Intervenção em Famílias, Indivíduos, Grupos e Comunidades
Código
0106059Créditos ECTS
6Objetivos
1. Objetivar a intervenção do Serviço Social junto de indivíduos, famílias, grupos e comunidades;
2. Conhecer os processos estruturais de recolha de dados para o Dianostico individual e comunitário na intervenção social.
3. Desenvolver competências de trabalho ao nivel da intervenção com indivíduos, famílias, grupos e comunidades.
Programa
1. O Processo de intervenção em Serviço Social
1.1. O Serviço Social e a intervenção com indivíduos e famílias
1.1.1. Do casework à intervenção psicossocial
1.1.2. Pressupostos e aspetos práticos da intervenção com famílias
1.1.3. As fases do método profissional
1.1.4. A esfera relacional da intervenção: a relação de ajuda
1.1.4.1. Definição, pressupostos e finalidades;
1.1.4.2. Os aspetos comunicacionais.
1.2. O Serviço Social e a intervenção com grupos e comunidades
1.2.1. Aspetos conceptuais;
1.2.2. O grupo e a comunidade: características; funcionamento e estrutura;
1.2.3. Metodologia e procedimentos.
2. Processos estruturais de recolha de dados na intervenção social
2.1. Observação da realidade social: o contexto e os sujeitos
2.1.1. A entrevista
2.1.2. A visita domiciliária
2.2. Registos de informação no quotidiano profissional
2.3 O mapeamento de comunidades
Métodos de Ensino
Dada a natureza teórico-prática da unidade curricular, aliam-se momentos de exposição dos conteúdos do programa pela docente, com momentos de participação activa dos discentes, através de debates ou reflexões conjuntas, sendo este um processo interativo entre docente-discentes. Privilegia-se, ainda, a realização de role-plays, trabalhos e dinâmicas de grupo, atendendo à natureza dos conteúdos programáticos da unidade curricular.
Os recursos didácticos utilizados incluem material informático (data-show, computador) e quadro, assim como material resultante de pesquisas, artigos científicos, filmes e projetos desenvolvidos, com relevância desenvolvimento dos conteúdos programáticos.
Bibliografia
Informação disponível em breve.
Método de Avaliação
- Assiduidade e Participação - 5 %
- Frequência - 60 %
- Relatório de atividades de comunidade de prática - 5 %
- Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30 %