Oficina de Didáticas em Educação Pré-escolar

Código

0201405

Créditos ECTS

6

Objetivos

Os alunos devem ser capazes de:
1) Problematizar situações e vivências inerentes ao contexto de educação pré-escolar, nas variadas áreas
curriculares;
2) Analisar estratégias de intervenção coerentes, significativas e contextualizadas, que permitam dar resposta a
necessidades inerentes ao trabalho em contexto da educação pré-escolar;
3) Aprofundar conhecimentos científicos e competências adquiridas em cada uma das áreas curriculares da
educação pré-escolar;
4) Analisar materiais e recursos pedagógicos, visando a conceção de novos recursos de apoio à prática educativa
em contexto pré-escolar;
5) Organizar oficinas destinadas a promover aprendizagens em cada uma das áreas curriculares para a educação pré-escolar.

Programa

Os conteúdos a mobilizar serão todos aqueles que dizem respeito à organização e funcionamento dos processos de aprendizagem na Educação Pré-Escolar, em cada uma das áreas e domínios de conteúdo presentes nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, nomeadamente:

 

  1. os fundamentos teórico e metodológicos de prática pedagógica em educação pré-escolar;
  2. os contextos familiares, escolares e extra escolares na criação de ambientes favoráveis à educação pré-escolar;
  3. a gestão de espaços, tempos e recursos humanos e materiais pedagógicos;
  4. a intervenção pedagógica;
  5. o papel do educador de infância na conceção, implementação e avaliação das aprendizagens;
  6. os ambientes de aprendizagem enquanto elementos veiculadores de aprendizagens significativas.

 

Estes conteúdos serão abordados em função dos interesses e das necessidades formativas emergentes dos  estudantes, em cada uma das áreas.

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino e aprendizagem a seguir terá como perspectiva a concretização de atividades práticas – Oficinas.

No entanto, podem delinear-se diferentes momentos , realizado em Seminários Didáticos: 
- Exploração dos principais conceitos dos temas a abordar;
- Realização de sessões de trabalho individual e/ou em grupo;
- Apresentação, debate e reflexão sobre conteúdos científicos inerentes às áreas e domínios de conteúdo.

Ademais, prevê-se a vivência de situações, individualmente ou em grupo, onde os estudantes possam enriquecer as suas capacidades de organização de oficinas nas diferentes áreas e domínios.

A participação ativa, pertinente e sistemática dos formandos será incentivada. 

Bibliografia

  1. Carvalho, A., Santos, C. P., & Teixeira, R. C. (2021). À descoberta de padrões na educação pré-escolar. Jornal das Primeiras Matemáticas 16, 5-28.
  2. Condessa, I. (2009). A Educação Física na Infância. Aprender: a Brincar e a Praticar, In I.C. Condessa (Org). (Re)Aprender a Brincar. Da Especificidade à Diversidade, pp.37-49. Ponta Delgada: Universidade dos Açores/ FCT.
  3. Condessa, M.I.C. (2015). Educação Física e Desporto para Crianças e Jovens. Boas Práticas: da Educação Física ao Desporto. In J. Nascimento, E. Souza, V.Ramos & J. Rocha (Org.). Educação Física e Esporte: convergindo para novos caminhos… Coleção Temas em Movimento. Volume 7, pp: 427-450, Florianópolis: Editora da UDESC.
  4. DGE (2018). Aprendizagens Essenciais do 1º Ciclo do Ensino Básico. Ministério da Educação. Acedido a 10 de setembro de 2023 em: https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico.
  5. DGEBS (2004). Organização Curricular e Programa do 1º Ciclo. 4.ª Edição Lisboa: Editorial Ministério da Educação
  6. Dufour, B. & Maingain, A. (2008). Abordagens Didáticas da Interdisciplinaridade. Lisboa: Instituto Piaget.
  7. Lopes da Silva,I., Marques,L., Mata, L. & Rosa, M. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. – Ensino Básico. Lisboa: DGE-ME.
  8. ME (2009) Metas de Aprendizagem em Educação Pré-Escolar. Acedido em 11 de setembro de 2023, em http://metasdeaprendizagem.dge.mec.pt/metasdeaprendizagem.dge.mec.pt/sobre-o-projecto/apresentacao/index.html
  9. Migueis, M. R. (2007). Educação Matemática na Infância - Abordagens e Desafios. Lisboa: Edições Gailivro.
  10. Santos, C. P., & Teixeira, R. C. (2013). Matemática na Educação Pré-Escolar: A Primeira Dezena. Jornal das Primeiras Matemáticas 3, 17-46.
  11. Santos, C. P., & Teixeira, R. C. (2013). Propriedades e Critérios no Pré-Escolar. Jornal das Primeiras Matemáticas 3, 3-16.
  12. Silva, M.ª G. V. da. (1997). Métodos Activos. Lisboa: Instituto de Emprego e Formação Profissional.
  13.  Sousa, A. (2003). Educação pela Arte e Artes na Educação. 1º, 2º, 3º Vol. Col. Horizontes Pedagógicos.

Método de Avaliação