Lugar da Filosofia na Sociedade Contemporânea
Código
0200700Créditos ECTS
7.5Objetivos
No fim do seminário, o aluno deverá ser capaz de:
1- Avaliar criticamente as diferentes conceções da filosofia ao longo da história e a sua relevância para a sociedade
contemporânea.
2- Avaliar o papel da filosofia no âmbito da cultura humanística.
3- Aplicar a reflexão filosófica sobre a natureza da racionalidade prática ao domínio moral e político.
4- Explorar as possibilidades de intervenção da filosofia no debate público.
Programa
1- Conceções da filosofia.
2- Filosofia e cultura humanística (I) – a ideia humanista de formação (Schiller, Humboldt, Hegel e Gadamer)
3- Filosofia e cultura humanística (II) – a ética das virtudes
4- A crítica do humanismo no séc. XX – Heidegger e Foucault
5- Filosofia e debate público (I) – Habermas
6- Filosofia e debate público (II) – Rawls
7- O pragmatismo e a missão social da filosofia
8- O pensamento pós-moderno (Lyotard e Derrida)
Métodos de Ensino
As sessões do seminário iniciam-se com a exposição da matéria por parte do docente e terminam com uma
discussão coletiva dos assuntos tratados.
São privilegiadas as seguintes atividades de aprendizagem:
– leitura da bibliografia recomendada;
– discussão da matéria lecionada;
– análise de textos fundamentais;
– acompanhamento pessoal do trabalho dos alunos.
A avaliação será feita com base na apresentação de um trabalho de investigação com uma extensão de 12-15 páginas. A entrega do trabalho será precedida por uma apresentação oral do mesmo, seguida de debate.
Bibliografia
Gadamer, H.-G., Verdade e Método, Petrópolis, Ed. Vozes, 1998,
Habermas, J., Moral Consciousness and Communicative Action, Cambridge, Polity Press, 1995.
Heidegger, M., Carta sobre o humanismo, Lisboa, Guimarães Editores, 1985.
Lyotard, A condição pós-moderna, Lisboa, Gradiva, s.d.
Rawls, J., Political Liberalism, New York, Columbia University Press, 1996.
Rorty, R., Contingência, ironia e solidariedade, Lisboa, Ed. Presença, 1994.
Schiller, F., Sobre a educação estética do ser humano numa série de cartas, Lisboa, Imprensa Nacional - Casa da
Moeda, 1993.
Slote, M. (ed.), Virtue Ethics, Oxford, Oxford University Press, 1997
Método de Avaliação
Conforme Métodos de Ensino - 100 %