporcionar aos alunos conhecimentos genéricos de Marketing, sensibilizando-os para a crescente importância destes e das suas ferramentas nas organizações. Assim, os objetivos gerais são os seguintes:

-Compreender a importância do Marketing na gestão dos negócios;

-Definir o papel do Marketing nas empresas/organizações e discutir os conceitos chave;

-Perceber as especificidades dos conceitos estratégicos base de Marketing (segmentação, targeting, posicionamento e diferenciação);

Em termos de competências é fundamental dotar os discentes da capacidade de:

• Analisar a realidade de Marketing em termos empresariais e dos consumidores;

• Conhecer as diferentes dimensões estratégicas do Marketing;

• Compreender as diferentes fases de concepção e desenvolvimento de um novo produto;

• Estruturar uma apresentação para o lançamento de um novo produto

• Conhecer e explorar as diferentes ferramentas de marketing.

Programa

Ao longo desta unidade curricular serão abordadas as principais temáticas de Marketing. Os conteúdos serão lecionados com a seguinte estrutura:

I. O marketing e o processo de marketing

II. O meio envolvente

III. O mercado e os consumidores

IV. A segmentação, o targeting, o posicionamento e a diferenciação

V. O Marketing Mix

Métodos de Ensino

Para se atingirem os objetivos da cadeira é empregue uma combinação de vários elementos: exposição de conteúdos, apresentação de vídeos, discussão de casos de estudo, projetos em grupo e trabalhos escritos. A ênfase colocada nesta combinação de atividades tem como objetivo a compreensão e aplicação dos conceitos apresentados.

Bibliografia

• Kotler, P., Armstrong, G. (2008) Principles of Marketing, Prentice-Hall:New York
• Lindon, Denis; Lendrevie, Jacques; Lévy, Julien; Dionísio, Pedro; Rodrigues, Joaquim; (2004); “Mercator XXI – Teoria e prática do marketing”; Dom Quixote

Método de Avaliação

  • 1ª Frequência: - 60 %
  • Projeto em grupo - 40 %