Metodologia do Ensino das Expressões Artísticas e da Educação Físico-Motora

Código

0201410

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Analisar criticamente temas e problemáticas sobre as potencialidades das áreas de Expressão Artística/EA e da Educação Físico-Motora/EFM na educação e no desenvolvimento equilibrado da criança

2. Articular, no âmbito das expressões, vários níveis de objetivos e competências relevantes para o desenvolvimento da criança na Educação Pré-Escolar e no ensino do 1. CEB.

3.Compreender as operações do processo de aprendizagem das expressões para promover experiências ativas, significativas e inclusivas.

4.Mobilizar conhecimentos no âmbito da didática no desenvolvimento de competências necessárias à concretização das etapas fundamentais do ensino das expressões (observação, planificação, condução de aula e avaliação).

5.Selecionar metodologias e estratégias adaptadas às áreas de expressão.

6.Conceber materiais e recursos dirigidos aos variados contextos de ensino, verificando as potencialidades do seu uso.

7. Preparar sequencialmente tarefas de aprendizagem, discutindo a sua coerência.

Programa

Entre os conteúdos programáticos de intervenção destacam-se os seguintes:

1. As Finalidades da EA e EFM nos contextos da EPE e 1º CEB.

2. Fundamentos e organização curricular nas diferentes áreas de expressão. O Currículo Regional da Educação Básica.

3. A Planificação nas Atividades de Expressão

4. A Intervenção Pedagógica – condições para o envolvimento e aprendizagem dos alunos;

5. As estratégias e os modelos de ensino e as formas de organização da aprendizagem em EA e EFM (imitação, descoberta, exploração, exercício, resolução de problemas, imaginação, cooperação).

6. As tarefas de aprendizagem em EA e EFM – definição, condições de realização, critérios de êxito e manipulação de tarefas.

7. Os recursos materiais (escolha e organização) e a segurança.

8. A Avaliação das várias formas de expressão da Criança – o recurso à observação e à sistematização de indicadores de desempenhos nos diferentes domínios.

Métodos de Ensino

Esta UC encontra-se organizada de forma a contemplar sessões teórico-práticas, privilegiando-se: a pesquisa online; a análise e reflexão documental; a preparação, observação e reflexão de atividades de ensinoaprendizagem; e, ainda, a elaboração de relatórios escritos. Dar-se-á relevância a trabalho de pesquisa e intervenção-ação em contexto e potenciar-se-á a troca de experiências e a cooperação entre os estudantes. Para os vários momentos de avaliação de conhecimentos e competências dos estudantes conta-se com uma avaliação contínua (formativa) e periódica.

A avaliação inclui três momentos:

- trabalhos de análise critica e reflexão sobre temas relevantes (20-30%);

- “planificação-intervenção-reflexão” em atividades de micro-ensino (20-30%);

- implementação de um projeto pedagógico em contexto educativo escolar (40-50%)

Bibliografia

1.Condessa, I. Pereira, B. & Carvalho, G. (2012). Atividade Física, Saúde e Lazer. Educar e Formar. Braga: UMIEC/CIEC
2.Condessa, I. (2006). Os Ambientes Facilitadores de Aprendizagem na Educação Física Infantil. Cinergis. Vol. 7, nº1, Jan./Jun, 9-28. Brasil: EDUNISC.
3.Ferraz, M. (2011). Educação Expressiva. Um Novo Paradigmas. Col. Exp.Terapias. Vol.II. Lisboa: Tuttirév Ed.
4.Metzler, M.W. (2005). Instructional Models for Physical Education. 2nd Edition, U.S.A.: Holcomb Hathaway,
Publishers
5. Marrot, G. (2001). Didactique de l'education physique et sportive. Paris: Éditions Vigot.
6. Martins, A. (2002). Didáctica das Expressões. Lisboa: Universidade Aberta.
7. Reis, R. (2004). A Educação pela Arte. Lisboa: U. Aberta
8. Schmidt, R.A. & Wrissberg, G.A. (2000). Motor Learning and Performance. (2nd Ed.). Champaign: Human Kinetics Publication.
9.Sousa, A. (2003). Educação pela Arte e Artes na Educação. 1º, 2.º, 3.º Vol . Col. Horizontes Pedagógicos. Lisboa:
Piaget.

Método de Avaliação

    Conforme Métodos de Ensino - 100 %