Economia Portuguesa

Código

0103155

Créditos ECTS

6

Objetivos

A disciplina aborda a história da economia portuguesa numa perspetiva da longa duração, nomeadamente a questão do crescimento económico no Portugal contemporâneo. Procura-se ensinar a história de Portugal desde os descobrimentos até aos nossos dias, através da reflexão económica de vários pensadores acerca das causas da decadência portuguesa e dos remédios para a sanear, detetando, a longo prazo, a dialética entre uma política de fixação e uma política de transporte e a oscilação entre uma política de integração europeia e uma política atlanticista. Após a revisão da História de Portugal, aprofunda-se o conhecimento da economia e da sociedade portuguesa a partir do pós-segunda guerra mundial até aos nossos dias.

Programa

O programa encontra-se dividido em quatro grandes capítulos, respeitando as divisões políticas do percurso histórico português: a Monarquia, a República, a Ditadura Militar e o Estado Novo e, por fim, a Democracia, sempre numa perspetiva comparada com a história económica internacional. No primeiro capítulo, segue-se a história nacional dos descobrimentos ao fim da monarquia (1415 a 1910). No segundo capítulo, apresenta-se Portugal republicano e a sua política de aproximação aos países desenvolvidos, nomeadamente com a participação na Primeira Guerra Mundial. No terceiro capítulo, aborda-se a razão da Ditadura Militar e o nascimento do Estado Novo, entre 1926 e 1974. Por fim, no último capítulo, estuda-se Portugal sob o regime democrático (a partir de 1974). Analisa-se o 25 de Abril e o novo Poder, sobretudo uma economia à procura de uma estratégia. Debate-se a importância e a urgência de um novo modelo de desenvolvimento para Portugal.

Métodos de Ensino

Duas ideias norteiam o programa: «Portugal como problema» e as soluções inovadoras encontradas ao longo do percurso histórico para debelar as dificuldades económicas e financeiras do Estado. As treze teses de António José Telo sobre a disfunção da história nacional e as razões do atraso português de Jaime Reis são leitura obrigatória dos alunos. Vários indicadores macroeconómicos ilustram o estudo dos vários temas selecionados no programa.

Bibliografia

LOPES, José Silva, A economia portuguesa no século XX. Lisboa, ICS, 2004.

MATEUS, Abel, Economia Portuguesa desde 1910. Lisboa, Verbo, 2001.

Bibliografia complementar

LAINS, Pedro, Os progressos do atraso: Uma Nova História Económica de Portugal. Lisboa, ICS, 2003.

LAINS, Pedro e SILVA, Álvaro, História Económica de Portugal, 1700-2000. Lisboa, ICS, 2005, 3 volumes.

MATA, Eugénia e Nuno Valério, História Económica de Portugal. Uma perspectiva Global. Lisboa, Presença, 1994.

NEVES, João César, As 10 questões da crise, D. Quixote, 2ª edição, 2011.

NEVES, João César, As 10 questões da recuperação, D. Quixote, 1ª edição, 2013.

PEREIRA, Miriam, Diversidade e Assimetrias: Portugal nos séculos XIX e XX. Lisboa, ICS, 2001.

ROSAS, Fernando, Portugal e o Estado Novo (1930-1960). Lisboa, Presença, 1990.

REIS, Jaime, O atraso económico português, 1850-1930. Lisboa, ICS, 1993.

TELO, António José, História Contemporânea de Portugal, do 25 de Abril à actualidade. Lisboa, Presença, 2007.

Método de Avaliação

  • 1ª Frequência - 35 %
  • 2ª Frequência: - 35 %
  • Apresentação oral - 30 %