Administração e Empreendedorismo

Código

0104903

Créditos ECTS

6

Objetivos

1) Compreender os principais conceitos de empreendedorismo e as tipologias de empreendedor;
2) Dominar o Design Thinking como ferramenta para inovar e empreender;
3) Identificar oportunidades de negócios e linhas de financiamento;
4) Ter capacidade de elaborar um modelo de negócio;
5) Saber desenvolver um plano de negócios.

Programa

1. Fundamentos de empreendedorismo e inovação
2. Gestão de equipas e projetos
3. Design e teste de ideias de negócio
4. Modelo de negócio
4.1. Atratividade
4.2. Exequibilidade
4.3. Viabilidade
4.4. Adaptabilidade
5. Financiamento e plano financeiro previsional

 

Métodos de Ensino

A Unidade Curricular de Empreendedorismo funciona utilizando uma combinação dos seguintes métodos:
a) Aprendizagem baseada em projetos;
b) Sala de aula invertida;
c) Estudos de caso;
d) Role-Playing e Simulações;
e) Gamificação;
f) Auto-Reflexão e Diário de Aprendizagem;
g) Aprendizagem experiencial;
h) Método expositivo.



Bibliografia

Bibliografia Principal

Bland, D. & Osterwalder, A. (2019). Testing Business Ideas (1st edition). Wiley.
Lewrick, M., Link, P., & Leifer, L. (2020). The design thinking toolbox: A guide to mastering the most popular and valuable Innovation Methods (1st edition). Wiley.
Mastrogiacomo, S. & Osterwalder, A. (2021). High-Impact Tools for Teams (1st edition). Wiley.
Osterwalder, A. & Pigneur, Y. (2014). Criar Modelos de Negócio (6.ª edição). D. Quixote.
Osterwalder, A., Pigneur, Y., Bernarda, G. & Smith, A. (2015). Criar Propostas de Valor (1.ª edição). D. Quixote.
Sarkar, S. (2014). Empreendedorismo e Inovação (3ª edição). Escolar Editora.

Bibliografia Complementar

Blank, S. e Dorf, B. (2012). The Startup Owner’s Manual: Step-by-step Guide for building a Great Company. 1st edition. K&S Ranch Press. Pescadero.
Kim, W.C. & Mauborgne, R. (2015). Blue Ocean Strategy: How to create uncontested market Space and make the competition irrelevant (1st edition, eBook). Harvard Business Review Press.
Osterwalder, A., Pigneur, Y., Etiembe, F. & Smith, A. (2020). The invincible company (1st edition). Wiley.
Ries, E. (2011). The Lean Startup: How today’s entrepreneurs use continuous innovation to create radically successful businesses (1st edition). Crown Business.

 

Método de Avaliação