Desenvolvimento do Aluno em Contexto Educativo
Código
0201458Créditos ECTS
6Objetivos
1º Meta-refletir sobre o sistema educativo português nas suas múltiplas variáveis
2º Produzir pensamento sobre os desafios institucionais e pessoais que se colocam ao desenvolvimento multidimensional do estudante
3º Convocar conhecimentos para refletir sobre o estudante dos ensinos básico e secundário na qualidade de aprendente e pessoa em desenvolvimento
4º Analisar criticamente as variáveis pessoais que se prendem com a realização de tarefas académicas, nomeadamente os processos e estilos de aprendizagem, o tipo de tarefa, os ritmos e a capacidade de resiliência, e a inteligência emocional
5º Mobilizar conhecimentos sobre conflitos e a sua resolução em contextos educativos
6º Repensar as aprendizagens informais através de várias fontes, nomeadamente dos média e do software pessoal, compreender as suas dinâmicas e tirar ilações para a otimização do sucesso académico
7º Compreender a excelência académica, através de uma leitura sistémica e integrada.
Programa
1. O sistema educativo e o sucesso
- O contexto Português no todo europeu
- Análise do sistema educativo com vista ao sucesso
- Boas práticas de envolvimento na escola e na aprendizagem
- Experiências de sucesso
2. O estudante dos ensinos básico e secundário enquanto aprendente
- Motivação e sucesso
- Tipos de tarefas e processos motivacionais
- Processos atencionais
- Estilos de aprendizagem
- Inteligência emocional e aprendizagem
- Avaliação e sucesso
3. A escola como contexto de desenvolvimento e de aprendizagens
- A escola como espaço afetivo, cognitivo e social
- A organização (espaço e tempo) da escola como fator promotor de desenvolvimento
- As relações e as dinâmicas da sala de aula
- Constituição de turmas: cumplicidades, afetos e comportamentos
4. Convivência e conflito em contextos educativos
5. Os média e a aprendizagem
6. Sistema educativo, escola e excelência académica
- Conceito de excelência académica
- Programas de promoção da excelência
- Os alunos excelentes nas suas relações
Métodos de Ensino
Com esta unidade curricular pretende-se contribuir, prospectivamente, para um desenvolvimento profissional reflexivo e crítico dos estudantes. Otimiza-se uma metodologia quer centrada no estudante, quer nos processos interativos, vias privilegiadas da implicação dos mestrandos no seu processo de aprendizagem. Assim, promove-se o questionamento, o trabalho de reflexão (individual e grupo), o trabalho de investigação individual e em pequeno grupo e o debate crítico sobre os temas em foco. Releva-se a investigação (nacional e internacional), evidenciando as questões em debate no domínio da u.c.
Propõem-se 3 elementos de avaliação (a aferir com os mestrandos:
i) A elaboração individual de uma recensão critica de um artigo, considerado muito pertinente no contexto da u.c;
ii) Um trabalho de investigação ou um portfólio (modalidade a selecionar pelos mestrandos);
iii) A participação contínua ao longo das aulas. As ponderações dos 3 elementos de avaliação serão aferidas com os formandos.
Bibliografia
Caldeira, S.N., & Veiga, F.H. (2011). Intervir em situações de indisciplina, violência e conflito. Lx: Fim de Século.
Goleman, D. (1995). Inteligência emocional. Lisboa: Temas e Debates.
Medeiros, M. T., & Peixoto, E. (2005). Desenvolvimento e aprendizagem. P. D.: Univ. Açores e Dir. Regional da Ciência e Tecnologia.
Melo, P., & Medeiros, T. (2013). Padrões de utilização da internet na adolescência. In I. E. Rego & S. N. Caldeira,
Prevenir ou remediar? (pp. 43-72). Braga: Psiquilíbrios Ed.
Olson, M. (2008). Introd. to theories of learning. Pearson Higher Education.
Peixoto, E. (1995). Aprendizagem de mestria e resolução de problemas. Lx: McGraw-Hill.
Quaresma S. C. P. (2010). Excelência académica em estudantes no final do ens. secundário. Tese de Mestrado. Uac, P. Delgada.
Taveira, M. C. (2005). Temas de psicologia escolar. Coimbra: Quarteto Ed..
Joyce-Moniz, L. (2002). A modific. do comportamento. Lx: Livros Horizonte.
Shanks, D. (2008). Psychology of learning. London: Sage Publ.
Método de Avaliação
Conforme Métodos de Ensino - 100 %