Historiografia, Memória e Identidades

Código

0200716

Créditos ECTS

7.5

Objetivos

São objetivos principais desta unidade curricular a transmissão aos alunos de bases teóricas sobre os processos de construção e transmissão de memória, com particular incidência na historiografia, e a sua importância na formação das identidades. São objetivos complementares contribuir para desenvolver nos alunos competências e aptidões que se traduzam na compreensão do processo histórico, no alargamento dos horizontes interdisciplinares, no domínio dos materiais e técnicas utilizados para o conhecimento do passado, na valorização, defesa, estudo e divulgação do património, e, ainda, dada a natureza de seminário que a unidade curricular assume, em hábitos adequados de aquisição, tratamento e partilha da informação que potenciem um contributo científico original.

Programa

Introdução.
A historiografia: uma rede inicial de conceitos.

Módulo I. A construção contemporânea do Portugal medieval.

  1. O problema do municipalismo.
  2. Mitologia económica.

Módulo II. A ideologia sobre os Descobrimentos portugueses.

  1. A ideologia henriquina.
  2. Em torno das memórias da expansão.

Módulo III. Trabalhos temáticos.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino da unidade curricular Memória, Historiografia e Identidades baseiam-se numa combinação dos papéis do docente e dos alunos. Corresponde ao papel do docente a realização de um conjunto de aulas expositivas (módulos I e II do programa), pontualmente apoiadas em discussão e comentário de bibliografia complementar previamente distribuída, bem como a definição, acompanhamento e crítica dos trabalhos temáticos (módulo III do programa). Corresponde ao papel dos alunos o acompanhamento das aulas expositivas, a leitura e análise da bibliografia principal e da bibliografia complementar e a realização de todas as tarefas subjacentes aos trabalhos temáticos.

O sistema de avaliação compreende dois elementos de avaliação: a entrega, sob a forma escrita, de um trabalho sobre um tema a escolher pelo aluno, previamente apresentado e discutido em sessão do seminário, e a apresentação e discussão de um texto proposto pelo docente.

Bibliografia

CARNEIRO, R. e MATOS, A.T. de (ed.) Memória de Portugal. O milénio português, Rio de Mouro, Círculo de Leitores, 2001.
HATCHER, J., e BAILEY, J., Modelling the Middle Ages. The history and theory of England’s economic development, Oxford, Oxford Univ. Press, 2001.
LEFEBVRE, G., O nascimento da moderna historiografia, Lisboa, Sá da Costa Ed., 1981.
GODINHO, V.M., Os descobrimentos e a economia mundial, Lisboa, Editorial Presença, 1984.
MARQUES, A. H. de O. (ed.), Antologia da historiografia portuguesa, Mem Martins, Publ. Europa-América, 1975.
MATTOSO, J., A escrita da História, Lisboa, Ed. Estampa, 1988.
MAURÍCIO, Carlos, A invenção de Oliveira Martins: política, historiografia e identidade nacional no Portugal contemporâneo (1867-1960), Lisboa, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 2005.
ROSA, M. L., SOUSA, B.V. e, e BRANCO, M.J., The historiography of medieval Portugal (c. 1950-2010), Lisboa, Inst. de Estudos Medievais, 2011.

Método de Avaliação

    Conforme Métodos de Ensino - 100 %