Estratégias de Leitura e Escrita na Aprendizagem

Código

02015416

Créditos ECTS

3

Objetivos

a) Compreender a importância da leitura e escrita de textos científicos na formação de educadores e professores.

b) Desenvolver competências de leitura, pelo aprofundamento de conhecimentos e estratégias de pesquisa, registo e tratamento de textos científicos, numa perspetiva seletiva, crítica e ética.

c) Aprofundar competências de planificação, textualização e revisão de textos académicos e científicos, tendo em vista a correção linguística e a adequação das produções escritas às situações e intencionalidades comunicativas.

Programa

I – Competências de comunicação e formação e desenvolvimento profissional docente
a) Escrita académica e literacia crítica
b) Leitura científica e ação pedagógica
II – Leitura de textos científicos
a) Conceito de texto científico
b) Funções, objetivos e linguagem dos textos científicos
c) Estratégias de pesquisa de textos científicos

d) Da compreensão literal à compreensão crítica na leitura: o tratamento das fontes (síntese, citação, referência e
plágio)
III – Escrita de textos académicos e científicos
a) Tipos de textos científicos e intencionalidades comunicativas
b) A organização dos textos científicos
c) O processo de escrita de textos científicos
d) Questões de linguagem

Métodos de Ensino

As aulas desta UC assentam sobretudo num trabalho de natureza teórico-prática, apoiado em algumas sessões expositivas dialogas sobre conceitos e princípios teóricos. Assim, ao longo das aulas os estudantes realizarão várias atividades de pesquisa bibliográfica online, leitura e escrita de textos com diferentes intenções comunicativas, num processo de antecipação, avaliação e aperfeiçoamento das estratégias de leitura e escrita com recurso a instrumentos específicos quer no processo de planificação, quer de revisão. Do mesmo modo, serão chamados a refletir sobre o modo como poderão atuar no sentido de promover o aprofundamento das competências de leitura e escrita dos seus alunos. A avaliação incidirá sobre: a) qualidade da intervenção oral e atitudes – 10%); elaboração de um resumo ou síntese – 30%; c) planificação de um texto argumentativo ou expositivo sobre um assunto da escolha dos alunos ou de um artigo científico – 30%; d) escrita e revisão do referido texto – 30%.

Bibliografia

Clarke, R. (2006). Plagiarism by Academics: More Complex Than It Seems. Journal of the Association for
Information Systems, Vol. 7, 1, Article 5.
Coutinho, M. A. (1999). Texto(s) e competência textual. Lisboa: FCSH/ Univ. Nova de Lisboa.
Flower, L. (1989) – Negotiating academic discourse. Reading-to-Write Report 10. Pittsburgh: Carnegie Mellon
Univ./Center for the Study of Writing.
Kleiman, A. (2002). Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes.
Pereira, M. L. A. (2001). Para uma didáctica textual. Tipos de texto/ tipos de discurso e ensino do Português (Vol. 1).
Aveiro: Univ. de Aveiro.
Rei, J. E. (1994). A escrita: seu aperfeiçoamento na Universidade. Porto: Univ. Fernando Pessoa.

Método de Avaliação

  • Assiduidade e Participação - 10 %
  • escrita e revisão do referido texto - 30 %
  • planificação de um texto argumentativo ou expositivo sobre um assunto da escolha dos alunos ou de um artigo científico - 30 %
  • Trabalho de síntese - 30 %