Seminário de Orientação e Acompanhamento II (Dissertação)

Código

0201490

Créditos ECTS

6

Objetivos

Esta unidade curricular tem como objetivo auxiliar os estudantes no desenvolvimento dos seus trabalhos de investigação, conducentes à elaboração e apresentação de uma dissertação de mestrado. Neste quarto semestre do curso, o trabalho realizado na unidade curricular concentrar-se-á nas etapas da recolha de dados, respetiva análise, e organização e redação da dissertação. Assim, ao longo do semestre, o estudante deverá ser capaz de:

1. Utilizar procedimentos adequados de recolha de dados

2. Realizar a análise (qualitativa e/ou quantitativa) dos dados recolhidos

3. Organizar e redigir a dissertação

Programa

1. Recolha dos dados
2. Análise dos dados
3. Organização e redação da dissertação

Métodos de Ensino

Será utilizada uma metodologia centrada no papel ativo do aluno na identificação e resolução de problemas relacionados com a sua dissertação. O trabalho assentará numa abordagem aplicada. As temáticas escolhidas serão orientadas para o treino, avaliação e melhoria de competências de investigação e resultarão de um diagnóstico das necessidades de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos. O trabalho assentará nas atividades de pesquisa desenvolvidas pelos alunos no âmbito dos seus projetos de investigação e na respetiva análise e discussão.

Bibliografia

Anderson, G. (1990). Fundamentals of educational research. London: The Falmer Press.

Bogdan, R., & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.

Foddy, W. (2002). Como perguntar: teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários. Oeiras: Celta.

Ghiglione, R., & Matalon, B. (1997). O inquérito: teoria e prática. Oeiras: Celta Editora.

Hill, M. M., & Hill, A. (2000). Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo.

Lima, J. Á., & Pacheco, J. A. (2006). Fazer investigação. Porto: Porto Editora.

Miles, M. B., & Huberman, A. M. (1994). Qualitative data analysis: An expanded sourcebook. Thousand Oaks: Sage.

Quivy, R., & Campenhoudt, L. V. (1998). Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva.

Método de Avaliação

  • Dois Relatórios de Progresso - 30 %
  • Participação nos seminários e grau de reflexividade demonstrado nos mesmos - 10 %
  • Trabalho escrito final, com apresentação oral - 60 %