Supervisão Pedagógica e Sucesso Educativo
Código
0201448Créditos ECTS
6Objetivos
a. Confrontar, questionar e reconstruir teorias subjetivas pessoais (crenças, conceções, opiniões…) acerca da supervisão pedagógica.
b. Problematizar o papel da supervisão pedagógica na melhoria dos processos e resultados educativos.
c. Reconhecer os diferentes contextos educativos em que a supervisão pedagógica ocorre/pode ocorrer.
d. Distinguir diferentes modelos/processos/estilos de supervisão, valorizando a prática da supervisão no quadro de um modelo de formação de natureza crítica, reflexiva e ecológica.
e. Compreender o papel dos diferentes intervenientes no processo formativo.
f. Apreender as especificidades e potencialidades educativas de diferentes estratégias de supervisão pedagógica.
g. Aprofundar competências de pesquisa e análise crítica e de articulação de conhecimentos diversificados.
h. Aprofundar competências de trabalho em cooperação.
Programa
1. Introdução
1.1. Conceito(s) de supervisão
1.2. Objeto(s) e objetivos da supervisão pedagógica
2. Supervisão e desenvolvimento profissional
2.1. Contextos de supervisão
2.2. Modelos de supervisão pedagógica
2.3. Conhecimentos e competências profissionais do professor
2.4. Desenvolvimento profissional de professores e educadores
3. O supervisor
3.1. Conceções de supervisor
3.2. Competências e funções supervisivas
3.3. Estilos e práticas de supervisão
4. Do processo supervisivo ao sucesso educativo
4.1. Dimensões do processo de supervisão
4.2. O processo de supervisão
4.3. Estratégias de supervisão
Métodos de Ensino
Considerando os objetivos formativos da disciplina e os seus públicos-alvo, esta pretende-se espaço de diálogo e reflexão sobre um conjunto de matérias relativas à supervisão pedagógica, quer no quadro da formação inicial e desenvolvimento profissional de educadores/professores, quer no quadro mais alargado do desenvolvimento das organizações educativas, com vista ao sucesso educativo.
Neste contexto, a UC constrói-se sobretudo a partir de sessões expositivas dialogadas, apoiadas em recursos audiovisuais e bibliográficos, e nas experiências e conceções individuais dos alunos; em sessões de análise, em grupo, de documentos vários indicados pela docente ou escolhidos pelos estudantes; e em sessões tutoriais, para clarificação e aprofundamento de conhecimentos e acompanhamento de trabalhos em curso.
A avaliação resultará de dois elementos:
i) a realização de um trabalho de pesquisa em par, que resultará num registo escrito (75%);
ii) a apresentação e discussão oral do trabalho (25%).
Bibliografia
Alarcão, I. & Roldão, M. C. (2008). Supervisão. Um contexto de Desenvolvimento Prof. dos Professores. Ramada: Ed. Ped.
Berry, A.; Clemans, A. & Kostogriz, A.(Eds.). (2007). Dimensions of prof. learning. Rot.: Sense Pub.
Day, C. (2001). Desenvolvimento prof. de prof. Os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Ed.
Glanz, J. & Sullivan, S. (2000). Supervision in practice: 3 steps to improving teaching and learning. Thousand Oaks: Corwin Press
Harris, A. (2006). School improvement: what's in it for schools? London: Rout. Falmer
Hicks, C.; Glasgow, N. & McNary, S. (2005). What successful mentors do. Thousand Oaks: Corwin Press
MacBeath, J. [et al.]. (2007). Schools on the edge: responding to challenging circumstances. London: Paul Chap.
McLaughlin, M. W. & Talbert, J. E. (2006). Building school-based teacher learning communities: prof. strategies to improve student achievement. NY: Teachers College Press.
Método de Avaliação
Conforme Métodos de Ensino - 100 %