Oficina de Didáticas em Educação Pré-escolar
Código
0201405Créditos ECTS
6Objetivos
Os alunos devem ser capazes de:
1) Problematizar situações e vivências inerentes ao contexto de educação pré-escolar, nas variadas áreas
curriculares;
2) Analisar estratégias de intervenção coerentes, significativas e contextualizadas, que permitam dar resposta a
necessidades inerentes ao trabalho em contexto da educação pré-escolar;
3) Aprofundar conhecimentos científicos e competências adquiridas em cada uma das áreas curriculares da
educação pré-escolar;
4) Analisar materiais e recursos pedagógicos, visando a conceção de novos recursos de apoio à prática educativa
em contexto pré-escolar;
5) Organizar oficinas destinadas a promover aprendizagens em cada uma das áreas curriculares para a educação pré-escolar.
Programa
Os conteúdos a mobilizar serão todos aqueles que dizem respeito à organização e funcionamento dos processos de aprendizagem na Educação Pré-Escolar, em cada uma das áreas e domínios de conteúdo presentes nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, nomeadamente:
- os fundamentos teórico e metodológicos de prática pedagógica em educação pré-escolar;
- os contextos familiares, escolares e extra escolares na criação de ambientes favoráveis à educação pré-escolar;
- a gestão de espaços, tempos e recursos humanos e materiais pedagógicos;
- a intervenção pedagógica;
- o papel do educador de infância na conceção, implementação e avaliação das aprendizagens;
- os ambientes de aprendizagem enquanto elementos veiculadores de aprendizagens significativas.
Estes conteúdos serão abordados em função dos interesses e das necessidades formativas emergentes dos estudantes, em cada uma das áreas.
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino e aprendizagem a seguir terá como perspectiva a concretização de atividades práticas – Oficinas.
No entanto, podem delinear-se diferentes momentos , realizado em Seminários Didáticos:
- Exploração dos principais conceitos dos temas a abordar;
- Realização de sessões de trabalho individual e/ou em grupo;
- Apresentação, debate e reflexão sobre conteúdos científicos inerentes às áreas e domínios de conteúdo.
Ademais, prevê-se a vivência de situações, individualmente ou em grupo, onde os estudantes possam enriquecer as suas capacidades de organização de oficinas nas diferentes áreas e domínios.
A participação ativa, pertinente e sistemática dos formandos será incentivada.
Bibliografia
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