Crianças e Jovens em Risco
Código
0201469Créditos ECTS
6Objetivos
São objectivos da disciplina levar os alunos a:
1. Conhecer o conceito de risco e outros conceitos afins, bem como as principais abordagens teóricas e metodológicas adoptadas no seu estudo.
2. Conhecer as principais abordagens no estudo de crianças e jovens em risco.
3. Conhecer mais aprofundadamente situações e comportamentos de risco específicos da infância e da adolescência.
4. Conhecer as principais explicações avançadas para os comportamentos de risco na infância e adolescência, para as suas causas e consequências.
5. Conhecer procedimentos de análise adequados à identificação e compreensão de situações de risco para crianças e jovens.
6. Equacionar procedimentos para a gestão de situações de risco para crianças e jovens.
Programa
Sendo a problemática de crianças e jovens em situação de risco muito complexa, procuram-se incluir aspectos fundamentais da literatura clássica sobre o assunto bem como contributos mais recentes oriundos da investigação psicológica. Assim, entrecruzam-se nesta abordagem conhecimentos provenientes de diversas áreas da psicologia, assim como conteúdos de outras disciplinas como a medicina, o direito, a sociologia ou a educação.
Após uma revisão de conceitos básicos (e.g. risco, crianças e jovens em risco, comportamentos de risco, etc) explora-se uma série de situações de risco e procura-se atender ao que nelas é relativo ao(s) sujeito(s) envolvido(s), às condicionantes do contexto de ocorrência e às possíveis relações entre estas duas dimensões.
Ambiciona-se ainda estudar um conjunto de alternativas de intervenção que, com enfoque individual ou orientação sistémica ou comunitária, se destinem à prevenção, mitigação ou resolução de situações de risco na infância e na adolescência.
Métodos de Ensino
A metodologia a seguir faz apelo a uma participação ativa e reflexiva do estudante e baseia-se em atividades individuais e de grupo, dinamizadas pela docente da disciplina e pelos formandos. Estas incluem a exposição e desenvolvimento de temáticas pela docente e a análise e discussão de textos, a produção de documentos pessoais e a participação em e/ou a condução de debates por parte dos alunos. Consequentemente, as aulas serão teóricas e teórico-práticas.
A avaliação dos alunos incide na realização de um trabalho da pesquisa bibliográfica e aprofundamento de um ponto do programa e deverá dar lugar a um relatório final. A par do envolvimento do aluno na generalidade das atividades realizadas na disciplina, são também levados em consideração aspetos como a qualidade do enquadramento conceptual do objeto de estudo e da fundamentação das opções para o desenvolvimento do trabalho, a qualidade da expressão usada e a adequação do método de pesquisa usado no trabalho.
Bibliografia
Lightfoot, C. (1997). The Culture of Adolescent Risk-Taking. New York: The Guilford Press.
Muñoz, S.-A. (2009). Children in the outdoors. A literature review. Forres, Scotland: Sustainable Development Research Center.
Pange, J. & Talbot, M. (2003). Literature survey and children’s perception on risk. The international journal on mathematics education (35)4, 1-8.
Romer, D. (Ed.) (2003). Reducing Adolescent Risk. Toward an integrated approach. London: Sage.
SEESAC (2007). Literature Review on Children and Risk-Taking: Implications for Education on Small Arms.
Belgrade: SEESAC.
Silva, M.H.D., Fonseca, A.C., Alcoforado, L., Vilar, M.M. & Vieira, M. (Eds.) (2004). Crianças e jovens em risco. Da investigação à intervenção. Coimbra: Almedina.
Trimpop, R. M. (1994). The Psychology of Risk Taking Behavior. Amsterdam: North-Holland
Método de Avaliação
Conforme Métodos de Ensino - 100 %